Arco reflexo: o que é, classificação e mais!

Você sabe o que arco reflexo? Veja aqui e entenda qual a importância para os sentidos do corpo!

Arco reflexo: o que é, classificação e mais!

Além dos cinco sentidos, o corpo humano apresenta uma série de outras habilidades capazes de ajudar a nossa adaptabilidade ao meio em que vivemos. Dentre elas, podemos destacar o arco reflexo, o qual como veremos abaixo é uma ferramenta essencial para o controle/desenvolvimento motor do nosso corpo. Acompanhe!

O que é arco reflexo?

A resposta para o que é arco reflexo é simples: nada mais é do que a resposta a um dado estímulo recebido por um nervo, ocorrendo de forma inconsciente (excitação processada na medula e não no encéfalo).

Classificação dos reflexos

Em relação à classificação, os reflexos podem ser separados quanto à sua localização no sistema nervoso central, sendo eles reflexos bulbares e reflexos medulares.

Reflexos bulbares

São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.

Reflexos medulares

 Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos.

  • exteroceptivos: estimulados por receptores cutâneos sensíveis a pressão, temperatura, dor e tato;
  • proprioceptivos: estimulados por receptores localizados nos músculos, ligamentos, articulações e tendões.

Tipos de reflexos

Quanto aos tipos, os reflexos podem ser divididos em 3.

Reflexo de estiramento

Como o próprio nome sugere, acontece no nível muscular, mais precisamente no centro dos músculos (fuso muscular), sendo extremamente sensível ao alongamento das fibras.

Reflexo de retirada

Reflexo que acontece em um nível cutâneo e que é conduzido até a medula espinal. Como exemplo, podemos citar a resposta sensorial automática que obteremos ao aproximar nossa mão do fogo.

Reflexo tendíneo

Reflexo que também acontece em nível muscular, contudo, depende diretamente do Órgão Tendinoso de Golgi (região entre o músculo e o tendão), sendo ele bastante exigido ao tensionar um dado músculo.

Desta forma, vimos que o arco reflexo é um mecanismo automático desenvolvido pelo nosso próprio corpo, o qual é fundamental para o controle de nossas habilidades motoras e reações espontâneas que visam à nossa segurança física.

Quer ler mais sobre outros conteúdos de vestibular? Visite o blog Stoodi e fique por dentro de tudo sobre o Enem e como se preparar ao longo do ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *