Massacre em Suzano: o que foi e principais motivos!

O massacre ocorrido em Suzano, SP chamou atenção de todo país. Neste post explicamos como aconteceu, quais foram as vítimas e como esse tema pode ser abordado na redação do Enem!

Massacre em Suzano: o que foi e principais motivos!

Um dos assuntos que marcou o primeiro trimestre de 2019 e entrou para a lista de eventos mais traumáticos que o Brasil já vivenciou foi o massacre em Suzano. O episódio chamou a atenção da mídia, levantou debates acalorados e comoveu não só os conhecidos das vítimas e os moradores da cidade, mas qualquer um que se inteirou do acontecido.

É por isso que, com a proximidade do Enem, muitos vestibulandos se questionam se esse caso pode ou não influenciar e até mesmo ser o foco da redação. Por isso, neste post, vamos recapitular o que houve e mostrar com quais temas ele se relaciona. Acompanhe!

O que foi o massacre em Suzano?

O massacre em Suzano, SP se trata de um atentado realizado por dois jovens que tiveram acesso ao interior da Escola Estadual Professor Raul Brasil, mesmo não estudando mais nela, e dispararam tiros contra os estudantes da instituição. Vários ficaram gravemente feridos e, ao todo, sete foram mortos no local.

Após o crime, ambos se mataram. Pouco tempo depois, a polícia descobriu que um dos atiradores havia matado o próprio tio poucos minutos antes de partir para a escola. Com isso, o número de vítimas fatais subiu para dez.

Responsáveis pelo atentado

Os responsáveis pelo atentado tinham 17 e 25 anos, frequentaram a instituição e eram conhecidos por amigos e familiares pelo forte interesse em jogos com temática violenta. Além disso, o mais novo exibia um comportamento agressivo, tendo publicado algumas fotos portando armas de fogo no perfil que ele tinha no Facebook.

Meses depois, um terceiro jovem (também com 17 anos) foi condenado por ter contribuído com os planos para o crime. Contudo, ele não teve participação ativa no caso.

Vítimas do massacre em Suzano

Entre as vítimas mortas no atentado, havia cinco estudantes com faixa etária entre 15 e 17 anos. Além deles, como já mencionado, foi morto o tio do atirador menor de idade e, também, foram encontradas assassinadas duas mulheres que trabalhavam na escola.

Motivo do massacre em Suzano

O motivo do massacre em Suzano nunca foi, de fato, esclarecido. Contudo, a versão estabelecida pela investigação policial é de que os responsáveis pelo crime o planejaram por meses e se espelhavam em atentados ocorridos nos Estados Unidos.

Além disso, participavam ativamente de páginas na deep web (uma parte oculta da internet de conteúdo ilegal) com foco em crimes de ódio. Já no caso do tio de um deles, a razão foi uma desavença pessoal.

Atentados no Brasil

Apesar de atentados serem atípicos no Brasil, a verdade é que o massacre na escola em Suzano não foi o único evento trágico que ganhou destaque e foi alvo de grande repercussão na mídia.

Em 2011, por exemplo, um ex-aluno entrou armado na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, e disparou contra 12 estudantes que, infelizmente, morreram no local. Esse caso ficou conhecido como o massacre de Realengo.

Já em 2017, um funcionário da creche Gente Inocente, no interior de Minas Gerais, incendiou o espaço, mesmo ele estando cheio de crianças e professores. Ao todo, morreram 13 pessoas e diversas vítimas tiveram queimaduras graves. O episódio foi batizado de massacre de Janaúba.

Ainda em 2017 houve outro registro de atentado, desta vez em Goiás. Um adolescente que frequentava o Colégio Goyases entrou no lugar armado e fez diversos disparos, deixando feridos alguns alunos da instituição e matando dois colegas. O acontecimento foi chamado de Massacre do Goyases.

Menino andando no corredor da escola massacre em suzano

Massacre em Suzano na redação Enem

“Certo, eu já estou por dentro do que foi o massacre em Suzano. Porém, como esse assunto pode cair na redação do Enem?”, você deve estar se perguntando.

A resposta é simples: é possível que ele seja usado como um exemplo para abordar temas que estão em alta não só na mídia, mas também na política, em ambientes escolares e acadêmicos, entre profissionais de saúde, em órgãos ligados à educação e às resoluções internacionais.

Abaixo, nós listamos alguns deles que podem ser relacionados a esse evento e que, certamente, vão exigir um bom raciocínio crítico e reflexivo dos vestibulandos. Por isso, fique atento a eles para já começar a estudar e a se familiarizar com essas questões!

Posse de armas

O primeiro deles, trata-se do porte de armas. Isso porque há um grande debate não só no Brasil, mas em vários cantos do mundo sobre o armamento da população. O acesso às armas deve ser facilitado ou controlado?

Como isso pode impactar diretamente o número de atentados e os demais casos de violência no país? Essas são apenas algumas das perguntas levantadas nessa discussão.

Influência dos jogos com violência gráfica

Uma segunda temática é a suposta influência negativa dos jogos para consoles e computadores que trazem um grande conteúdo com violência gráfica — o que faz muitos deles sem classificação para maiores de 18 anos. A questão que fica é se realmente existe essa influência e até que ponto ela pode chegar.

Há como comprová-la cientificamente? É correto afirmar que todos aqueles que jogam esse tipo de material são propensos a se tornarem criminosos no futuro? Essas são alguns perguntas importantes para exercitar o pensamento crítico.

Banalização da violência nas redes sociais

Outro tema bastante relevante é como as publicações que envolvem posturas violentas têm crescido nas redes sociais e passado por um forte processo de banalização.

Tanto é que diversos usuários veem textos, fotos e vídeos suspeitos ou visivelmente criminosos e ainda assim não reportam. Em alguns casos, ocorre até mesmo o oposto do esperado: o compartilhamento desse tipo de conteúdo.

Saúde mental

Fora o que foi citado, o massacre em Suzano também pode ser relacionado a temática de saúde mental. Afinal, muito se debate sobre como transtornos psicológicos podem afetar o comportamento de uma pessoa e levá-la a cometer crimes. No caso desse tipo de atentado, o bullying no ambiente escolar pode ser levantado como um dos fatores responsáveis para o surgimento de condutas antissociais e problemas mentais.

Como deu para perceber, estar atento aos acontecimentos no Brasil e no mundo, como o caso do massacre em Suzano, é extremamente importante, pois o Enem é uma prova que aborda muitas questões atuais e utiliza com frequência exemplos reais para testar a capacidade do vestibulando de articular ideias e dissertar sobre diferentes assuntos.

Por isso, mantenha-se sempre bem informado ao que acontece ao seu redor!

Quer continuar se preparando a todo o vapor para o vestibular? Então faça um plano de estudos e não deixe de pesquisar sobre outros assuntos relevantes para a redação!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *