Muitas pessoas se perguntam como os vegetais conseguem ser autótrofos e não dependerem assim da ingestão de nutrientes. Essa pergunta pode ser respondida quando explicamos sobre a principal organela vegetal: o cloroplasto. Entenda mais logo abaixo.

O que é cloroplasto?

É uma organela de cor verde encontrada apenas nos vegetais (algas e plantas), a qual é responsável pelo processo de fotossíntese.

Função do cloroplasto

Como já destacado, a principal função do cloroplasto é a de realizar fotossíntese, gerando assim energia para o vegetal. Outra função sua que merece ser lembrada é a sintetização de lipídeos e aminoácidos, os quais são utilizados como membrana celular.

Cloroplasto: estrutura

Fazem parte da estrutura de um cloroplasto: membrana externa e membrana interna (ambas lipoproteicas); granum (conjunto de tilacoide, uma espécie de empacotamento de bolsa) e estroma (espaço preenchido pelas enzimas, DNA, RNA e ribossomos).

Teoria endossimbiótica

Teoria proposta pelo cientista Lynn Margulis; ela propõe que as mitocôndrias e os plastos têm uma origem evolutiva ligada aos seres procariontes localizados dentro de outros seres eucariontes. Deste modo, um dos principais embasamentos de Lynn e que o ajudou a elaborar a Teoria Endossimbiótica são as semelhanças genéticas entre essas organelas e as cianobactérias.

Cloroplasto: exercício

Saiba agora como esse assunto pode cair no vestibular.

(Udesc 2014) Analise as proposições quanto às características dos cloroplastos presentes na célula vegetal, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

(  ) Os cloroplastos são organelas constituídas por duas membranas e possuem DNA próprio.

(  ) Os cloroplastos não possuem um DNA próprio, mas apresentam RNAs e ribossomos para a síntese proteica.

(  ) O estroma é a matriz do cloroplasto, onde são encontradas várias enzimas que participam da fotossíntese.

(  ) Os tilacoides são vesículas achatadas que contêm os pigmentos que absorvem energia luminosa.

(  ) O granum está presente nos vacúolos do estroma e participa da fase escura da fotossíntese.

Resolução

V – F – V – V – F

Neste contexto, após a leitura do post, a associação da organela cloroplasto com a característica dos seres vegetais de produzirem seu próprio alimento fica mais simples de se compreender. Vale destacar ainda que essa é a principal organela de plantas e algas, sendo elas essenciais para a produção de oxigênio.

Quer saber de tudo sobre o mundo dos vestibulares? Confira o plano de estudos do Stoodi e aprenda de uma vez por todas a como organizar seu tempo para estudar para o vestibular!

0 Shares:
Você pode gostar também