Estudante que teve a maior nota de seu município é aprovado em Engenharia Elétrica na UFC

Edenilson Sabino tirou 710 no ENEM e mora na região de Itatira, na zona rural do Ceará

Estudante que teve a maior nota de seu município é aprovado em Engenharia Elétrica na UFC

Edenilson Sabino tirou 710 no ENEM e mora na região de Itatira, na zona rural do Ceará

Alto, magro, de 18 anos, com muita determinação e carisma: este é Edenilson Sabino, o mais novo integrante da UFC. O estudante de família simples mora em Itatira, na zona rural do Ceará, e alcançou a nota mais alta do ENEM de sua região, com 710 pontos.

“Meus pais fizeram um esforço para conseguir pagar o Stoodi para mim, então eu me dediquei bastante. Esse foi o primeiro ano que eu estudei para o ENEM e já cheguei a 710 pontos. Até superei minhas expectativas”, comenta animado.

Sua rotina era muito puxada, Edenilson fazia uma média de 12 horas de estudos por dia – sendo que, em algumas ocasiões, chegou a estudar 17 horas. No momento em que contou para sua mãe que havia passado, ela ficou tão orgulhosa e feliz que ele afirma ter sido o melhor dia de sua vida.

“O pessoal aqui não tem muita perspectiva de vida, e eu to vendo muitos jovens me procurando para perguntar qual o método de estudo que eu utilizei. Eu digo que eu fiz o seguinte: distribui todo o conteúdo do Stoodi em um cronograma e coloquei metas”, explica o recém-universitário.

Ele conta que caso não cumprisse aquele plano de estudos, ele estaria atrasado. Porém, ele já havia pensado nisso: Edenilson deixou um dia reservado só para colocar a matéria em dia. “Isso é importante porque pode acontecer um imprevisto”, afirma.


Edenilson Sabino recebendo medalha de honra
Como sua realidade é muito simples, Edenilson se tornou um exemplo para a sua família e comunidade. Ele conta que será a segunda pessoa a ter contato com o ensino superior de seus parentes – seu primo se formou em engenharia agrônoma.

O estudante recebeu uma medalha de honra do prefeito de seu município e não foi só isso, “ o secretário de Educação me propôs para a gente desenvolver um projeto nas escolas e mostrar que é possível entrar na faculdade”, relata.

Apesar de ter verdadeiro amor pelos números e cálculos, o grande objetivo de Edenilson é cursar Medicina – e existe uma justificativa para isso. Em 2015, ele estava voltando da escola de moto com seu primo e eles sofreram um acidente muito sério.

“Meu primo morreu e eu fiquei muito ferido. Foi impressionante ver alguém morrendo em minhas mãos e eu não poder fazer nada”, relembra. Naquele mesmo momento, Edenilson jurou que cuidaria dos outros em respeito e homenagem a seu primo.

Desta forma, ficou decidido assim: Edenilson cursará esse um ano de engenharia e continuará revisando o conteúdo para o ENEM.

Com uma carga horária tão alta, Edenilson afirma que as dúvidas eram inevitáveis. “A maioria dos jovens sentem isso e tive algumas crises pessimistas”. Quando ele achava que não ia conseguir, ele estudava mais ainda.

“Em um ano eu vi todos os vídeos do Stoodi. Eu consegui quase dobrar o número de questões do ENEM de uma edição para a outra. Em 2015 eu acertei apenas 65 questões e nesse ano acertei 121”, conta. Segundo ele, a sua redação aumentou cerca de 300 pontos, alcançando a nota de 840.

É por isso que ele agradece os professores com todas as forças. “Esses caras são demais. Eu nunca tive professor bom – porque tem alguns que fazem por fazer e que não se preocupavam se a gente estava entendendo. Ver os professores do Stoodi… eu me apaixonei. Todos os professores são excepcionais e eu agradeço muito a todos porque mudaram o meu futuro” diz emocionado.

Dessa história toda fica o aprendizado que nada é impossível. Como o próprio Edenilson disse, “não desista dos seus sonhos, porque o impossível é só uma opinião que criamos em nossa cabeça”. Ele está aí para provar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *