Cladograma: o que é, plantas, animais e mais!

Em ano de vestibular e Enem, é preciso estudar sobre os mais diversos assuntos para manter os conhecimentos afiados para as provas. Por isso, neste post, você verá um resumo sobre o que é cladograma e como ele é representado nos reinos das plantas e dos animais!

O que é cladograma?

As relações filogenéticas entre cada ser vivo que habita nosso planeta são representadas por um diagrama conhecido como cladograma. As relações consistem na linha evolutiva entre as espécies da Terra e sempre despertaram o interesse dos cientistas, pois indicam de onde vieram, o grau de parentesco e quais ancestrais deram origem a elas, o que é crucial para que possamos entender a formação de nossa história e biodiversidade.

Cladograma das plantas

É importante destacar que, geralmente, nos vestibulares ou provas do Enem, o cladograma das plantas é um dos que mais costumam ser abordados. Em Botânica, a ordem desse cladograma é a seguinte:

  • briófitas;
  • pteridófitas;
  • gimnospermas;
  • angiospermas.

Cladograma do reino animal

Com uma infinidade de distinções de espécies, o cladograma animal é composto por organismos eucariontes, multicelulares e que com nutrição heterotrófica, isto é, não possuem capacidade de produzir o próprio alimento.

Embora tenham inúmeras diferenças evolutivas, todos os seres do Reino Animalia — em termos fisiológicos, morfológicos e anatômicos — têm características em comum, como a capacidade de locomoção, apesar do fato de que também existem espécies que não se locomovem (sésseis).

Além disso, com exceção dos poríferos, os tecidos são formados por células. O cladograma do reino animal é dividido em dois grupos principais: invertebrados e vertebrados. O primeiro agrupa cerca de 95% das espécies, enquanto o segundo apenas 5%.

Quer melhorar seu desempenho ao estudar em casa? Então conheça nossos planos de estudos e tenha muito mais preparo para prestar o vestibular e o Enem!

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!
Você pode gostar também