Biologia: como a Ecologia pode cair no Enem?

Confira 4 dicas do prof. Rafa e prepare-se para a prova

Biologia: como a Ecologia pode cair no Enem?

Você sabia que dia 5 de julho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia? Essa data foi definida em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para criar uma série de debates e questionamentos referentes aos nossos problemas ambientais.

Em termos gerais, a Ecologia é o estudo do ambiente e as relações que nele se dão — sejam elas nos meios bióticos (seres vivos) ou nos meios abióticos (ventos, clima, temperatura etc).

Esse é um dos temas que mais caem no Enem e, por isso, os estudantes devem focar bastante nesse tema para a preparar para o Exame e vamos ajudar nisso com dicas importantíssimas. Confira!

4 dicas para estudar Ecologia para o Enem

1. Ciclos ecológicos

Os ciclos ecológicos de água, carbono e nitrogênio, por exemplo, costumam cair no Enem. É muito bom relembrar o processo inteiro e suas relações.

Como as moléculas entram no ciclo? Como elas voltam à atmosfera? Quais organismos estão relacionados?

2. Pirâmides ecológicas

As pirâmides de energia são as mais simples e corre menos risco de aparecer em sua prova. O nosso conselho  é dar uma revisada principalmente na pirâmide da biomassa.

3. Relações intra e interespecíficas

Ou seja, a relação entre os indivíduos de uma espécie e entre espécies, como predação, parasitismo, comensalismo, herbivoria etc — isso também costuma cair no Enem.

4. Impactos ambientais

A última e mais importante dica é: revise as questões dos impactos no ambiente em que essa é uma das principais temáticas de Ecologia no Enem.

Então, estude o que acontece com o ar na poluição atmosférica, o que acontece com a água na poluição hídrica, e assim por diante. Você sabe quais são os tipos de poluições? Ou então o que as poluições podem causar para o resto dos seres vivos? Responda essas perguntas que você estará preparado para a prova!

Gostou das nossas dicas? Então, prepara-se ainda mais para o Enem como nosso plano de estudos e aproveite tudo o que a plataforma disponibilizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *