Doenças causadas por bactérias: sintomas, tratamento e prevenção

Confira tudo sobre os sintomas, tratamentos e prevenção a doenças causadas por bactérias!

Doenças causadas por bactérias: sintomas, tratamento e prevenção

Doenças causadas por bactérias: aprenda com o Stoodi

Todos os direitos reservados.

Os seres vivos estão cercados por diversos tipos de bactérias. Algumas realizam trocas com os seres , de forma benéfica, como as bactérias do intestino humano que regulam o metabolismo, porém, existem bactérias que causam doenças. Essas doenças podem ser tratadas facilmente com o uso de antibióticos, mas se isso não for feito rapidamente ou for feito de maneira inadequada, podem levar à morte.

Entenda mais sobre as doenças causadas por bactérias neste post especial do Stoodi!

O que são as bactérias?

As bactérias são seres extremamente pequenos que estão presentes em todos os ambientes e passam despercebidos ao olho nu. Por isso, se tornam agentes perigosos à saúde humana — agentes esses que podem ser infecciosos, atacando o corpo e principalmente o sistema imunológico.

As bactérias são capazes de se proliferar em grandes grupos de microrganismos de natureza unicelular, por isso conseguem espalhar as doenças.

Doenças causadas por bactérias: sintomas tratamento e prevenção

Sintomas

As doenças causadas por bactérias são ditas infecciosas. Essas infecções apresentam vários sintomas, entre eles:

  • febre alta;
  • diarreia;
  • vômitos;
  • calafrios;
  • manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

No entanto, os sintomas podem variar dependendo da bactéria causadora da infecção.

Tratamentos

Para cada tipo de doença causada por bactérias, existe uma forma diferente de tratamento. A melhor delas é a prescrição de antibióticos que combatem os microrganismos, mas precisa ser feita por médicos.

Vale ressaltar que todos os antibióticos devem ser ministrados corretamente, sempre respeitando os horários estabelecidos. Nunca se deve parar o tratamento antes do tempo prescrito pelos médicos, pois isso pode fazer com que a infecção volte mais facilmente e também com que a bactéria crie resistência aos medicamentos, agravando a cura da doença.

Prevenção

Para prevenir a contaminação e a ingestão de algum tipo de bactéria é importantíssimo manter bons hábitos de higiene. E quais são eles? Bom, vamos começar por estes:

  • lavar muito bem as mãos e os alimentos;
  • sempre consumir água tratada ou fervida.

Isso diminui as chances de ingerir bactérias e, consequentemente, de adoecer! Já as DSTs — doenças sexualmente transmissíveis, como a Sífilis e a Gonorreia — podem ser evitadas por meio do uso de preservativos. E, em outros casos, como o da meningite, a prevenção pode ser feita a partir da vacinação, que começa desde o nascimento.

Quais são os tipos de doenças causadas por bactérias?

Doenças causadas por bactérias

Existem várias bactérias que causam diferentes doenças nos seres humanos. Vamos conhecer mais de 5 doenças causadas por bactérias?

Botulismo

O botulismo é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum, que paralisa o sistema nervoso. Seus primeiros casos estiveram relacionados ao consumo de salsichas contaminadas e alimentos enlatados.

A paralisia começa nos músculos da cabeça e vai descendo para as outras regiões do corpo. Além disso, o paciente pode ter como sintomas:

  • visão distorcida;
  • dificuldade para falar e deglutir alimentos;
  • fraqueza muscular;
  • prisão de ventre;
  • desmaios;
  • enjoos.

O agravamento da doença pode levar à paralisia dos músculos da respiração, causando a morte do paciente.

A internação é fundamental para o tratamento, pois os medicamentos precisam ser ministrados de forma correta. E, como prevenção, é necessário que as pessoas escolham bem os alimentos enlatados, evitando latas enferrujadas ou amassadas.

Cistite

Causada por uma bactéria que naturalmente está presente no intestino — a Escherichia coli — a cistite é uma doença crônica caracterizada pela irritação ou inflamação da bexiga.

Essa doença acontece pelo fato de algumas pessoas não ingerirem muita água, o que acaba atrapalhando a eliminação das bactérias presentes na bexiga. Ela pode ocorrer também pelo uso de roupas íntimas apertadas, que contribuem para a proliferação das bactérias.

O paciente com cistite sente vontade de urinar a todo tempo, uma certa ardência ao urinar e febre. O tratamento é feito com o uso de antibióticos. Para se prevenir, é preciso:

  • beber bastante água;
  • urinar ao longo do dia sempre que tiver necessidade;
  • evitar utilizar roupas íntimas apertadas.

Tuberculose

Sendo considerada uma doença grave, a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que ataca o sistema respiratório. O contágio é feito pelas vias respiratórias, quando o paciente espirra ou tosse, deixando as bactérias no ambiente.

O primeiro sintoma geralmente é tosse prolongada (que dura mais de três semanas), seguida de catarro que às vezes pode vir com sangue, febre, muito suor, falta de apetite e o emagrecimento do paciente.

O tratamento é feito com o uso de quatro medicamentos durante dois meses, na primeira etapa. A segunda fase pede somente o uso de dois dos medicamentos administrados. Depois de seis meses de tratamento realizado de maneira correta, os pacientes podem ser curados da tuberculose.

A prevenção é feita pela proteção das pessoas que estão envolvidas com o cuidado dos pacientes, sempre evitando o contato direto com eles.

Leptospirose

A leptospirose é causada por bactérias do gênero Leptospira e pode afetar tanto os seres humanos quanto os animais. É uma doença transmitida pelo contato com água ou objetos contaminados pela urina dos animais infectados.

O paciente com leptospirose apresenta vários sinais característicos, como:

  • febre alta;
  • dor muscular;
  • mal-estar;
  • tosse;
  • olhos avermelhados;
  • manchas vermelhas espalhadas pelo corpo todo.

Se não for tratada corretamente, a doença pode trazer sérios danos aos rins, inflamação na membrana cerebral, insuficiência hepática e respiratória, tendo assim um índice de 40% de risco de morte.

O tratamento é sempre manter o paciente bem hidratado e administrar antibióticos. A prevenção começa quando os alimentos são bem lavados antes do consumo. Além disso, é preciso manter caixas d’água fechadas e vacinar os animais.

Meningite

É uma das doenças causadas por bactérias e é caracterizada pela inflamação das meninges — ou seja, as membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal. Existem três tipos de meningites bacterianas, causadas por três diferentes microrganismos:

  • meningococos;
  • pneumococos;
  • haemophylus.

Os sintomas gerais são dores de cabeça e no pescoço, nuca mais rígida, febre alta e manchas vermelhas. A meningite pode ser transmitida pelo espirro, saliva e tosse. O tratamento deve ser realizado o mais rápido possível, com antibióticos ministrados na veia (para reduzir a chance de a doença causar surdez ou até mesmo a morte).

A prevenção é feita com vacinação e evitando o contato com os pacientes.

Pneumonia

A pneumonia é caracterizada pela infecção pulmonar e a sua forma mais comum acontece por meio da bactéria Streptococcus pneumoniae.

O paciente pode sentir dores no corpo, uma falta de ar constante, febre alta, tosse, fraqueza e muito cansaço. Ela é transmitida pelo contato com espirros, saliva e tosse dos pacientes infectados. Já o tratamento é feito com o uso de antibióticos. Caso a doença evolua, a internação se torna necessária.

A prevenção é feita principalmente pelo cuidado adequado com as gripes, pois um resfriado mal curado pode evoluir para um quadro muito mais grave de pneumonia.

Tétano

Causado pela bactéria Clostridium tetani, o tétano é uma doença infecciosa que ataca o sistema nervoso central. Infelizmente, quando não tratada, pode levar o paciente a óbito.

Os sintomas mais comuns são:

  • músculos rígidos;
  • febre;
  • dores de cabeça;
  • espasmos musculares;
  • dificuldade para movimentar os músculos da boca.

A doença é transmitida por pequenos cortes ou feridas que foram contaminadas com fezes, plantas, objetos cortantes enferrujados e que contenham a bactéria em questão. Para o tratamento, é preciso administrar relaxante muscular e antibióticos. O tétano pode ser prevenido com vacinação e a limpeza correta das feridas.

Qual a origem dos nomes dessas doenças?

Como você viu, os nomes de doenças bacterianas geralmente têm origem no microrganismo causador. Assim, se você precisa lembrar disso para as provas do ENEM, vale a pena seguir por esse caminho, memorizando bem essas informações.

Mas lembre-se de que não são apenas essas as doenças causadas por bactérias, ok? Há inúmeras! Para ter uma ideia, existem doenças que acometem diferentes partes do corpo e são causadas por bactérias, por exemplo:

  • na pele: abcessos, espinhas e celulite infecciosa;
  • nos olhos: blefarite (infecção nas pálpebras), conjuntivite e terçolho;
  • na boca: cárie, placa bacteriana etc.

Bom, agora você sabe mais sobre bactérias e as doenças que elas causam. Aprenda sempre mais! Acesse a lista de exercícios do Stoodi e veja como você pode testar seus conhecimentos e aprimorar seus estudos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *