Animais invertebrados: tipos, características e exemplos!

Veja mais sobre os animais invertebrados: quais os tipos, exemplos e muito mais!

Animais invertebrados: tipos, características e exemplos!

Nosso planeta abriga uma diversidade muito grande de seres vivos. Para entender como todos conseguem conviver habitando os mesmos ambientes, estudamos a Biologia. Existem algumas classificações como animais vertebrados e animais invertebrados que ajudam e direcionam esses estudos.

Os seres vivos são os animais, as plantas e os microorganismos. Eles são agrupados e classificados de acordo com suas características comuns. Os animais pertencem ao reino Metazoa (ou Animalia).

Continue a leitura do texto e aprenda sobre as características e exemplos de animais invertebrados!

Entenda o que são animais invertebrados

Você tem algum animal de estimação? Já observou quantas patas ele tem e como se movimenta? Ele tem coluna vertebral ou seu corpo é mole? As respostas destas perguntas indicam se seu amigo de estimação é um ser vertebrado ou invertebrado.

Os animais invertebrados são aqueles que não possuem coluna vertebral e crânio. Em geral, têm o corpo mole, mas em alguns casos possuem exoesqueleto (esqueleto externo) que ajuda na locomoção e na proteção contra os inimigos.

Os seres invertebrados somam mais de 95% das espécies de animais no mundo — entre eles, encontramos as esponjas-do-mar, as aranhas, os vermes etc. Acredita-se que sua origem vem da evolução de organismos unicelulares milhões de anos atrás.

Animais invertebrados: características

Como você já leu anteriormente, a reunião de características comuns aos seres é o que os tornam indivíduos de um mesmo grupo. As características mais comuns dos animais invertebrados são:

Ausência de endoesqueleto

Todo animal invertebrado não possui coluna espinhal, conforme você já sabe, mas não é só isso. Esses animais não têm endoesqueleto (esqueleto interno), que promove sua sustentação e ajudam na locomoção.

Aeróbicos

Os animais invertebrados são aeróbicos, ou seja, precisam de oxigênio para sobreviver. Eles retiram esse gás do ambiente em que vivem, ou seja, da atmosfera ou da água. Já o sistema respiratório é uma característica particular de cada espécie.

Multicelulares

Os seres invertebrados possuem grande variedade de células que se agrupam e têm funções específicas. Essas células têm seu núcleo limitado por uma membrana. Portanto, são indivíduos eucariontes.

Heterótrofos

As células dos animais invertebrados não têm parede celular. Por causa disso, esses indivíduos precisam se alimentar de outros seres para continuar vivendo, pois são incapazes de produzir seu próprio alimento.

Tem reprodução sexuada

A reprodução dos animais invertebrados geralmente acontece através dos gametas masculino e feminino. Porém, há alguns casos de reproduções assexuadas como as esponjas e anêmonas.

Capacidade de locomoção

A maioria dos animais invertebrados conseguem se mover, mas vale lembrar que as esponjas se movimentam somente quando ainda são jovens e que algumas espécies usam seu exoesqueleto para fazer isso.

Tipos de animais invertebrados

minhoca animais invertebrados

Durante a leitura do texto, você viu que o reino animal é dividido em seres vertebrados e invertebrados, sendo que o segundo tipo é subdividido nos seguintes filos:

Poríferos

É o grupo composto pelas esponjas aquáticas. Esses animais possuem estrutura bem simples. Não têm órgãos ou sistemas e quando são adultos ficam fixados em rochas ou outras estruturas submersas na água.

Cnidários

Neste filo, encontramos as águas-vivas, os corais e as anêmonas. Esses animais foram os primeiros a ter uma cavidade digestiva em seu corpo. Por outro lado, chama atenção a presença de uma célula presente nos tentáculos dos indivíduos, conhecida como cnidócito.

Quando tocado, o cnidócito libera um líquido irritante que provoca queimaduras no ser humano e nos seus predadores em geral.

Anelídeos

Os animais presentes neste grupo têm como característica comum o formato cilíndrico e mole do corpo e sua segmentação, que é observada em forma de anéis. São encontrados tanto na água quanto em solo úmido. Como exemplos de anelídeos citamos as minhocas e sanguessugas.

Platelmintos

Os vermes são agrupados no filo dos platelmintos e têm a característica do corpo achatado. Neste grupo, estudamos as tênias, os esquistossomos e as planárias.

Nematelmintos

Também são um grupo de vermes, porém eles possuem o corpo com formato cilíndrico. A lombriga se encontra neste grupo.

Moluscos

Os animais que pertencem a este filo têm o corpo mole e são muito frágeis. Para sua proteção, geralmente é criada uma concha a partir de líquidos eliminados pelas glândulas do seu próprio corpo. Essa concha também evita a desidratação.

Alguns animais têm a concha de forma interna, como a lula. E outros não possuem concha, que é o caso da lesma. Os moluscos podem ser terrestres ou aquáticos.

Equinodermos

Você já viu um ouriço-do-mar? Ele faz parte deste grupo de seres marinhos que têm o corpo coberto de espinhos e se arrastam no fundo dos mares. Eles têm diversas formas e tamanhos. A simetria radial (metades) também é percebida.

ouriço-do-mar invertebrado

Artrópodes

O filo dos artrópodes merece uma atenção especial, pois é o que possui maior quantidade de espécies no mundo. Esses animais são bastante resistentes aos produtos tóxicos e alguns tipos conseguem trabalhar bem em conjunto, como as formigas e as abelhas.

Como a quantidade desses seres invertebrados é alta, o filo é subdividido. Para isso, devemos levar em consideração: o número de patas, a existência de antenas e as divisões do corpo. Como resultado teremos quatro subfilos, que são:

Aracnídeos

Os animais presentes neste grupo não têm antenas e suas mandíbulas foram substituídas por quelíceras (par de apêndices ao lado da boca). Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdômen. Como exemplo podemos citar as aranhas, os carrapatos, ácaros etc.

Insetos

São aqueles que possuem seis pernas e um par de antenas. Seu corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.

Crustáceos

Os crustáceos são animais com patas articuladas, mas sua principal característica é a presença de uma carapaça muito dura e resistente como é o caso das lagostas, camarões e caranguejos. Algumas espécies desses animais vivem na terra, outras vivem na água.

Miriápodes

Os animais que se encontram neste grupo possuem o corpo segmentado e muitas patas. Duas antenas são observadas nestes seres que são encontrados somente em terra.

Percebeu como os animais invertebrados estão muito próximos de todos nós? Entender quais são eles e qual sua rotina melhora o convívio no mesmo ambiente, e deixa você preparado para encarar qualquer prova de Biologia sobre o assunto!

Agora que você aprendeu bastante sobre animais invertebrados, cadastre-se gratuitamente no Stoodi e saiba como as ferramentas do site podem ajudar nos seus estudos. E mais, acesse agora a lista de exercícios de biologia e veja como testar seus conhecimentos e aprimorar seus estudos!

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *