Atualidades 2020: confira os principais acontecimentos do ano!

Quer mandar bem no Enem e nos principais vestibulares? Então fique por dentro das principais atualidades de 2020 e mantenha-se informado!

Atualidades 2020: confira os principais acontecimentos do ano!

Não é novidade para ninguém que a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem, além de cobrar conteúdos tradicionais relacionadas às matérias História e Geografia, também exige do estudante a compreensão de temas atuais.

Em vista disso, com o objetivo de apresentar as principais atualidades de 2020, preparamos a seguir um post explicando quais os possíveis assuntos que podem cair na prova. Boa leitura!

Atualidades Enem 2020

É interessante ressaltarmos que quando o assunto é atualidades, o vestibular do Enem não se restringe quanto ao tema. Isto é, ele pode cobrar reflexões acerca de uma temática nacional (como as queimadas no Pantanal, por exemplo) até conflitos armados que estão ocorrendo do outro lado do mundo.

Deste modo, confira a seguir alguns dos principais assuntos da atualidade 2020.

Pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19, sem dúvidas, é a principal atualidade de 2020. Por isso, as chances que ela tem de ser abordada pela prova do Enem são enormes.

Esse assunto exige uma atenção especial por parte dos estudantes para algumas matérias específicas de biologia, como é o caso de replicação de vírus, DNA e RNA, diferença entre vírus e bactéria, sistema respiratório do corpo humano etc.

ilustração do coronavírus atualidades 2020

Crise econômica mundial

Uma das consequências inegáveis da pandemia de coronavírus é o seu reflexo devastador na economia dos países, já que nos períodos de surto o distanciamento social — o que consequentemente impede muitas pessoas de trabalharem, principalmente os lojistas — foi inevitável.

Com isso, praticamente todos os países do mundo passaram por crises econômicas no ano de 2020, o que refletiu em diminuição das transações financeiras, queda drástica do Produto Interno Bruto — PIB e o fechamento de milhares de postos de trabalho.

Ensino a distância

O ensino a distância — EaD é um formato de educação que ganhou muito espaço na sociedade com o avanço das mídias digitais e a popularização dos aparelhos eletrônicos. Entretanto, é inegável que o EaD passou a ser ainda mais utilizado no ano de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Nesse contexto, a prova do Enem pode abordar reflexões acerca das vantagens e desvantagens que esse novo formato de ensino implica para a sociedade, levantando importantes questões como redução da interação social nas escolas e os seus impactos no processo de aprendizado do aluno.

Eleição dos Estados Unidos

Em novembro de 2020, os norte-americanos escolheram por meio do voto popular um novo presidente para o país. Por se tratar de uma nação extremamente poderosa e com influência econômica mundial, os rumos políticos dos EUA são de interesse diplomático de praticamente todos os outros países.

Como os EUA são um dos principais parceiros econômicos do Brasil, os rumos desse país são questões que nos afetam diretamente, podendo, assim, a prova do Enem abordar temas como os impactos da eleição dos EUA na relação econômica com o Brasil.

Desmatamento na Amazônia e no Pantanal

O ano de 2020, infelizmente, está sendo marcado pelo avanço em larga escala dos focos de incêndios na floresta Amazônica e também no Pantanal. Desde o início do ano notícias como devastação de biomas pelo fogo e mudanças climáticas regionais eram comum de serem vistas nos jornais.

Há pesquisas que apontam que, somente em 2020, o Pantanal perdeu cerca de 10% de toda a sua área, o que representa a morte de uma gigantesca e imensurável fauna e flora.

Sendo assim, por se tratar de um período que bateu lamentáveis recordes de desmatamento pelo fogo, o tema queimadas no Pantanal e na Amazônia (e os seus respectivos reflexos) muito provavelmente aparecerá no Enem.

Intolerância nas redes sociais

Com o crescimento exponencial do número de usuários na internet ao redor do mundo, o acesso às redes sociais no ano de 2020 alcançou patamares nunca vistos antes. Entretanto, infelizmente nem sempre todos esses usuários são caracterizados pela boa conduta e pelo respeito à diversidade.

Com isso, um fenômeno recente e que é notado em todo o mundo é o aumento da intolerância nas redes sociais, impulsionada muitas vezes pela possibilidade do anonimato e fortemente alimentada pelo discurso de ódio e segregação.

Ataques terroristas na Europa

Outro tema muito atual são osataques terroristas que ocorreram neste ano nos principais centros urbanos da Europa. Ao contrário dos ataques que comumente eram praticados nos anos anteriores (com impactos de larga escala), os eventos do ano de 2020 estão sendo caracterizados por ações individuais.

Tal fato levanta uma questão interessante: de que o terrorismo na Europa está sendo orquestrado por pequenas células terroristas instaladas em suas próprias cidades, onde a tática agora é encorajar atos terroristas individuais, de menores proporções e mais frequentes.

Violência urbana no Brasil

A violência urbana no Brasil é um tema que, infelizmente, nunca saiu de pauta em nosso país, vitimando nas capitais e regiões metropolitanas milhares de pessoas todos os anos.

No ano de 2020 esse debate ganhou novas páginas, isso porque o aumento de grupos milicianos (organização armada e que detém o poder regional pela imposição do medo) aumentou consideravelmente.

Por esse motivo, é válido o estudante ficar atento a essa temática, principalmente quando ela se trata especificamente das capitais da região Sudeste (como São Paulo e Rio de Janeiro), as quais são classificadas como o berço da milícia no Brasil.

Portanto, com a leitura deste post notamos que as atualidades 2020 envolvem os mais diversos assuntos, os quais apresentam tanto influência nacional, quanto impactos a nível global.

Vale frisarmos que, dentre todos os temas destacados acima, a pandemia de Covid-19 provavelmente é o assunto que tem maiores chances de cair na prova, até porque ele é interdisciplinar e pode ser abordado de várias formas.

Quer aprender mais e ficar por dentro de tudo sobre os vestibulares e o Enem? Experimente nosso cronograma de estudos e estude com muita organização e eficiência! Cadastre-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *