12 filmes para quem ama Biologia

Confira a lista preparada pelos professores Rafa e Davis

12 filmes para quem ama Biologia

Confira a lista preparada pelos professores Rafa e Davis

Se você gosta de filmes – especialmente as ficções científicas – e precisa revisar alguns conceitos da Biologia, temos uma boa notícia para você.

Os professores Rafa e Davis separaram um lista cheia de filmes para quem ama essa matéria. Além de recomendar os longas, eles indicam quais tópicos da Biologia são abordados em cada título.

Tem muita coisa sobre genética, evolução, epidemia, ecologia e, até mesmo, bioética. Quer estudar sem parecer que está estudando? Então, se liga na nossa sugestão:

1. Gattaca – Experiência Genética (Ficção científica/ Drama, 1997) Genética, Bioética.

Na ficção científica, parte da população é criada geneticamente em laboratórios. As pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”, pois podem conter doenças herdadas do seu histórico familiar.  Vincent Freeman, um “inválido”, consegue um trabalho de destaque em uma corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas seu segredo pode acabar sendo revelado.

2. O Óleo de Lorenzo (Drama, 1992) Bioquímica, Genética.

Um garoto é diagnosticado com uma doença extremamente rara, que provoca uma preocupante degeneração no cérebro. No filme, seus pais passam a estudar e a pesquisar uma possível cura, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

3. Splice — A Nova Espécie (Ficção científica/ Terror, 2009) Evolução, Genética.

Dois engenheiros genéticos reúnem DNA de vários animais para criar novas espécies híbridas com fins medicinais. Mas a situação foge do controle e vira um pesadelo quando, em segredo, um híbrido feito com DNA humano passa a impor sua existência no mundo.

4. A Ilha (Drama, 2005) Genética, Clonagem.

A Terra passou por uma catástrofe ambiental e perdeu parte de sua população por conta de uma contaminação. Algumas pessoas residem em instalações temporárias, totalmente controlada e sem liberdade, mas almejam habitar a ilha – o único lugar seguro do planeta. Com o tempo, descobre-se que não existe ilha e que é preciso fugir.
5. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros e Jurassic World (Ficção científica, 1993/ 2015)Genética, Paleontologia, Evolução.

Os paleontólogos Alan Grant, Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm fazem parte de um grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros (criados com DNA pré-histórico). Apesar de o bilionário John Hammond garantir que a instalação é segura, os visitantes descobrem que vários predadores estão soltos, à caça.

6. Osmose Jones (Desenho, 2001) Fisiologia, Programas de Saúde.

Diante de uma invasão de agente causador de uma doença fatal, a célula imune Osmose Jones e seu parceiro comprimido, Drix, fazem de tudo para erradicar a doença e salvar a cidade de Frank, o humano onde eles residem.

7. O Físico (Drama, 2013) Fisiologia, Programa de Saúde.

No século XI, a medicina não era tão avançada como nos dias de hoje, mas Rob Cole já tinha muita vontade de descobrir como funcionava o corpo humano. Numa viagem para a Ásia, ele aprende a diagnosticar a apendicite – inflamação do apêndice -, mas não pode exercer seus conhecimentos, pois corria risco de ser queimado em praça pública.

8. CELL (Ficção científica/Drama, 2016) Epidemia.

Já pensou você receber um vírus ao falar no telefone e sofrer uma alteração biológica? Isso acontece no filme CELL. Todas as pessoas que estavam com o celular próximo à orelha no momento que o vírus foi enviado, se tornam extremamente agressivas. Por sorte, a bateria de Clay Riddell descarregou e ele estava a salvo. O grande desafio será encontrar o seu filho em meio a esse caos.

9. Epidemia (Ficção científica, 1995) Epidemias, Bioquímica.

Um macaco, portador de um vírus desconhecido, é contrabandeado para uma pequena cidade. A partir disso, uma doença começa a se espalhar e a matar parte da população local, de forma muito rápida. Os cientistas entram em ação e vão buscar uma forma de conter o problema.

10. Fim dos Tempos (Suspense/ Terror; 2008) Evolução, Epidemias, Ecologia.

Uma série de mortes violentas e inexplicáveis começam acontecer nos Estados Unidos e ninguém consegue descobrir a causa do fenômeno. O professor de ciências, Elliot Moore, ao lado de sua esposa Alma e seu colega Julian, faz de tudo para não ser a próxima vítima e muda-se para a Pensilvânia. O que não é garantia de segurança.

11. Planeta dos Macacos: A Origem (Ficção científica, 2015)Evolução, Epidemias.

Uma experiência científica tem como resultado um chimpanzé muito inteligente. Ao decorrer da ficção científica, ele acaba liderando uma rebelião contra os humanos para dominar o planeta.

12. Uma verdade inconveniente (Documentário, 2006)Ecologia, Problemas ambientais.

Documentário apresenta diversos fatos e dados sobre as condições climáticas e sobre o aquecimento global, com o objetivo de alertar a todos sobre seus efeitos e possíveis desdobramentos.

1 comment