Ascaridíase: o que é, sintomas, prevenção e mais!

Entenda o que é a ascaridíase, como prevenir e muito mais!

Ascaridíase: o que é, sintomas, prevenção e mais!

Presente em todos os seres humanos, os vermes são parasitas que podem representar graves consequências para a saúde quando os sintomas que provocam não são tratados adequadamente.

Como exemplo, podemos destacar a ascaridíase, verminose que tem seu ciclo de vida, sintomas e medidas preventivas muito bem definidos, os quais precisam ser detalhados com mais clareza.

Não sabe ainda o que é ascaridíase, qual é um dos seus principais meios transmissão e os sintomas dessa doença? Então confira logo abaixo, pois esse é um tema bastante cobrado no Enem!

O que é ascaridíase?

Ascaridíase é o nome dado para a doença causada pelo invertebrado Ascaris lumbricoides, o qual é o verme que mais acomete humanos no mundo.

Contaminação

Ao contrário de outras doenças verminosas que têm hospedeiros intermediários (como a teníase), a ascaridíase parasita apenas humanos, e sua contaminação é dada pela ingestão de ovos do Ascaris (que podem estar em superfícies, água e alimentos, todos contaminados com fezes humanas que têm as larvas).

Ascaridíase: ciclo

É fundamental o estudante aprender bem o ciclo da ascaridíase para que ele consiga entender melhor como que essa doença afeta anualmente milhões de pessoas por todo o mundo.

Confira abaixo o ciclo de vida desse verme:

  • ingestão de alimentos que estão contaminados com ovos do verme, principalmente frutas e verduras mal higienizadas;
  • o verme passa a se alojar em nosso intestino delgado;
  • há a liberação de mais larvas no intestino, fazendo com que atinjam a corrente sanguínea e passando posteriormente para órgãos vitais, como fígado, pulmão e coração;
  • no pulmão, a larva é alojada nos alvéolos pulmonares e depois percorre para os brônquios, traqueia, laringe e faringe;
  • são então deglutidas e alcançam o intestino delgado novamente, porém, nesse momento o verme passa a se desenvolver e atinge a fase adulta;
  • há a reprodução dos vermes no intestino, ocorrendo a liberação de milhares de ovos durante a evacuação das fezes;
  • fezes que contêm os ovos do verme contaminam as águas, alimentos e superfícies em geral.

É importante destacar que todo esse ciclo de vida é finalizado por volta de 2 meses, e um único verme alojado no intestino humano consegue liberar por dia até 15.000 ovos.

Ascaridíase: sintomas

Grande parte das pessoas que estão contaminadas com esse verme não apresentam sintomas da ascaridíase aparentes, porém, ao atingir fases mais avançadas (o que remete a órgãos vitais altamente contaminados e um grande número de vermes no corpo), podem surgir:

  • forte cólica intestinal;
  • diarreia frequente, levando a quadros avançados de desnutrição e desidratação;
  • náuseas;
  • mudança brusca de apetite, podendo ocorrer casos de muita fome ou perda por completo do apetite;
  • obstrução intestinal (apenas em situações em que há um enorme volume de vermes no intestino, impedindo assim a movimentação do bolo fecal);
  • tosses e outros sintomas semelhantes ao de uma pneumonia;
  • crise de asma.

Ascaridíase: transmissão

Como já destacamos acima, a transmissão da ascaridíase é dada pela ingestão de alimentos e água contaminados com fezes humanas que têm os ovos do verme.

Ascaridíase: prevenção

ascaridíase

A principal forma de prevenção da ascaridíase é sem dúvida o investimento em saneamento básico, pois, somente assim, menos fezes contaminadas vão ficar alojadas no solo, reduzindo o volume de alimentos e água que entrarão em contato com as larvas do verme.

Ascaridíase: exercícios

Veja agora como os conceitos acerca da ascaridíase podem aparecer em uma prova de vestibular.

1. (UECE 2014) O Ascaris lumbricoides é causador da verminose mais difundida no mundo: a ascaridíase. Sobre esses vermes, pode-se afirmar corretamente que:

a) possuem coloração que varia entre o branco e o amarelado, corpo liso e brilhante, alongado e achatado.

b) os machos são maiores do que as fêmeas e apresentam a extremidade posterior do corpo fortemente encurvada para a face ventral.

c) a intensidade das alterações provocadas independe do número de larvas presente no hospedeiro e mesmo as pequenas infecções causam sintomas graves, como lesões hepáticas e perfuração de órgão, levando à morte.

d) em consequência de sua elevada prevalência e de sua ação patogênica, esse verme pode ser considerado uma das causas do subdesenvolvimento nutricional de grande parte da população de países subdesenvolvidos.

Resolução

Alternativa correta letra “d”.

2. (IFPE 2016) Ascaridíase é uma doença muito comum causada pelo parasita Ascaris lumbricoides, popularmente conhecida como lombriga. Podemos nos contaminar com este verme através

a) da ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do verme.

b) de longas caminhadas na areia com os pés descalços.

c) da ingestão de carne de porco ou de boi crua ou mal cozida.

d) da picada de alguns mosquitos, como o Aedes aegypti.

e) de banhos de rio em locais infestados por caramujos.

Resolução

Alternativa correta letra “a”.

3. (UFV) Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária?

a)  Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.

b)  Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.

c)   Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.

d)  Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.

e)  Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.

Resolução

Alternativa correta letra “b”.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é ascaridíase e quais as suas principais implicações, é interessante chamar a atenção para a importância da higienização pessoal e do saneamento básico. Vale lembrar ainda que o Brasil infelizmente é um país que ainda tem grandes desafios quando o assunto é saneamento básico, ou seja, problemas como a ascaridíase continuarão a aparecer em abundância nas comunidades carentes do país.

Achou interessante ler sobre ascaridíase? Então conheça o plano de estudos do Stoodi e tenha acesso a centenas de conteúdos de Biologia iguais a este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *