Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas
Você sabe o que é o Uber? Provavelmente sim. Esse serviço já deu muito o que falar.

Taxistas ficam furiosos, alegando ser um trabalho pirata e concorrência desleal. Os usuários, em sua maioria, gostam e apoiam o serviço principalmente pelos custos mais acessíveis, e os políticos ficam responsáveis por regulamentar (ou não) o serviço.

Mas esse tema pode desencadear outras discussões. Isso quem nos conta é Marina Sestito, Coordenadora de Redação do Stoodi.

De acordo com ela, o Uber muito provavelmente não cairá no ENEM, pois não possui o formato da prova. “O Uber será um exemplo de uma discussão que pode ser colocada pela Fuvest, Unifesp, Federal do Paraná e pela Federal de Minas, por exemplo”, comenta.

Marina chama atenção para um fato importante: é pouco provável que a questão envolvendo o Uber seja cobrada de maneira explícita como tema de redação, mas esse serviço pode aparecer como manifestação de algo: o Uber é mais um exemplo de experiência compartilhada.

Além de levantar a discussão sobre a necessidade de regulamentação dos serviços para garantir a sua qualidade, ele nos faz pensar nas mudanças de comportamentos que sofremos com o uso intenso do mundo digital.

Pare e observe o seu dia a dia. Nós sempre avaliamos e indicamos produtos – só que boca a boca. Agora esse mecanismo passou a ser digital. Você não precisa conhecer uma pessoa para saber sua opinião. As pessoas comuns (aquelas sem formação acadêmica em nível de especialista) estão sendo cada vez mais importantes na nossa decisão de consumo.

Desta forma, podemos notar como as experiências compartilhadas estão tomando conta do nosso dia a dia e, mais do que isso, estão tomando lugar da necessidade de institucionalização governamental.

É justamente por isso que o tema pode aparecer de diversas maneiras na Fuvest, Unicamp, UFMG, UFPR ou outros vestibulares. Confira:

·         Há necessidade de regulamentação de serviços ou o fato de uma autogestão pode ser suficiente para manter a qualidade?

·         A legalidade e a legitimidade do Uber

·         Novo modo de consumo: a procura de indicação de desconhecidos

·         A mudança no paradigma de consumo

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