Estudante fica em 3º e garante vaga em Letras na USP

Estudante de escola pública é aprovado em 3º lugar para o curso de Letras, na USP. Veja como foi a preparação de Samuel Souza para mandar bem no Enem.

Estudante fica em 3º e garante vaga em Letras na USP

Samuel conciliou escola pública em período integral e estudo em casa

 

Conseguir a tão sonhada vaga em uma universidade pública é um desafio dos grandes, que exige esforço e dedicação por um bom período de tempo. Mas essa disciplina toda é recompensada quando sai o resultado do Sisu. O Samuel Souza sentiu essa felicidade ao saber que ficou em 3º no curso de Letras, na Universidade de São Paulo (USP).

Estudante de escola pública, conciliou o período integral que passava no colégio com horas complementares de estudo em casa para aprimorar todo o conteúdo da prova e se preparar para alcançar a tão sonhada vaga.

Artes Visuais era a 1ª opção de Samuel, mas durante conversas com uma professora, ele percebeu que poderia ganhar tempo para atuar na área educacional mudando de curso. Por isso, ele mudou para Letras.

Samuel pretende ser professor e ajudar a levar educação de qualidade a cada vez mais pessoas. Com apenas 18 anos, já se mostra bastante determinado e disciplinado para ir em busca de seus grandes sonhos. Não duvidamos que ele vai trilhar um belo caminho no mundo pedagógico.

Ele bateu um papo com a gente para compartilhar a experiência dele durante a preparação para o Enem. Se você quiser pegar umas dicas de como se organizar para estudar e receber uma mensagem motivacional para começar a semana bem, confere aí a conversa com o mais novo aprovado em Letras, na USP.

Com a palavra, Samuel Souza. 🙂

Samuel Souza foi aprovado em 3º

Stoodi: Letras sempre foi a sua 1ª opção de curso?

Samuel: Não! Artes Visuais era minha primeira opção de curso desde 2015, porém, uma professora da escola me inspirou muito na área redacional e literária! Então, pesquisei e vi a oportunidade de atuar no ramo educacional mais cedo com esse curso! Com isso, artes ficou como 2ª opção.

Stoodi: Você fez o Ensino Médio em escola pública ou particular?

Samuel: Em escola pública.

Stoodi: Como era sua rotina de estudos durante a preparação para o vestibular?

Samuel: Bem cansativa, confesso. Acordava 5h50 e entrava na escola 7h30, voltando para casa só às 17h15 pois era escola de período integral. Então tentava cumprir o Plano de Estudos no mínimo 4 vezes, a fim de não perder o ritmo. Nas semanas de prova era hard conciliar com o Stoodi, então nessas horas eu usava o curso para ver as aulas do que era ministrado na escola!

Fazia as listas de exercícios, uma redação por semana, e enviava as redações ao Stoodi para correção e também para a professora da escola quando acabavam os créditos da plataforma. Meu dia de descanso era apenas no domingo.

Imprimia os resumos do site em PDF, até que a impressora quebrou e comecei a fazer tudo à mão mesmo kkk. Por fim, acabei usando mais as anotações manuscritas, – já que ficaram lindas – e as compartilhava com os amigos/colegas, ajudando uma galera. Usava o método pomodoro para cumprir o plano e sempre me mantive motivado! (Intervalos para comida da mãe ajudava bastante também rs).

Stoodi: Durante quanto tempo você usou a plataforma do Stoodi para estudar?

Samuel: Utilizei a plataforma do Stoodi por seis meses.

Stoodi: Quais as principais vantagens você enxerga em uma plataforma de educação online, como o Stoodi?

Samuel: Nossa! A disponibilidade de fazer exercícios selecionados com gabarito – e resolução em vídeo – sempre me impulsionava a fazer mais, até fixar a matéria. Também amei a correção de redação, que era tão bem feitinha! Dava gosto de fazer as redações – sofrer com a nota rígida – e depois refazer e tirar uma nota melhor.

Outrossim, tinha a oportunidade de mudar a carga horária sem começar tudo do 0, o que me ajudou muito! E por último, o design do site é impecável, dando para acompanhar o que já foi estudado e ver meu progresso.

Stoodi: Quais as maiores dificuldades durante a preparação para o vestibular?

Samuel: A maior dificuldade foi a rotina de chegar tarde em casa e, às vezes, não sobrar tempo para o lazer no meio da semana. Segurar essa onda nunca foi fácil, mas Deus me ensinou a nadar direitinho.

Stoodi: Que dicas você daria para quem está se preparando para a tão sonhada vaga?

Samuel: Para quem quer tentar uma vaga na Federal ou particular, as dicas são as seguintes:

1º: Seu esforço tem de ser proporcional ao seu sonho, e não economize no sonho! Sonhe alto!

2º: Tenha as melhores pessoas por perto, se distancie daquelas que não te apoiam!

3º: Também vale a pena olhar a faculdade mais próxima de você, as notas de corte do ano anterior, e pesquisar pelas pessoas que passaram, não tendo vergonha de perguntar: “como foi o curso? Como fez para se manter financeiramente? Pode me ajudar?”.

4º: Sane todas as suas dúvidas estudando bem, estude bem como funciona o Sisu! E procure se informar sobre outros métodos de adentrar à faculdade dos sonhos. Tem Fies, ProUni etc.

5º: Tenha certeza do curso que quer, faça testes vocacionais! Se esforce nisso para que você não se arrependa por ter escolhido um curso em que não se realiza, ou acabar escolhendo só o curso que mais dá dinheiro!

6º: Se você tem um lado espiritual ou religioso, se agarre a sua fé! Ela vai te ajudar muito também! Não deixe de visitar seu templo e não se esqueça da família!

7º: A maioria terá de conciliar trabalho com estudo universitário e é uma jornada bem mais responsável do que estudar no ensino médio, portanto, esteja disposto e ciente de que irá amadurecer e crescer com a nova vida que tem pela frente. Não vai ser fácil! Por isso, antes da matrícula, providencie a moradia e emprego (aos que necessitam), calcule qual será seu gasto mensal, e no que terá/poderá gastar.

Stoodi: Já sabe que área pretende seguir depois de formado?

Samuel: Simmm!! Quero ser professor e revolucionar a educação brasileira junto com a galerinha licenciada! Sofri muito bullying, mas hoje tenho realizado sonhos imensos, e ajudar alunos que passarão pelo que passei com certeza será a realização de mais um. <3

Se quiser acompanhar outro depoimento, veja o estudante que destaca organização para justificar aprovação em Administração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *