Desastres ambientais: Como esse tema pode ser abordado no vestibular?

A poluição das águas é frequentemente cobrado nas provas, visto sua importância política, econômica e ambiental

Foto: Rogério Alves/TV Senado

O município de Mariana tem sido abordado frequentemente pela mídia por conta do rompimento de uma barragem administrada pela mineradora Samarco. No dia 5 de novembro, por volta das 15 horas, o distrito de Bento Rodrigues, foi destruído por uma enxurrada de lama. Estima-se que foram liberados mais de 50 milhões de m³ com o acidente – isso equivale a cerca de 20 mil piscinas olímpicas cheias. Os rejeitos são compostos por água, óxido de ferro e lama.

Especialistas tentam estudar a real dimensão dos impactos ambientais provocados pelo acidente. Corre-se o risco de:

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!
– Contaminação dos lençóis freáticos – tornando o solo infértil;
– Armazenamento da lama no fundo de rios – mudando sua profundidade e atuando como uma “pavimentação aquática”;
– Risco para a fauna e flora.
A poluição das águas é um tema frequentemente cobrado nas provas, visto sua importância política, econômica e ambiental.
Como isso pode cair no vestibular?
Diversas disciplinas podem abordar esse assunto. Como biologia e geografia. Além disso, pode aparecer como tema de redação.
Em biologia, isso pode ser cobrado em ecologia. Geografia trata do tema levando em conta tanto características físicas do relevo, quanto em questões de atualidades. Como tema de redação, provavelmente será pedido ao aluno que ele apresente uma análise do problema e uma proposta de solução.
Em caso de dúvidas, consulte os módulos:

 

Você pode gostar também
ATUALIDADES | Recorde as principais notícias do mês Agosto
Leia mais

ATUALIDADES | Recorde as principais notícias do mês Agosto

O Stoodi ajuda você a lembrar quais foram as noticias da atualidade mais importantes do mês, olha só: 1. Inicio do Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos que irão concorrer às eleições gerais de 2014 começaram. Propaganda...