Estudante de 53 anos volta às aulas e é aprovado em Biblioteconomia na UnB

O estudante Kleberth Santos decidiu voltar às aulas depois de 20 anos e conseguiu a tão sonhada aprovação na faculdade. Conheça a história dele!

Estudante de 53 anos volta às aulas e é aprovado em Biblioteconomia na UnB

O estudante Kleberth Santos, de 53 anos, tem uma história inspiradora para compartilhar com você. Após mais de 20 anos sem contato com as matérias do ensino médio, ele voltou a estudar e conseguiu a aprovação em Biblioteconomia, na UnB.

Kleberth já era formado em Inglês, quando cursou licenciatura na PUC de Campinas, em 1995, e decidiu que era hora de voltar aos estudos e tentar a vaga na Universidade de Brasília.

Siga com a gente e acompanhe a trajetória do mais novo universitário da UnB e quais as dicas ele tem para compartilhar com você e tornar a sua caminhada mais fácil.

Vamos lá?

Foco e determinação nos estudos

Kleberth foi concursado do Banco do Brasil e trabalhou em inúmeras cidades do interior de São Paulo, até se aposentar em 2016, quando morava em Brasília. Em 2018, decidiu que era hora de voltar a estudar e tentar uma vaga na UnB.

Para ajudar na sua caminhada, ele decidiu procurar por um cursinho online, já que não estava interessado em fazer um presencial. A partir daí, decidiu pelo Stoodi e garante não ter se arrependido.

E o que me fez escolher o Stoodi foi justamente uma metodologia de ensino muito semelhante a curso presencial onde você tem uma grade horária com as videoaulas de diversas matérias diárias e cronograma definido. Isso ajuda muito o aluno a cultivar uma disciplina de estudos. E pra melhorar ainda mais, me surpreendi muito com a qualidade das aulas e o alto nível dos professores”.

Para ele, as matérias mais difíceis durante a preparação para as provas foram Química e Física. Na tentativa de facilitar os seus estudos, ele utilizou o Stoodi de fevereiro de 2018 até fevereiro de 2019.

Dedicação mesmo em ano de Copa do Mundo

Para se preparar para a prova, Kleberth estudou durante nove meses. Nesse período, ele começou o ano extremamente focado, “estudando uma média de seis horas diárias”. Mas, como todo bom amante do futebol, foi entretido pela Copa do Mundo da Rússia, o ano passado.

Ele viajou para assistir os jogos ao vivo e ainda esticou as férias para conhecer países próximos, como a República Tcheca, Alemanha, Espanha e Portugal. Ao todo, foram 37 dias viajando. “Foi uma experiência única e fantástica conhecer tantas culturas e povos diferentes do nosso”.

Porém, essa pausa nos estudos cobrou seu preço e Kleberth teve dificuldade de retomar o foco após a viagem. “Foi muito complicado retomar a rotina de estudos e a disciplina depois da viagem. Levei quase três meses para voltar à rotina normal de estudos. Simplesmente não conseguia me concentrar o suficiente para manter a carga horária de estudos de antes”.

Kleberth afirma que deixou de estudar as seis horas diárias que estava acostumado durante os meses de fevereiro a junho, e passou a estudar duas horas por dia entre agosto e novembro. “Nesse período, consegui manter uma carga horária de duas a três horas por dia”. 

Dicas para quem vai se preparar em 2019

O mais novo estudante da UnB afirma que estudou seguindo o método tradicional de assistir todas as aulas atentamente, fazer os exercícios propostos pela plataforma e também rever os resumos teóricos disponíveis para fixar a matéria.

Uma das vantagens a favor de Kleberth durante o seu período de preparação foi estar aposentado. Com isso, ficou mais fácil de distribuir as horas de estudo ao longo do dia. Ele assistia videoaulas durante quatro horas e depois fazia simulados por duas horas. 

Para ele “a dica mais importante é ser organizado e disciplinado, principalmente na questão dos horários em que você se propõe a estudar. É fundamental o cumprimento desses horários para manter o foco e motivação”.

Kleberth ainda ressalta a importância dos momentos de descanso durante a preparação, que exige muito do corpo e da mente do estudante. “Para quem está cansado, o mais importante é dar uma pausa. Não adianta forçar a barra porque é muito difícil assimilar conteúdo quando se está cansado”.

Pessoas fortes e que tiveram que superar inúmeros obstáculos para conseguir seus objetivos são fontes de inspiração para Kleberth. “Sempre admirei muito pessoas que têm força para superar as dificuldades e conquistar suas vitórias”.

Ele afirmar ser “natural do ser humano dar mais valor àquilo que é mais difícil de ser conquistado”. Essa inspiração vale para uma vaga na universidade, já que sabemos ser uma longa caminhada até o dia da aprovação.

Kleberth recebeu apoio da família e também dos amigos, mas precisou lidar com questionamentos sobre a sua idade. “Meus amigos me apoiaram bastante. Alguns tiraram sarro porque me achavam muito velho para voltar a estudar”.

Para o estudante, essas brincadeiras serviram como combustível para estudar ainda mais. “Eu achava graça e estudava com mais afinco ainda. Nunca é tarde para se estudar”.

O que vem pela frente

Kleberth está ansioso para voltar ao ambiente acadêmico e retomar os estudos. Como para ele o estudo é um prazer, esse é um momento de muita felicidade e também empolgação. “Quero estudar bastante e curtir muito o meio acadêmico”.

Ele ainda destaca a importância de estar em um ambiente com tanta gente dedicada aos estudos e com vontade de aprender. “O convívio no meio acadêmico é muito enriquecedor. Você amadurece como pessoa”.

A dica principal do universitário de 53 anos é que “todos que vão tentar o Enem ou alguma universidade este ano tenham muita tranquilidade e disciplina nos estudos. Acho que só assim terão sucesso”.

E aí, o que achou da história inspiradora do Kleberth? Faça como ele e cadastre-se gratuitamente no Stoodi para começar a sua preparação para a vida universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *