Algas: o que são, tipos e mais!

Você sabe qual a importância das algas no meio aquático e terrestre? É hora de descobrir e aprender mais sobre o assunto com esse post!

Algas: o que são, tipos e mais!

Uma das principais fontes de oxigênio do mundo, as algas realizam um papel fundamental para o equilíbrio do meio ambiente em nosso planeta. Desse modo, por se tratar de uma espécie biológica extremamente importante, o tema algas constantemente é explorado no vestibular na prova de Ciências da Natureza, exigindo assim do estudante bons conhecimentos nesse assunto.

Com intuito de esclarecer mais sobre essa matéria e auxiliar os vestibulandos para que possam fazer uma boa prova, preparamos um post abordando os principais tópicos sobre as algas.

Confira abaixo o que são algas, quais as suas principais características, como é a reprodução das algas e de que forma essa matéria poderá cair no Enem. Boa leitura!

O que são algas?

As algas são seres eucariontes (estrutura celular composta por um núcleo, organelas e membrana plasmática), autótrofos (seres que conseguem produzir o próprio alimento) e protistas (um reino de organismos entre os seres eucariontes).

Características das algas

Como principal característica das algas, podemos destacar que elas são as principais produtoras de oxigênio no mar, ou seja, todo o ecossistema marinho depende da fotossíntese da água.

Já em relação às suas células, existem tanto algas unicelulares quanto pluricelulares; além disso, seu habitat não é restrito ao ambiente aquático, já que também existem algas em ambientes terrestres (encontradas principalmente em rochedos, barrancos e troncos de árvores).

Outro ponto que merece ser destacado é que há algas de água doce, as quais também são essenciais para a manutenção do ecossistema local, já que a principal fonte de oxigênio de rios e lagos é proveniente do processo de fotossíntese realizado por essas algas.

Além disso, algumas dessas algas servem de alimento para peixes e outros serves vivos aquáticos, interferindo assim na cadeia alimentar da região.

Já como características físicas, esses seres não têm folhas, raízes e caules, o que os torna simples biologicamente e favorecem sua reprodução.

Importância das algas

Mais de 80% de todos os biomas do mundo estão presentes no mar, ou seja, os ecossistemas marinhos são fundamentais para o equilíbrio da biomassa do nosso planeta. Deste modo, é preciso um enorme volume de oxigênio para abastecer toda essa vida marinha, sendo ele proveniente das algas marinhas.

Em outras palavras, a principal importância das algas é a de garantir a vida marinha a partir da fotossíntese. Além disso, vale destacar que as algas servem de alimentos para peixes, outros animais marinhos e até para o ser humano.

algas terrestres

Tipos de algas

Em relação aos tipos de algas, podemos citar:

Euglenophyta

• Algas unicelulares;
  • heterotróficas ou autotróficas;
  • tem dois flagelos;
  • majoritariamente de água doce.

Dinophyta

• Algas unicelulares;
  • tem dois flagelos;
  • majoritariamente de água salgada;
  • responsáveis pela maré vermelha.

Chrysophyta

• São as algas douradas e as diatomáceas;
  • encontradas tanto em água salgada quanto em água doce;
  • podem ser unicelulares e pluricelulares;
  • grupo com mais de 500 espécies.

Phaeophyta

• Também chamadas de algas pardas;
  • muito encontradas no Brasil;
  • encontrada geralmente em ambiente marinho;
  • pluricelulares.

Rhodophyta

• Compõem as algas vermelhas (rodofíceas);
  • encontradas apenas no mar;
  • pluricelulares;
  • não tem células flageladas.

Chlorophyta

• Compõem as algas verdes (clorofíceas);
  • frequentes em água doce;
  • é o filo mais diversificado, contando com mais de 1000 espécies.

Exercícios sobre algas

Veja agora como uma prova de vestibular pode exigir do estudante conhecimentos sobre algas.

1. (Enem 2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:

A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

Resolução

Alternativa correta letra “d”. As algas realizam fotossíntese e liberam oxigênio para o meio, e, durante esse processo há produção de biomassa. Além disso, as algas utilizam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais, realizando assim a biossíntese de moléculas e originando aminoácidos, por exemplo.

2. (UDESC 2012) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas

I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas;

II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva;

III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose;

IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

E) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

Resolução

Alternativa correta letra “c”. As sentenças II e IV são falsas, já que as algas são seres avasculares e a coloração vermelha (da alga rodófita) é devido à ficoeritrina

Sendo assim, após ler esse post sobre algas, fica mais simples de entender agora o quão importante esse ser vivo é para o equilíbrio ambiental do Planeta Terra. Vale destacar ainda que é fundamental o estudante praticar mais exercícios dessa matéria, para que assim os conceitos fiquem cada vez mais claros e na hora da prova você consiga lembrá-los com facilidade.

O post sobre algas foi válido para você? Conheça nosso plano de estudos e saiba também de outros conteúdos que podem cair no vestibular. Com ele você pode fazer vários exercícios, assistir a videoaulas e ainda ter acesso a diversas provas de vestibulares anteriores.