Adipócitos: o que são, função e mais!

Descubra o que são adipócitos, como ele funciona e qual a importância para o corpo.

Adipócitos: o que são, função e mais!

Nosso corpo é formado por milhares de células, a unidade básica da vida na Terra. Elas estão divididas em grupos celulares, que dão origem aos tecidos, órgãos e sistemas de nosso organismo. Entre elas, há um tipo particular que será o tema deste artigo: os adipócitos.

Como o próprio nome já indica, essas células fazem parte do tecido adiposo, sobre o qual também falaremos aqui. Discutir suas características, funções e importância é algo essencial para as provas de Biologia nos vestibulares e no Enem.

E aí, gostaria de mandar super bem na próxima prova de Ciências da Natureza? Então, chegou a hora de conhecer melhor as células adiposas e conferir os motivos pelos quais elas são tão importantes para a nossa existência. Boa leitura!

O que são adipócitos

Uma boa dica para os estudos de Biologia é: sempre tente analisar o nome das coisas. Ainda que você não tenha um profundo conhecimento de grego ou latim — os idiomas mais comumente utilizados nesse tipo de questão —, é possível tirar grandes informações a partir do que você já sabe.

Nesse caso, pense bem: adipócitos. Com uma certa reflexão, é possível chegar à conclusão de que se trata de uma espécie de depósito para algo relacionado ao tecido adiposo, certo? E é exatamente isso que eles são!

Os adipócitos são um tipo de célula especializado no armazenamento de lipídios. Eles fazem parte do tecido adiposo e, de forma geral, podem ser divididos em:

• adipócitos brancos (mais abundantes no organismo humano, armazenam energia de forma simplificada e em moléculas maiores);
  • adipócitos marrons (exclusivos dos mamíferos, armazenam energia de maneira mais complexa, com moléculas fracionadas).

Função dos adipócitos

Como todas as células, os adipócitos executam funções bem específicas em nosso organismo, muitas delas representadas de forma mais óbvia pelo tecido adiposo. A seguir, veremos algumas delas.

manteiga tecido adiposo

Armazenamento de triglicerídeos

Os triglicerídeos são um tipo de energia contido em nossas células. Eles são, por natureza, essenciais para o funcionamento de nosso organismo, mas podem causar danos à saúde quando presentes em excesso. Sua produção ocorre no fígado e, em seguida, as moléculas são transportadas para os adipócitos.

Armazenamento de energia

Como vimos no tópico anterior, os triglicerídeos são uma fonte energética armazenada nos adipócitos. Sendo assim, uma das funções diretas dessa célula é o armazenamento e a posterior liberação dessa energia, quando o corpo emite sinais de que os níveis de carboidratos estão abaixo do esperado.

Proteção mecânica

Outra função dos adipócitos — mais relacionada com o tecido adiposo em si — está na proteção mecânica dos órgãos. As camadas de gordura são essenciais para criar uma barreira protetiva contra choques e traumas que possam ser originados do meio externo para o interno.

Isolamento térmico

Além da proteção mecânica, o isolamento térmico — que está mais relacionado aos adipócitos do tipo marrom — também é outra função importantíssima desse tecido e de suas células.

Apesar de a água ter um papel muito importante nesse ponto, as gorduras também são fundamentais para que possamos manter a temperatura em limites confortáveis para a homeostase, evitando sua perda para o meio externo.

Produção de hormônios

Essa é uma função comumente esquecida dos lipídeos — mas não por você, que está ligado no Stoodi! Eles estão diretamente ligados à produção de hormônios, especialmente os do tipo sexual, como a testosterona e a progesterona. Essas substâncias são essenciais não só para o desenvolvimento dos caracteres sexuais, mas para o equilíbrio do metabolismo.

Regulação do metabolismo

Já que falamos sobre o metabolismo, precisamos citar essa como outra função essencial dos adipócitos em nosso organismo. Por meio da produção hormonal, essas células auxiliam no controle, na organização e no equilíbrio de todo o funcionamento do corpo. Para conhecer ou relembrar esse tema, é importante dar uma olhadinha no conteúdo sobre o sistema endócrino!

Tecido adiposo

O estudo do tecido adiposo é um tema frequentemente visto na histologia animal. Afinal, esse é um dos pontos mais importantes para o nosso organismo, sendo essencial para a execução adequada de diversos processos dentro de nosso corpo.

O tecido adiposo é do tipo conjuntivo. Ele contém pouca matéria extracelular, ou seja, suas células são bastante aderidas umas às outras. Aqui, o maior espaço está no interior dos adipócitos, que se tornam túrgidos de acordo com a dieta do indivíduo, por exemplo.

A maior concentração de tecido adiposo no organismo está na região subcutânea, ou seja, logo abaixo de nossa pele. Algumas áreas do corpo também são conhecidas por armazenar maiores quantidades de gordura.

No corpo, as suas principais funções são:

• reserva energética;
  • proteção dos órgãos e estruturas internas do organismo;
  • sustentação dos órgãos;
  • isolamento térmico;
  • secreção de substâncias;
  • auxílio ao sistema endócrino.

Adipócitos: exercícios

Para fechar, que tal fazer alguns exercícios sobre tecido adiposo e armazenamento de energia? Assim, você já começa, desde já, a se familiarizar com o modo como esse assunto é cobrados nas provas. Vamos lá?

1. (CFT-MG) As células adiposas pertencem ao tecido:

a)     ósseo;

b)     nervoso;

c)      muscular;

d)     conjuntivo.

Resposta: D

2. (UFV) A obesidade já se transformou num problema de saúde pública em vários países do mundo. As células que acumulam gordura no corpo chamam-se células adiposas ou adipócitos. Quanto às características dos adipócitos em adultos, é INCORRETO afirmar que:

a)     aumentam em número com a alimentação excessiva;

b)     são capazes de converter carboidratos em gordura;

c)      fazem parte de um tecido ricamente vascularizado;

d)     têm função de armazenar energia química para o organismo;

e)     são um tipo de célula do tecido conjuntivo frouxo.

Resposta: A

Como podemos observar, os adipócitos são fundamentais à nossa vida. Eles armazenam lipídeos e nos ajudam a executar uma série de funções vitais. Gostaria de conhecer mais sobre as outras células e outros tecidos de nosso corpo? Então, confira o Plano de Estudos Stoodi e tenha acesso a mais de 5000 videoaulas de nossa plataforma!