Com tantas mudanças dentro de nossa sociedade ano após anos, que podem estar relacionadas a mudanças tecnológicas, comportamentais e políticas, estudar atualidades é uma das principais maneiras de estar por dentro de parte do que acontece no dia a dia.

Inclusive, por meio das principais provas atuais, como grandes vestibulares e provas de concursos concorridos, quase sempre de nível nacional, é que a matéria de atualidades se torna cada vez mais essencial, impondo o estudo e entendimento prévio de participantes.

Conheça mais sobre essa disciplina

As atualizações são consideradas incorporações da nossa rotina desde a hora que acordamos até quando vamos dormir, tendo uma grande importância dentro de provas, e é o foco dos aplicadores de exames no momento que as seleções são preparadas.

Isso porque, no momento em que um concorrente mostra sabedoria em alto nível de fatos que percorrem a sociedade atual, ele acaba mostrando uma melhor e maior receptividade dentro da academia ou de empresas onde pode trabalhar, como órgãos públicos.

No primeiro caso, por exemplo, a universidade é um ambiente de estudo adequado para que novidades na vida social e no mercado potencializem pesquisas e estudos, de onde nascem as principais evoluções científicas, na tecnologia, entre outros.

Um outro exemplo disso são tecnologias educacionais. É por meio do que a atualidade aplica diariamente que muitos estudantes entram nas universidades e passam a incorporar novas práticas e conceitos que concordam com suas áreas de estudo e atuação.

É por aí que tiramos a incorporação de novas ferramentas de educação, que podem ser aplicadas em escola particular mais próxima ou pública. 

Por meio da noção da atualidade, grandes mudanças são geradas e saber delas é essencial para agregar conhecimentos.

Já em órgãos públicos, onde seleções abordam os principais temas que são discutidos pela sociedade, o entendimento pode se tornar um fator decisivo dentro do atendimento ao cliente ou na criação de melhores formas de serviço para a população.

Além disso, quanto mais existe a compreensão do andamento da sociedade, com suas questões, problemáticas e discussões recorrentes, mas se contribuiu para o aumento dos debates e implementações de soluções, no berço de onde potencialidades podem surgir.

Identificando os temas de atualidades

Os temas de atualidades são na maioria das vezes caem em provas, não apenas para que os aprovados provem seus conhecimentos dentro do local de trabalho ou estudo, mas para que, durante a prova, possam utilizar essa sabedoria para mesclar outros assuntos.

Dentre esses assuntos, os principais são aqueles vistos dentro da sala de aula, que são:

  • Língua Portuguesa;
  • História;
  • Geografia;
  • Biologia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Para que isso ocorra plenamente, é preciso entender os melhores ambientes para estudar e compreender sobre o que mais se fala na sociedade, e nenhum local é melhor do que dentro dos principais canais de comunicação. 

Veja a seguir como identificar cada canal, bem como sua importância.

1. Sites, blogs e redes sociais na internet

Atualmente, a internet tem sido o berço dos principais assuntos que movem a sociedade, já que a atualização constante permite um acompanhamento ao vivo do que acontece em todo o mundo, mobilizando muitas pessoas para discussões com opiniões variadas.

Por exemplo, na rede social Twitter, é comum acompanhar comentários sobre as mais recentes e principais notícias que movem o mundo, como entretenimento e política.

Por isso, estar aberto para o entendimento dessas pautas atuais, sejam em sites e plataformas de notícias e opinião, ou nas próprias redes sociais, é uma ótima maneira de identificar o que pode ou não ser pauta em uma prova.

2. Assuntos na televisão

A televisão, ainda que seja a segunda colocada com o advento da internet, ainda é um ótimo canal para sugar conhecimentos e assuntos atuais, sendo considerada uma grande sala para palestra do que é mais pautado na internet e em outros meios.

Opte por consumir conteúdos não apenas em programas de TV diversos, mas em canais especializados em debates, entrevistas e notícias, espaços onde quase sempre os assuntos atuais são colocados em pauta para uma análise aprofundada.

3. Programas de rádio

O rádio continua sendo o melhor amigo de muitas pessoas que estão em constante movimentação, já que são essenciais, principalmente, em carros e em celulares de usuários de transporte público, meios comuns e constantes no dia a dia.

Geralmente, as pautas da rádio são focadas em questões locais, assuntos que podem ser considerados relevantes para provas que serão feitas em uma região específica.

Atualidades: o guia completo!

4. Jornais impressos

Os jornais, com o passar dos anos, voltaram suas produções não apenas para notícias de última hora, ainda que estas ainda sejam seus pontos fortes e produção. Hoje em dia, o jornal impresso apresenta ainda análises e reportagens mais aprofundadas.

Por isso, esse meio é importante para aqueles que desejam entender mais sobre assuntos complexos, regionais ou nacionais, além de ficar por dentro de pautas sobre cultura, sociedade e outras que quase sempre são focadas dentro de uma cidade ou estado.

5. Canais do YouTube

O YouTube vem sendo um espaço dedicado não apenas ao divertimento, entretenimento e outras produções do gênero, mas também mostra um espaço interessante para aulas online com um maior nível de compreensão, em especial por jovens.

Quase sempre os mesmos assuntos vistos em grande parte dos meios de comunicação são abordados de uma forma mais interativa, com linguajar mais informal, o que faz com que alunos com agenda personalizada com nome apreciem e entendam melhor essas pautas.

6. Programas de podcast

Os podcasts surgiram há alguns anos, mas foi no último ano que eles passaram a ter uma ampla popularidade, visto que se tornaram uma ótima fonte de notícias e assuntos cuja principal diferenciação é a dissecação e alta qualidade de análise.

Por meio de programas que propõe uma interação facilitada entre atividades rotineiras, como arrumação de Sala de reunião para alugar, os podcasts são uma forma de análise de assuntos em rádios, porém, com tempo determinado e possibilidade de pausa a qualquer momento.

Dicas para estudar atualidades para concursos

Agora que você já entendeu os principais lugares de onde os assuntos de atualidades podem surgir, cada meio apresentando suas diferenças e incorporações distintas de pautas e apresentações, o foco agora se volta para dicas de como estudar esses assuntos.

Seja estudando em um espaço de coworking ou na sua própria casa, acompanhe a seguir algumas dicas essenciais para começar os estudos:

Estudando provas anteriores

Ainda que as atualidades surjam ano após ano, aparecendo nas provas das formas mais inesperadas, é essencial estudar as provas passadas do concurso específico no qual você é candidato, visto que cada instituição responsável segue uma linha editorial.

É por meio da análise de provas anteriores que você pode encontrar padrões nos tipos de perguntas, alternativas, maneiras de solicitar análises, dentre outras questões que facilitam na hora de uma prova. 

Uma dica é investir no aluguel de impressora laser colorida para ter a versão física destes exames.

Treine redação opinativa

Algo que quase sempre virá atrelado à uma questão sobre atualidade é a forma como você poderá entrar nesse assunto de forma opinativa, trazendo questionamentos e sabendo incorporá-los a um debate escrito, ainda que seja apenas mental.

Por isso, passe a treinar o quanto antes em redações opinativas, que tem uma forma diferente de trazer indagações, pois quase sempre intercalam informações com a sugestão de problemáticas, além de outras formas de comunicar uma atualidade.

Entenda os diferentes pontos de vista

É interessante que você se mantenha atualizado nos diferentes pontos de vista dentro da sociedade atual, indo desde quesitos que envolvem temas sociais e culturais, até os políticos, como uma forma de entender o que cada lado traz de pertinente.

Na maioria das vezes, provas de concursos ou vestibulares orientam os alunos a colocarem não apenas seus pontos de vista, mas também a trabalharem com outros pensamentos, quase sempre radicalmente diferentes, de uma forma respeitosa e analítica.

Utilize agregadores

Por fim, é importante que você mantenha sua pesquisa, em um âmbito cibernético, por meio de agregadores, ferramentas online que possibilitam o acompanhamento dos principais sites na internet para que você esteja sempre por dentro.

Se possível, coloque no seu aplicativo agregador de notícias, sites que falam sobre pontos diferentes, em questões como cultura, sociedade, política e outras pautas. Dessa forma, você se mantém atualizado e por dentro de cada reflexão de partidos.

Consideração final

Ficar por dentro das atualidades é um quesito essencial, que vai além da importância para provas e outras seleções, visto que entender o funcionamento e as novidades da sociedade é uma tarefa, quase um dever de cada cidadão, para que a manutenção pública aconteça.

Por isso, seguindo as dicas certas e mantendo a atualização constante do cartão de visita pessoal dos canais de comunicação mais importantes, você estará pronto para provar seus conhecimentos em qualquer exame que venha a ser realizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar também
ATUALIDADES | Recorde as principais notícias do mês Agosto
Leia mais

ATUALIDADES | Recorde as principais notícias do mês Agosto

O Stoodi ajuda você a lembrar quais foram as noticias da atualidade mais importantes do mês, olha só: 1. Inicio do Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos que irão concorrer às eleições gerais de 2014 começaram. Propaganda...