Colágeno: o que é, para que serve, benefícios e mais!

Descubra o que é o colágeno e sua importância!

Colágeno: o que é, para que serve, benefícios e mais!

É bem provável que você já tenha escutado o seguinte nome: colágeno. Mesmo sem nunca tê-lo visto na escola ou no cursinho, saiba que ele é uma figurinha carimbada nos meios de conversa, especialmente quando o assunto envolve os cuidados com a beleza da pele. Afinal, o que é essa substância? Saiba mais a seguir!

O que é colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo dos seres humanos e que é fundamental para o equilíbrio do sistema tegumentar, além do tecido epitelial.

Colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é a forma de reposição mais conhecida para essa proteína. Aqui, a substância passa por um processo de hidrólise, ou seja, adição de água para a quebra da molécula em partículas menores.

Essa redução tem a proposta de fazer com que a absorção da proteína seja mais proveitosa pelo organismo.

Para que serve o colágeno

A palavra-chave para compreendermos o que é o colágeno e qual é a sua função no organismo é suporte. Essa proteína ajuda a conferir firmeza às diversas estruturas que encontramos no exterior e no interior do nosso corpo.

Benefícios do colágeno

Ter uma boa quantidade de colágeno circulando no organismo é algo fundamental para que possamos ter uma pele mais bonita, unhas mais fortes e cabelos mais saudáveis. No entanto, a estética não é tudo: a deficiência dessa proteína pode gerar alguns problemas para a saúde, como artrite e esclerose.

Alimentos ricos em colágeno

Apesar do colágeno ser naturalmente produzido pelo nosso corpo, a ingestão de determinados grupos de alimentos pode colaborar para uma maior oferta e produção dessa proteína no organismo. Veja alguns deles a seguir:

  • carnes vermelhas;
  • ovos;
  • peixes;
  • leguminosas.

Agora você já sabe o que é colágeno, né? Vimos, ao longo desse nosso bate-papo, o que essa proteína faz e como ela funciona no nosso organismo. Há, no entanto, muitas outras proteínas a serem estudadas. Confira o restante das que mais caem no vestibular no Plano de Estudos Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *