Audição: como funciona, estrutura e mais!

O que é a Audição? Descubra!

Audição: como funciona, estrutura e mais!

O estudo dos sentidos é uma das partes mais interessantes da Fisiologia Humana. É fascinante ver como todos eles se intercalam e são responsáveis pelo modo como interagimos com tudo que está ao nosso redor. Aqui, falaremos sobre a audição!

O que é audição

A audição é um dos cinco sentidos dos mamíferos. Ela está, assim como os demais, diretamente relacionada ao sistema nervoso. Uma curiosidade interessante é que, nesse sistema, estão os menores ossos de todo o corpo humano.

Sua principal função é transformar ondas (no caso, as sonoras) em sinais perceptíveis por nós (os sons). Essa transmissão de som ocorre em frações de segundos, mas essa não é a única função desse sistema, como vemos a seguir.

Como funciona a audição

O funcionamento da audição ocorre em etapas. O primeiro passo, aqui, é a entrada e a captação das ondas sonoras pela orelha, a parte que conseguimos visualizar desse sistema.

A partir daí, essas ondas passam por um percurso conhecido como canal auditivo e chegam até uma estrutura conhecida como tímpano. Essa, por sua vez, passa por pequenas vibrações (como se você segurasse uma folha de papel e assoprasse), que movimentam outras áreas do sistema auditivo.

Por fim, há uma amplificação do som, que faz com que sejamos capazes de ouvir o que está acontecendo ao nosso redor. Tudo isso acontece muito rapidamente, graças às células sensoriais, que enviam todos os detalhes para o nosso cérebro.

Estrutura da audição

A seguir, listamos algumas das estruturas fundamentais para a audição.

  • Orelha externa: o que conseguimos ver. Formada pela nossa orelha e pelo canal auditivo.
  • Orelha média: aqui, encontra-se o tímpano e alguns ossos, chamados de martelo, bigorna e estribo.
  • Orelha interna: última região, formada pela cóclea — estrutura em formato de caracol e preenchida por um líquido.

Audição e equilíbrio

A cóclea, região que mencionamos logo acima, é responsável também pela nossa sensação de equilíbrio. Quando temos algum tipo de problema nessa região — incluindo otites —, muitas vezes nos sentimos desequilibrados e enjoados.

Essa estrutura também é uma das responsáveis pela sensação de enjoo que muitas pessoas têm ao andar de carro, por exemplo. Por isso, é sempre bom fazer essa associação!

Agora que você já conhece a audição e sabe como esse sentido está relacionado a outros sistemas do nosso organismo, prepare-se ainda mais e aprofunde os seus conhecimentos com as aulas de Biologia do Plano de Estudos Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *