Cupim: o que são, tipos e características!

Veja como os cupins se organizam e como podem ser exemplos de insetos no seu vestibular!

Cupim: o que são, tipos e características!

Quem nunca perdeu um móvel devorado por cupins não sabe o que é ter que tentar controlar esse tipo de praga. O cupim é um inseto que vive tanto no campo quanto na cidade. Nos centros urbanos, é responsável pela destruição de muitos objetos feitos de madeira.

Mas nem só de destruir cadeiras vive um cupim! Como todo ser vivo na natureza, ele tem uma importância ecológica muito grande. Quer descobrir mais sobre esses insetos e sobre o papel deles no meio ambiente? Continue a leitura e confira!

O que é cupim?

O cupim é um inseto, portanto invertebrado, pertencente a ordem Isoptera, também sendo conhecido como térmita, siriri ou aleluia, dependendo da região. Com mais de 2.000 espécies catalogadas em todo o mundo, os cupins são famosos por causar prejuízos econômicos, destruindo objetos de madeira e outros materiais com base em celulose.

Também causam grandes prejuízos em plantações e cultivos agrícolas, apesar de apenas 10% das espécies serem conhecidas por atacar plantas. Dadas essas características, é natural que sejam reconhecidos como pragas, mas possuem também uma importante função ecológica na natureza.

Se considerarmos a quantidade de espécies, a ordem dos cupins é intermediária entre os insetos. Mas, em termos de biomassa e quantidade de indivíduos, os cupins se assemelham às formigas, minhocas e até mesmo aos seres humanos, estando entre os animais mais abundantes do planeta.

Tipos de cupim

Como mencionamos, existem milhares de espécies diferentes de cupins. Mas, para fins de estudo, podemos classificá-los em dois tipos: os cupins de madeira e os cupins subterrâneos, afinal de contas são esses os que mais afetam a vida do ser humano.

Cupim de madeira seca

Os cupins de madeira seca se instalam dentro de peças e móveis de madeira com baixa umidade. É muito comum que apareçam em telhados, batentes, móveis e outros objetos feitos de madeira. Embora as colônias não sejam muito grandes, esses cupins causam sérios estragos, pois sua detecção só é possível quando o ataque já está em níveis avançados de destruição.

O ataque acontece pela criação de galerias dentro da madeira, onde os cupins se locomovem e se reproduzem. Geralmente só se percebe a presença da colônia quando as fezes são descartadas para o lado de fora da peça de madeira.

Entre os períodos de setembro a dezembro, os cupins abandonam os abrigos e voam, até se desprenderem de suas frágeis asas. Assim, fugindo da luz, buscam construir novas colônias em objetos de madeira, dando início às infestações.

Cupim subterrâneo

Os cupins subterrâneos são considerados uma praga urbana de grande potencial de destruição. Alimentam-se não apenas de madeira, mas também de qualquer outro material que contenha celulose e, diferentemente dos citados acima, precisam de umidade para sobreviver.

Por esse motivo, geralmente a colônia é desenvolvida no solo. Nas construções, não importa se a madeira está em contato direto com o solo para que seja atacada. Construções de alvenaria são as mais visadas, pois esse tipo de cupim constrói as galerias de acesso através de fundações, paredes, tubulações, entre outras estruturas, enquanto o núcleo da colônia se mantém em solo.

Os indivíduos operários desse tipo de cupim se deslocam entre colônia e construção em busca de alimento, retornando diariamente para a colônia em busca de umidade. Tubos de lama são os principais indicativos de uma infestação por cupins subterrâneos.

Características do cupim

formigueiro cupim

As várias espécies de cupins existentes no planeta apresentam importantes diferenciações em suas características. Podem ou não ter asas (ápteros ou alados), sua cabeça apresenta formatos variados, possuem ocelos, antenas e aparelho bucal mastigador, além de um volumoso abdômen.

Organização

Assim como outros insetos, os cupins são animais sociais. Possuem formas jovens e adultas, sendo que os indivíduos adultos podem se dividir em dois grupos: sexuados alados (machos) e as fêmeas, com a função de espalhar a colônia no exterior.

Além deles, ainda existem o rei e a rainha cupim, que têm como função primordial se reproduzirem dentro da colônia. Para se ter uma ideia, uma rainha pode viver entre 25 e 50 anos! Existem também os cupins ápteros (sem asas), que são os operários e soldados.

Os cupins operários realizam praticamente todas as funções de uma colônia, como alimentação, limpeza e construção. Já os soldados são responsáveis pela defesa da colônia, ainda que, eventualmente, prestem auxílio aos operários.

Reprodução

A reprodução externa dos cupins acontece com a revoada dos machos alados, que saem da colônia para encontrar ambientes favoráveis à criação de uma nova sociedade. Após a formação de um casal entre um macho alado e uma fêmea, os cupins pousam e perdem suas asas, sendo denominados dealados.

Procuram, então, abrigo, selando o ninho com a própria saliva e dejetos. Assim, ocorre a cópula e os ovos são postos pela nova rainha. A primeira geração de filhotes é cuidada diretamente pelo rei e pela rainha, até que tenham produzido operários suficiente para a função. O ninho é expandido e a rainha aumenta consideravelmente de tamanho, crescendo em potencial reprodutor. Uma colônia demora de 2 a 4 anos para amadurecer e, então, o processo se reiniciar.

Importância ecológica

Apesar de serem mundialmente conhecidos como pragas urbanas, os cupins possuem uma grande importância ecológica. São considerados consumidores primários e também decompositores, auxiliando na transformação da matéria e energia.

Também auxiliam na aeração e nutrição do solo ao transportarem nutrientes e abrirem suas galerias subterrâneas. Essas funções ecológicas estão presentes na maioria das espécies de cupins, de modo que apenas uma minoria causa prejuízos diretos ao homem.

Como acabar com cupim

Se a sua casa está com alguma infestação de cupim, é possível adotar algumas soluções para acabar com as colônias. O primeiro passo é, obviamente, encontrar essa colônia. Para isso, basta seguir o rastro de dejetos dos cupins, semelhante a uma poeira grossa. Em algum momento, você encontrará a entrada da colônia nos buracos de madeira.

Além de venenos específicos para cupins, é possível usar algumas soluções caseiras, como:

  • vinagre;
  • óleo de cravo;
  • óleo de laranja;
  • querosene;
  • desengripante;
  • bórax;
  • inseticidas variados.

As primeiras três opções são ideais para quem tem animais de estimação em casa, pois não agridem o meio ambiente e não fazem mal para os pets. Caso a infestação seja generalizada, talvez seja melhor entrar em contato com uma empresa especializada em dedetização.

O cupim é um dos animais mais presentes no dia a dia da sociedade. Do campo à cidade, são tão benéficos quanto destrutivos. Agora que você já sabe lidar com esses insetos, que tal conferir nossos exercícios e videoaulas de Biologia para se dar bem Enem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *