Ricardo Boechat: quem foi, morte e trajetória!

Venha conhecer mais sobre a vida, carreira, trajetória e motivo do acidente que levou à morte o jornalista Ricardo Boechat.

Ricardo Boechat: quem foi, morte e trajetória!

Fonte: Band/reprodução

Certos personagens marcam a história do país, cada um em seu meio de atuação. Nos últimos anos, poucos jornalistas se destacaram tanto quanto Ricardo Boechat. Falecido no dia 11 de fevereiro de 2019, Boechat foi sem dúvidas um dos jornalistas de maior renome das últimas décadas.

Como você bem sabe, a prova de redação do Enem adora assuntos ligados a atualidades. Por isso, é possível que o concurso utilize notícias ligadas a carreira de Boechat, bem como sobre sua trágica morte.

Quer saber mais sobre a vida, a carreira e a morte de Ricardo Boechat? Então, continue ligado neste post para descobrir tudo isso e muito mais!

Quem foi Ricardo Boechat?

Nascido em 1952 de um pai brasileiro, o diplomata Dalton Boechat, e de uma mãe argentina, Mercedes Carrascal, Ricardo Boechat veio ao mundo em 13 de julho, quando seu pai estava a serviço do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Quando ainda era uma criança, Boechat se mudou com a família para o Brasil. Sua carreira como jornalista se iniciou na década de 1970, quando trabalhou como repórter do antigo jornal Diário de Notícias, da cidade do Rio de Janeiro.

Foi também no início da carreira que Boechat começou a escrever suas colunas, se tornando um colaborador do também jornalista Ibrahim Sued. No ano de 1983, Ricardo Boechat se transferiu para o jornal O Globo, tendo ocupado por um semestre a secretaria de Comunicação Social de Moreira Franco, em 1987, para o governo estadual do Rio de Janeiro.

Após sua atuação na política, Boechat retornou para O Globo, onde trabalhou até sua demissão, em 2001. Três anos depois, no ano de 2004, começou seu trabalho como comentarista no Jornal da Noite, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Já dentro da Bandeirantes, Boechat trabalhou como âncora do jornal matinal BandNews FM, obtendo grande reconhecimento a nível nacional. Apenas um ano depois, também passou a ancorar o Jornal da Band, principal programa de notícias da emissora.

Em pouco tempo, tornou-se uma das figuras mais respeitadas e admiradas do jornalismo brasileiro, principalmente por suas opiniões fortes e sem rodeios.

Prêmios

Ricardo Boechat foi um dos jornalistas mais premiados da história do Brasil. Sua galeria de prêmio inclui:

  • Prêmio Esso, em 1989, 1992 e 2001;
  • Prêmio Comunique-se, em 2006, 2007, 2008, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2017;
  • Troféu Imprensa, em 2016, na categoria de Melhor Apresentador de Telejornais;
  • Escolhido ainda como jornalista mais admirado do Brasil, juntamente com Miriam Leitão, de acordo com a pesquisa do portal Jornalistas & Cia, nos anos de 2014 e 2015.

Família

Foi casado com a também jornalista Claudia Costa de Andrade, Boechat teve quatro filhos. Após a separação, casou-se com Veruska Seibel Boechat, sendo que desse casamento gerou duas filhas.

Morre Ricardo Boechat

Ricardo Boechat morreu no dia 11 de fevereiro de 2019, vítima de um acidente de helicóptero, na cidade de São Paulo.

Acidente de Ricardo Boechat

Após participar de um evento da companhia farmacêutica Libbs, em Campinas, Ricardo Boechat estava a caminho da sede da Rede Bandeirantes em São Paulo, a bordo do helicóptero Bell 206B.

Em um trecho de aproximadamente 100 km entre Campinas e a capital, na altura do quilômetro 7 do Rodoanel, na Rodovia Anhanguera, o helicóptero tentou fazer um pouso de emergência em uma das pistas. Entretanto, a aeronave colidiu com um caminhão, caindo no asfalto, pegando fogo e, posteriormente, explodindo.

A bordo do helicóptero se encontrava, além do jornalista Ricardo Boechat, o piloto Ronaldo Quattrucci. O acidente se passou por volta das 12h15, sendo que ambos foram declarados mortos ainda no local.

Segundo as investigações da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, o helicóptero estava com a documentação em dia e com os certificados válidos até 2023. Entretanto, a empresa dona da aeronave, a RQ Serviços Aéreos Especializados Ltda. Não estava autorizada a atuar como táxi-aéreo, apenas prestar serviços de fotografia e filmagem aérea.

A RQ Serviços Aéreos já havia sido multada em R$ 8.000 por oferecer esse tipo de serviço irregular. No caso do acidente, a empresa havia sido contratada pela realizadora de eventos Zum Brasil, que prestava serviços à Libbs. O processo de investigação ainda está em andamento.

Momentos marcantes de Ricardo Boechat

A carreira de Boechat foi marcada por grandes polêmicas e controvérsias. Em um dos casos mais famosos, o jornalista teve sua participação citada pela revista Veja em 2001, em um escândalo no setor de telefonia. Os diretores da Rede Globo decidiram, unanimemente, demitir Boechat alegando que seu comportamento feriu o código de ética da Globo.

ricardo boechar e malafaia acidentes

Fonte: reprodução

A confusão evidenciou a colaboração entre Paulo Marinho, um dos diretores da emissora, e Nelson Tanure, aliado da TIM, envolvida nas polêmicas.

Mais recentemente, Boechat envolveu-se em outro caso que tomou conta das redes sociais. Em um discurso sobre intolerância religiosa, em 19 de junho de 2015, o jornalista criticou fortemente as igrejas e os pastores neopentecostais por incentivarem a violência contra outras correntes religiosas, particularmente aquelas de matriz africana.

A fala de Boechat despertou a ira do pastor Silas Malafaia, que insultou o jornalista pelo Twitter. Ao ter ciência das mensagens do pastor, Boechat respondeu, ao vivo, na BandNews FM:

“Malafaia, vai procurar uma ****. Você é um idiota, um paspalhão, pilantra, tomador de grana de fiel, explorador da fé alheia. Você gosta muito é de palanque, mas não vou te dar porque tu é um otário, um paspalhão. Você é um homofóbico, uma figura execrável, horrorosa, que toma dinheiro das pessoas. Você é rico porque toma dinheiro das pessoas pregando salvação depois da morte. Meu salário, meus patrimônios, vêm do meu suor, não do suor alheio. Você é um charlatão, cara. Que usa o nome de Deus e de Cristo para tomar dinheiro dos fiéis. Você é um tomador de grana. Você e muitos outros. Não tenho medo de você não, seu otário!”

O caso prosseguiu com uma série de troca de mensagens públicas e, na justiça, ambos se retrataram.

Ricardo Boechat foi, sem dúvidas, um dos jornalistas mais marcantes da história do Brasil, com uma carreira repleta de prêmios e atuações importantes. Será sempre lembrado pela sua firmeza nas opiniões e pelos seus comentários, muitas vezes ácidos, direcionados aos mais poderosos. Ocupando um lugar tão importante no jornalismo brasileiro, é possível que provas como o Enem abordem o assunto em seu concurso de 2019.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a vida e a carreira de Ricardo Boechat? Então não deixe também de ir conferir o Plano de Estudos do Stoodi! Com ele você programa a sua rotina de estudos, aumentando sua produtividade e as chances de conseguir passar nos vestibulares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *