Biologia: como o assunto Drogas pode cair no ENEM?

3 pontos importantes que você deve rever sobre o tema para mandar bem na prova

Biologia: como o assunto Drogas pode cair no ENEM?

3 pontos importantes que você deve rever sobre o tema para mandar bem na prova

Vamos falar sobre drogas?

Faltando apenas 15 semanas para o ENEM, está na hora de focar nos assuntos mais relevantes de cada matéria. Numa conversa com o professor Rafa, ele comentou que o tema drogas pode marcar presença no exame.

Drogas é um tema que pode cair no ENEM, principalmente porque esse assunto se relaciona tanto biológica quanto sociológicamente”, conta. Ainda mais: no contexto da Biologia, relaciona com saúde e fisiologia, temas que são frequentes no ENEM para essa matéria.

Se cair no contexto sociológico, você precisa estar preparado para responder perguntas como: “Por que as pessoas usam drogas? ”. Nesse caso, a questão pode se referir ao efeito entactógeno, que é o quadro no qual a droga deixa os usuários mais sociáveis, mais comunicativos.

Porém, se cair num contexto biológico, tanto na área da saúde quanto na da fisiologia, você precisa ter conhecimento de aspectos gerais das drogas.


Para cessar todas as dúvidas, o professor Rafa separou 3 pontos importantes que você precisa saber antes de fazer o ENEM:

1ª. Quais são os grandes grupos das drogas?

De acordo com o professor, você precisa ter uma noção de quais são os grupos mais gerais, idetificando em qual grupo cada droga se encaixa. Por exemplo:

Pode ser uma droga depressora, aquela que desacelera o metabolismo, como a maconha. Pode ser uma droga estimulante, que acelera o metabolismo, como a cocaína e o crack. E pode ser uma droga psicodisléptica, aquela que distorce as atividades do Sistema Nervoso Central e provoca alterações no modo de perceber o ambiente, como o LSD.

“Acredito que todas as drogas são psicodislépticas, inclusive cigarro e álcool. Ambas causam vícios e dependência, que são distúrbios da nossa mente”, alerta.

2º. Quais são as consequências principais?

O segundo ponto são as principais consequências ligadas à fisiologia. Você precisa saber o que pode acontecer com o organismo.

“O álcool causa problemas no fígado, levando à cirrose. Já o cigarro afeta o sistema respiratório e pode provocar câncer de pulmão”, exemplifica o professor.

3º.Como elas atuam no organismo?

Por fim, o terceiro ponto e o mais importante ponto diz respeito à forma que a substância age no corpo.

“No aspecto geral, toda droga atua de forma nervosa. Elas agem na liberação de neurotransmissores, ativando ou desativando determinada área do cérebro”, comenta o prof. Rafael.

Estão por dentro de tudo isso? Nada de esperar perguntas muito específicas.
Relembre os aspectos gerais e se prepare para um dos principais processos seletivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *