Estudante que sofreu um AVC por ter rotina estressante é aprovada em Medicina

Mônica Souza conciliou trabalho com estudo durante três anos e passou na UFRJ, pelo Sisu, e na FASM, pelo ProUni

Estudante que sofreu um AVC por ter rotina estressante é aprovada em Medicina

Mônica Souza conciliou trabalho com estudo durante três anos e passou na UFRJ, pelo Sisu, e na FASM, pelo ProUni

 

Mônica Souza é uma estudante de escola pública que, mesmo sem tempo, nunca deixou de correr atrás dos seus sonhos.

Já faz alguns anos que ela trabalha como técnica de enfermagem em um hospital, com plantões de 12 horas, mas ainda assim ela decidiu não se deixar vencer pelo cansaço e estudar para Medicina.

Como vocês devem imaginar, hoje contaremos a sua história de superação. Ela tanto se esforçou que conseguiu ser aprovada. Mônica passou na UFRJ, pelo Sisu, e na FASM, pelo ProUni.

“Foram três anos bem difíceis com uma rotina muito puxada. No meu segundo ano de cursinho (quando ainda fazia presencial), eu tive um AVC e fiquei duas semanas internada. A maior causa, segundo o neurologista, foi o estresse e a rotina exaustiva”, afirma a estudante.

Esse foi um dos principais motivos para Mônica decidir começar o cursinho online. “Os professores do online são muito focados e as aulas são muito mais direcionadas. Começar o Stoodi foi a melhor coisa que eu fiz”, conta.

Conquistar a aprovação foi uma surpresa para ela. Em 2015, a estudante havia acertado 118 questões e conquistado uma média de 677 pontos. Já em 2016, ela sabia que tinha acertado menos e esperava por mais um ano de estudos.

“A prova estava muito difícil e eu só acertei 112 questões nessa última edição”, descreve Mônica. Como ela adquiriu muito conteúdo de base e deixou de chutar algumas questões, o TRI a favoreceu: ela conseguiu uma média de 740,66.

Mônica Souza optou por ficar em São Paulo e fazer a Faculdade Santa Marcelina. Ela conta que tentará continuar trabalhando e conciliando com os estudos. Confira a nossa conversa e inspire-se na sua trajetória:

Stoodi: Você sempre quis Medicina?  

Mônica Souza: Eu queria medicina desde sempre, mas eu optei pela carreira de enfermagem porque o curso era muito caro (eu não tinha condição) e eu sempre fiz colégio público (então achei que não dava para eu tentar uma universidade pública).

Decidi fazer primeiro o curso técnico. Eu gostei, mas foi trabalhando que eu vi que eu não queria continuar na área.

Eu resolvi voltar para o meu objetivo principal, a Medicina. Como na época eu estava trabalhando com enfermagem eu podia pagar o cursinho. Então eu tentei e estava disposta a tentar quantas vezes precisasse.

Stoodi: Como era sua rotina de estudos? 

Mônica Souza: Como eu trabalhava 12 horas por 36 de descanso, o dia que eu trabalhava, eu não estudava. O dia que eu não trabalhava eu acordava cedo e assistia às videoaulas desde cedo.

Uma coisa que me ajudou muito foram as redações – eu fazia duas por semana. Consegui tirar 960 e ajudou muito na nota. Eu gostei muito da correção porque os comentários são bem rigorosos e isso me ajudou a aumentar minha nota.

Eu seguia o plano de estudos e estudava uma média de 10 horas por dia. A única aula que eu não fazia no Stoodi era Inglês, porque eu já tenho o curso de espanhol e escolhi essa opção no ENEM.

Stoodi: Como você gosta de estudar? 

Mônica Souza: Primeiro, eu imprimia os resumos que o Stoodi disponibiliza em PDF. Quando eu já estava com os materiais em mãos, eu assistia às aulas e fazia minhas anotações. Depois disso eu resolvia as questões do banco de exercícios do Stoodi e continuava praticando em um livro que comprei.

A única coisa ruim no meu estudo é que, como eu trabalhava, eu sempre tava atrasada no plano de estudos. Essa sensação não era boa.

Stoodi: Já pensou em desistir? 

Mônica Souza: Já, várias vezes! Tanto que até o meio de 2016 eu estava disposta que eu ia fazer ou economia ou direito, caso eu não passasse.

Eu achei que tinha ido muito mal no ENEM. Quando eu saí da prova, eu pensei “caramba, eu vou fazer um curso que na verdade não é o que eu gosto”. Aí reavaliei e decidi, “não, se eu não conseguir, eu vou tentar de novo”.

No meu primeiro ano de cursinho eu consegui passar em odonto na UFRJ – minha segunda opção. Eu fiquei tentada a ir, mas eu não fui. Ano passado eu passei no Mackenzie em Direito com uma bolsa integral e eu resolvi tentar de novo

Para falar a verdade, eu pensava em desistir o tempo inteiro.

Stoodi: O que te deixava forte? 

Mônica Souza: O que me deixava forte e fazia continuar era o fato de eu trabalhar no hospital e ver os médicos atuando. Eu trabalho com pacientes também, mas o profissional de medicina tem mais autonomia, o paciente é de fato dele.

Ele pode resolver e pode fazer uma diferença muito grande na vida do paciente. Esse sempre foi esse meu objetivo: entrar na área da saúde para fazer a diferença na vida daquelas pessoas que eu conseguisse atender.

Stoodi: Qual é o segredo para mandar bem no ENEM? 

Mônica Souza: Eu acho que é saber controlar a parte psicológica. É claro que você precisa estudar, mas se você não estiver bem com o seu psicológico, a resposta fica alí na sua cara e você não enxerga.

Nunca entre numa prova com a cabeça “eu sou obrigado a passar”. Se isso acontecer, você entra preocupado em responder as questões e a chance de não dar certo é maior. , mas sem ficar na cabeça com a sua carreira toda pela frente como eu ficava.

Vá relaxado e em paz.

Stoodi: Quais dicas você dá para os alunos que vão estudar em 2017?

Mônica Souza: Minha dica é: não foquem nos outros, você é o seu maior concorrente.

Você tem que se preocupar em evoluir e melhorar por si só – nunca preocupado com o que o outro sabe, se seu colega é melhor e etc. Sempre foque em si mesmo.

Stoodi: Recado motivacional os estudantes que já estão cansados? 

Mônica Souza: Nunca desistam, porque quando você vê sua nota e vê sua aprovação, tudo vai ter valido muito a pena! Você esquece de tudo que você perdeu, de tudo o que você deixou de fazer, das noites mal dormidas e das lágrimas que você derramou.

Porque tudo vale a pena. Você vê que todo o seu esforço foi recompensado! Boa sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *