Adrenais: o que são e funções!

Entenda o que são as glândulas adrenais!

Adrenais: o que são e funções!

O sistema endócrino é essencial para o funcionamento do organismo: ele atua como um maestro em uma orquestra. Aqui, os movimentos de ordem são substituídos por substâncias e sinalizadores químicos, e permitem a execução de muitas funções. Neste post, falamos sobre as adrenais!

O que são adrenais

Adrenais são glândulas localizadas próximas aos rins, ou mais precisamente, acima deles. Em função disso, também são conhecidas como suprarrenais. Elas são fundamentais por conta da produção e da secreção de vários hormônios responsáveis pela homeostase do organismo.

Uma curiosidade: o funcionamento das adrenais está muito relacionado ao da hipófise, glândula localizada no encéfalo humano. Ela secreta os hormônios adrenocorticotrópico e vasopressina, que atuam diretamente nessas estruturas.

Função das adrenais

As glândulas adrenais estão diretamente ligadas à questão do estresse. Sua principal função é secretar hormônios que nos ajudam a lidar com situações potencialmente perigosas. Atualmente, é comum que muitas pessoas desenvolvam problemas nessa região devido ao estímulo constante.

Além disso, na adrenal também são secretados e produzidos hormônios ligados à maturidade sexual da espécie humana e outros, que ajudam, por exemplo, na função renal e na filtragem adequada de toxinas.

As adrenais são divididas em suas partes, como veremos a seguir.

Córtex

O córtex é a região mais externa das adrenais. Pode ser visto como uma espécie de “capa”. Aqui, são secretados os seguintes hormônios:

  • cortisol;
  • testosterona;
  • aldosterona.

Medula adrenal

A medula é a área mais interna das adrenais. Aqui, são secretados os seguintes hormônios, que estão ligados ao funcionamento do sistema nervoso (especialmente em situações estressantes para o organismo):

  • adrenalina;
  • noradrenalina.

Gostou de conhecer mais sobre as adrenais? Essas glândulas são parte do sistema endócrino, um tema essencial da Fisiologia Humana. Para saber mais sobre esse e outros assuntos em videoaulas completíssimas com os melhores professores, confira o Plano de Estudos do Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *