Biologia no Enem: confira os conteúdos mais cobrados

O Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem, é uma das etapas mais importantes na vida de milhares de pessoas que querem adentrar no ensino superior. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os conteúdos mais cobrados na disciplina de Biologia no Enem.

Biologia no Enem: confira os conteúdos mais cobrados

Biologia molecular: o que é, técnicas e mais!

O Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem, é uma das etapas mais importantes na vida de milhares de pessoas que querem adentrar no ensino superior. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os conteúdos mais cobrados na disciplina de Biologia no Enem.

São estudantes no Brasil todo, sejam adolescentes nos últimos anos do ensino médio, recém-formados que ainda não começaram a universidade ou mesmo pessoas que desejam voltar a estudar depois de muito tempo. 

Todos estão aptos a participar do maior exame da américa latina e conquistar o sonho de ter um diploma no ensino superior. 

O Enem é um exame de 180 questões, além da redação, que proporciona tudo isso e ainda avalia o desempenho dos estudantes após o término dos estudos básicos, sendo necessário realizar aluguel de impressora para ter acesso a materiais impressos. 

É um programa que visa não apenas avaliar o conhecimento dos participantes sobre conteúdos gerais, mas tentar compreender quais são as áreas que essas pessoas estão mais voltadas.

Uma prova disso é a forma como o Enem faz a contagem das questões, pontuando de forma maior as mais difíceis e enquadrando alguns cursos dependendo da quantidade de acertos por disciplina.

Fora a redação, que é obrigatória para muitos, você pode priorizar algumas matérias sem zerar nenhuma das outras. Esse método tem como objetivo justamente fazer com que aquela pessoa que gosta de história consiga entrar em cursos que fazem relação.

Da mesma forma que uma pessoa que gabarita matemática está mais propensa a buscar cursos mais voltados a área de exatas. Obviamente que não se trata de uma regra, mas existe essa compreensão.

Dentre as diversas matérias que compõem o Enem, uma delas é a Biologia. Seja em uma escola particular fundamental ou pública, é incrível como essa matéria é de gosto quase unânime de todos os alunos. 

Há quem costuma ter medo de física, matemática e até química, mas quando o assunto é biologia, é comum que haja um desejo entre os alunos de tentar compreender um pouco mais do assunto.

Seja para descobrir como aquele animal respira ou se reproduz, até a tentativa de compreender um pouco mais sobre o próprio corpo, isso torna os assuntos bem mais fáceis de serem estudados e compreendidos para o momento da prova.

Afinal, todo estudo exige uma predisposição de quem for fazê-lo e engana-se quem acha que será fácil, mas talvez possa ser mais prazeroso estudar biologia do que para outras matérias. 

Tenha em mente que isso vai depender exclusivamente de cada pessoa. O aluno pode ser muito bom em aula de música, mas péssimo em biologia. A questão é não desistir e permanecer firme na rotina estudantil. 

Essa rotina só pode ser criada quando se há um amplo material de apoio para ser estudado e, para isso, separamos os principais conteúdos mais cobrados na matéria de Biologia no Enem.

Mas, antes, é válido lembrar que o Enem é dividido em quatro etapas, sendo:

  • Linguagens e Códigos;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Não podemos esquecer da redação que é importantíssima na nota final. O exame é caracterizado por não ser conteudista, ou seja, é diferente de outros vestibulares que exigem conhecimentos bem técnicos.

O Enem visa uma forma mais interpretativa para ser realizada e em geral consome mais os participantes pelo cansaço, já que são mais de 10 horas de prova, contando os dois dias para sua realização. 

 
Pode haver mudanças e até novidades no meio do processo mas, no contexto geral, os conteúdos separados a seguir seguem aquilo que os principais professores e especialistas no exame recomendam.

1 – Análises genéticas

Se você comprou um notebook novo ou estuda pelo método tradicional, que é utilizar livros, separe parte de seu tempo e faça simulações de questões envolvendo genética. Não é à toa que durante quase todo o período escolar estudamos sobre esse assunto. 

A genética sempre ganha um destaque especial nas questões do Enem e pode aparecer de diversos modos, como a realização de análises de heredogramas, questões sobre DNA, transgênicos e até mutações.

Essas questões são bem formuladas e seguidas de longos textos que podem confundir se lidos de forma apressada. 

Existem diversos métodos de respondê-las. Você pode fazer anotações conforme realizar a leitura, grifar o texto e até ir por eliminação de alternativas.

De todo o modo, se prepare pois é bem provável que caiam questões sobre Leis de Mendel, e probabilidade na genética. Em 2019, por exemplo, a genética foi o tema principal das questões que envolviam biologia.

Existe a necessidade, portanto, de compreender melhor esse assunto, até porque é mais fácil elaborar questões envolvendo interpretação quando colocamos no contexto genético. Se preciso, faça a encadernação de livros desse assunto com os principais pontos.

Atualize seus métodos de estudos e aprenda as questões técnicas, pois, de maneira geral, não costumam ser questões difíceis de serem respondidas, apenas leva um certo tempo para compreender melhor o que a questão está pedindo.

Por isso, responda com tranquilidade. Se preciso, destaque as informações mais importantes conforme for lendo a questão para que seja mais fácil o entendimento da mesma 

2 – Ecologia e problemas ambientais

A ecologia envolve diversos conteúdos, desde os mais básicos, como conceitos de cadeia alimentar e habitat natural dos animais, podendo expandir até assuntos mais complexos, como as mudanças climáticas.

Um levantamento recente mostrou que, nos últimos 10 anos, a ecologia esteve presente em cerca de 30% de todas as questões de biologia no Enem. Em geral, eles buscam por uma contextualização com o cotidiano.

Faça uma análise interpretativa dos textos, que podem estar cheios de pegadinhas. Também fique atento às notícias sobre clima e como o planeta se comporta perante às mudanças climáticas. Esses assuntos costumam cair de diferentes formas e métodos. 

3 – Parasitologia e virologia 

A pandemia do coronavírus mudou a forma como a população se comporta, por isso, questões referentes a vírus podem ser colocadas no exame devido a necessidade das pessoas de estarem cientes do que está acontecendo com o mundo.

Já a parasitologia é como realizar uma entrega de documentos por uma empresa: sempre deverá ser feita. É muito comum questões sobre parasitas e as doenças que eles causam, sintomas e métodos de prevenção.

Existem questões até de como funcionam os organismos desses seres, de modo que é fundamental saber o ciclo de vida deles, bem como a relação direta que eles têm com o hospedeiro. 

Há diversos conteúdos nos livros e vídeos que podem te ajudar a fazer uma preparação melhor para a compreensão desses temas. Lembre-se que você pode acessar as provas dos anos anteriores para dar uma espiada no que caiu. 

Há também a possibilidade de fazer a impressão de apostilas para estudo em casa ou até virtual. Não se esqueça de decorar o nome da doença e o parasita responsável por causá-la, além de que vírus e parasitas são diferentes.

Existe uma pegadinha super comum que é colocar nome de doenças causadas por vírus como se fossem transmitidas por parasitas. Esteja preparado para esse tipo de ocorrência e garante um ponto importante.

4 – Bioquímica e suas reações

Aminoácidos, carboidratos, proteínas, frutose, glicose, fibras e outros são pontos importantes da bioquímica que fazem referência ao contexto biológico. É preciso compreender quais são as funções de cada um desses agentes.

Isso é fundamental, uma vez que há questões que envolvem alimentação e função de cada um desses agentes que precisam ser compreendidas aos vestibulandos, sendo bastante comum haver uma confusão entre eles. 

Há também a necessidade de saber a função de cada órgão do ser humano para compreender melhor como eles podem agir diretamente em cada um desses agentes. São todas questões acompanhadas normalmente de textos e/ou gráficos. 

Por fim, sempre caem questões sobre divisão celular e suas etapas. Saber especificamente quais são essas etapas e o que ocorre em cada uma delas poderá garantir mais alguns pontos na prova. 

5 – Teorias evolucionistas 

O último tema, que faz referência a alguns outros é a evolução. Afinal, é algo que costuma sempre acontecer todos os anos, por se tratar de uma teoria que modificou tudo o que envolve a origem das espécies como origem da vida e afins.

Normalmente, nas questões o processo evolutivo é modificado, simplificando tudo de forma que seja possível fazer uma análise rápida e situacional do caso. Então existem as perguntas sobre ovos protegidos ou não por cascas e até questões reprodutivas.

Sejam de vertebrados ou invertebrados, você pode estudar tudo isso em uma sala privativa coworking, onde você poderá ter mais tranquilidade, mas existe também a possibilidade de ver vídeos em casa e responder questões de provas anteriores. 

Buscar responder diversas perguntas, cronometrando o tempo de realização delas, fará você simular o momento do exame, além de que você cria conhecimento sobre como essas questões são colocadas na prova. 

Esses são os assuntos que costumam cair em Biologia no Enem. Portanto, prepare-se para que você faça uma boa prova!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *