Chikungunya: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Saiba o que é a Chikungunya, seus sintomas, tratamentos e mais!

Chikungunya: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A febre de chikungunya ou, simplesmente, chikungunya, é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypt. Você deve estar familiarizado com esse nome porque esse é o mesmo transmissor da dengue — virose que afeta milhões de pessoas no mundo e, no Brasil, não dá trégua desde os anos 80.

Apesar da diminuição do número de infectados em 2020, provavelmente em função do isolamento social, a doença continua sendo um importante indicador de saúde pública e um tema presente em provas de Biologia do Enem e de vestibulares. Por isso, preparamos um material com todas as informações para você entender mais sobre a chikungunya!

O que é chikungunya

Doenças transmissíveis como malária e dengue oferecem dados importantes para medir a qualidade de vida da população e o acesso a uma boa qualidade de vida. Países com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) são mais atingidos por crises epidemiológicas de enfermidades causadas por protozoários ou vírus.

Além dessas doenças, já conhecidas no nosso país, convivemos com a chikungunya desde 2014, com mais incidência no Amapá e na Bahia. Como os sintomas são bem parecidos com os da dengue ou de uma gripe comum, ela demorou a chamar a atenção das autoridades de Saúde e da população.

Trata-se, enfim, de uma doença causada pelo vírus chikungunya (CHIKV), transmitido por mosquitos do gênero Aedes. Não existe vacina nem medicação específica, por isso, é preciso fortalecer a profilaxia (especialmente o combate aos criadouros do mosquito, assim como ocorre com a dengue).

Tanto quem habita a área rural quanto a área urbana está sujeito a se infectar, mas uma vez contaminada, a pessoa fica imune para o resto da vida.

A febre chikungunya

O nome da doença vem de uma palavra usada na Tanzânia que significa “aqueles que se dobram”, pelo fato de uma das características de quem tem a doença ser a dor nas juntas e, é claro, a pirexia (febre).

O paciente começa a sentir os sintomas subitamente, tem inchaço e dores nas articulações, e apresenta manchas vermelhas pelo corpo, além de febre alta (mais de 39ºC). Bem parecido com o estado da dengue, não é?

Os sintomas da chikungunya

Além dos sintomas citados, que começam de repente, a pessoa infectada pode ter coceira intensa em todo o corpo.

Uma curiosidade em relação às dores é que elas geralmente são bilaterais. Por exemplo, pulsos ou joelhos direito e esquerdo doem ao mesmo tempo — isso elimina a possibilidade de a pessoa achar que teve alguma concussão. Pelo contrário, é um sinal claro de que foi picada pelo vetor contaminado com o CHIKV.

Outros sintomas de chikungunya recorrentes são olhos avermelhados, dores de cabeça, náuseas e vômitos, mas não podemos deixar de mencionar que cerca de 30% dos infectados são assintomáticos.

O diagnóstico é confirmado por testes de sorologia em laboratórios e por PCR (Proteína C-Reativa), que analisa a presença do vírus no corpo humano. Essa detecção é feita recolhendo amostra de saliva ou de material retirado na parte posterior da garganta (nasofaringe).

O tratamento da chikungunya

Por enquanto, a febre chikungunya não tem um tratamento específico. Apenas os sintomas podem ser tratados, de forma a diminuir a febre e as dores com uso de antipiréticos e analgésicos — sempre ministrados sob cuidados médicos. A internação é necessária em muitos casos.

Como é comum que o paciente sinta incômodos ou mesmo dores fortes nos músculos e nas juntas por longos períodos após a doença, é recomendada a fisioterapia.

Dessa forma, o melhor tratamento da chikungunya ainda é a prevenção!

As diferenças entre dengue, zika e chikungunya

Para não ter dúvidas, veja as diferenças e similaridades dessas 3 doenças que matam mais de 17% dos infectados no Brasil anualmente.

Dengue

  • Causador(es): arbovírus DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
  • Transmissão: mosquitos Aedes, especialmente o Aedes aegypt.
  • Período de incubação: 4 a 10 dias após a picada do mosquito.
  • Sintomas: semelhantes aos de uma gripe forte, podendo evoluir para dores abdominais, vômitos com sangue, fezes de cor escura, tonturas, desmaios e sangramento no nariz. Por esse motivo, a forma grave da doença é chamada de hemorrágica.
  • Prevenção: a primeira vacina foi desenvolvida em 2015, mas só é utilizada em áreas endêmicas. A principal medida preventiva é o combate aos focos do mosquito.

Zika

  • Causador: Zika virus (ZIKV), que recebeu esse nome devido ao local onde surgiu a doença, na Floresta Zika, em Uganda.
  • Transmissão: mosquito Aedes aegypt.
  • Período de incubação: entre 3 e 7 dias após a picada.
  • Sintomas: febre leve, dores no corpo, às vezes náusea e diarreia. As dores podem durar até um mês após a infecção.
  • Especificidade: a zika é responsável pelo surto de microcefalia ocorrido no Brasil, devido ao grande contágio de grávidas na região nordeste. O vírus também está relacionado à síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune.

Chikungunya

  • Causador: vírus CHIKV.
  • Transmissão: mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (transmissor da febre amarela).
  • Tempo de incubação: máximo de 7 dias após a infecção.
  • Sintomas: na fase aguda, a febre é alta, podendo haver conjuntivite. As dores nas articulações, como citamos, são o diferencial dos sintomas da chikungunya.

Como você pôde perceber, os sintomas de dengue, zika e chikungunya são parecidos, além de que todas essas doenças têm um mosquito como agente transmissor. Em caso de contágio, cada uma pode evoluir de forma diferente e deixar sequelas, que vão de dores no corpo durante um longo período a óbito, passando pela microcefalia de fetos, no caso de pacientes grávidas.

A falta de saneamento básico e as más condições de moradia colaboram para o desenvolvimento de focos do mosquito (as fêmeas botam ovos em água parada) e, consequentemente, para o aumento da taxa de mortalidade no país.

Para as provas de Ciências da Natureza do Enem, é importante que você saiba os efeitos (físicos, econômicos e psicológicos) que a enfermidade pode causar na população. Questões sobre Atualidades também costumam cobrar esse tema, tão importante para o país.

Gostou de aprender mais sobre a chikungunya? Temos videoaulas sobre esse e muitos outros conteúdos! Conheça agora o Plano de Estudos e monte seu cronograma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *