Floresta Amazônica: tudo sobre esse bioma brasileiro!

Hoje comemora-se o Dia da Amazônia. Fique por dentro das principais informações e prepare-se para o vestibular

Floresta Amazônica: tudo sobre esse bioma brasileiro!

Hoje comemora-se o Dia da Amazônia. Fique por dentro das principais informações e prepare-se para o vestibular

Foto: reprodução/divulgação
Hoje, dia 5 de setembro, é Dia da Amazônia. Isso quer dizer que precisamos parar um tempinho, pesquisar e refletir sobre o nosso maior bioma brasileiro. Hoje é dia de chamar a atenção para algumas questões; é dia de informar, conscientizar e alertar sobre os problemas vividos no local.

Como todos sabem, o ENEM adora abordar problemas sociais e ambientais nacionais. Portanto, vale a pena a gente entender o que se passa principalmente na região norte, onde está a maior porção da nossa Floresta Amazônica.

A Amazônia corresponde a mais de 40% do Brasil – quase metade do país. Conhecido como o pulmão do mundo, o bioma está localizado em diversos estados brasileiros.

Porém, vale destacar que a Amazônia não se limita ao território brasileiro. Ela está presente em países como a Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

– Nossa, mas Amazônia não é um estado brasileiro?

Diferença entre Amazônia e Amazonas

Não!

Muita atenção, galera: a Amazônia é um bioma que está presente em diversos estados brasileiros. O Amazonas é um desses estados que conta com o ecossistema, assim como Roraima, Rondônia, Acre, Pará, entre outros.

Amazônia não é a mesma coisa que Amazonas.


Foto: reprodução/divulgação

– Ah, entendi. E quais são os problemas vividos nessa região?

Os principais problemas da Floresta Amazônica

Ótima pergunta.
Como muitos podem imaginar, está acontecendo o desmatamento da Amazônia.

Existem várias práticas que contribuem para isso, como o corte ilegal de árvores usado no comércio ilegal de madeira e as queimadas ilegais para abrir pastos para o gado ou áreas agrícolas, por exemplo. Algumas atividades econômicas também acabam contribuindo para a diminuição de áreas, como a criação de hidrelétricas e práticas ligadas à mineração.

Só que os responsáveis por esses atos não se deram conta da importância que a Amazônia tem – não só para o Brasil, mas para o mundo. Muitos pesquisadores acreditam que essa região é responsável pelo equilíbrio do clima do planeta.

Ou seja, pode chover no sul do Brasil em função da formação de massas de ar quentes e úmidas da floresta, por exemplo. Você sabia disso? Pois é.

Esse desmatamento acontece há muitos anos porque a fiscalização é extremamente difícil de ser feita, visto o tamanho do bioma. Ele pode provocar a extinção de espécies vegetais e animais, além de causar problemas irreparáveis ao ecossistema.

Por isso que são muito importantes os programas de controle e prevenção do desmatamento do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente os relatórios apontam a diminuição da prática nas áreas da floresta.

Para se ter uma ideia, acredita-se que a Amazônia possui cerca de 10% das espécies de animais existentes no planeta. Ela conta com a maior bacia hidrográfica do mundo e com um clima equatorial – temperatura elevadas em todas as estações do ano, com chuvas frequentes. Sua diversidade é enorme e estratégica.

Aproveite o dia da Amazônia para conhecer mais a fundo os aspectos físicos, naturais e socioeconômicos assistindo às aulas de geografia e biologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *