Efeito estufa: o que é, causas e consequências

Confira o que é o efeito estufa: veja suas causas, consequências para o meio ambiente e a relação com o aquecimento global!

Efeito estufa: o que é, causas e consequências

Preparado para mais um conteúdo sobre Geografia? Hoje, abordaremos um tema muito recorrente e polêmico na atualidade, o efeito estufa.

Nosso planeta dispõe de mecanismos atmosféricos que regulam e mantêm o clima terrestre. Apesar disso, atitudes desmedidas da nossa sociedade influenciam diretamente o correto funcionamento desses sistemas. Esse efeito é um fenômeno natural da Terra, mas está passando por significativas mudanças no decorrer do tempo.

É muito importante compreender todo esse conteúdo, pois, além de influenciar diretamente a sua vida, ele é tema recorrente nas provas do Enem. Agora você vai aprender o que é efeito estufa, suas causas e consequências, os gases que compõem esse sistema, além da sua relação com o aquecimento global.

Prepare o papel e a caneta. Confira agora o conteúdo completo!

O que é efeito estufa?

Basicamente, é um fenômeno responsável por manter a atmosfera terrestre aquecida. Funciona como um mecanismo natural para regular a temperatura média do planeta, girando em torno dos 15ºC. Sem esse sistema, não seria possível a existência da maioria das espécies de vida, pois os termômetros indicariam níveis negativos de tempéries.

Esse mecanismo é decorrente dos gases que compõem a atmosfera terrestre. Eles impedem que o calor gerado pelos raios solares seja totalmente refletido para o espaço após atingirem a superfície do planeta. Em outras palavras: essa atmosfera funciona como uma estufa de plantas, permitindo a entrada dos raios solares, mas evitando que o calor se dissipe. Dessa maneira, o ambiente mantem-se devidamente aquecido.

É da comparação com esse exemplo que surge a expressão “efeito estufa” para denominar o fenômeno natural.

Causas do efeito estufa

Esse mecanismo atmosférico funciona graças aos gases que retêm o calor na superfície terrestre. Devido a essa camada gasosa, no momento em que os raios solares atingem a terra, 50% deles ficam retidos na atmosfera. O restante da luz solar atinge o planeta, aquecendo-o e irradiando calor.

Esses componentes gasosos devem ser comparados a isolantes, pois eles absorvem parte do calor irradiado pela Terra. Entretanto, esse efeito intensificou-se e provocou o aumento da temperatura média do planeta, especialmente nos últimos 100 anos. Isso o ocorreu devido a problemas urbanos, como a emissão de CO2, e o desmatamento de florestas.

A poluição do ar, graças à emissão dos gases de efeito estufa (GEE), acontece principalmente pela utilização de combustíveis fósseis. Eles liberam substâncias como o dióxido de carbono e o metano na atmosfera. O aumento significativo desse componentes químicos dificulta a propagação dos raios infravermelhos, gerando mais calor retido na atmosfera terrestre.

Gases do efeito estufa

O efeito estufa acontece em decorrência de alguns gases encontrados na atmosfera. O ser humano também é responsável por aumentar a emissão deles de maneira significativa. Acompanhe agora os principais GEE que intensificam o efeito estufa, causando impactos ambientais.

Dióxido de carbono

Esse é o gás encontrado com maior abundância, visto que é emitido por meio de várias atividades humanas. A utilização de combustíveis fósseis, ao exemplo do petróleo e do carvão mineral, é a principal responsável pela sua emissão. Desde a primeira Revolução Industrial, houve um aumento de 35% da emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Gás metano

Possuindo um poder 21 vezes maior que o dióxido de carbono no efeito estufa, o gás metano ocupa a segunda posição como contribuinte para o aumento da temperatura atmosférica.

Sua emissão provém das atividades humanas relacionadas a aterros sanitários, lixões e pecuária. Bovinos, por exemplo, produzem gás metano pela digestão de ruminantes, eliminando-o por meio da eructação.

A maior parte da produção desse gás provém de fontes antrópicas, fator que gira em torno dos 60%.

Óxido nitroso

É emitido por bactérias presentes no solo ou nos oceanos. As práticas de agricultura extensiva são as maiores responsáveis pelas fontes do óxido nitroso, o que acontece devido à ação humana desmedida.

São exemplo dessas práticas: o manejo do solo, a utilização de fertilizantes nitrogenados e o tratamento de rejeitos sólidos. A força ativa desse óxido em aumentar temperatura terrestre é 298 vezes maior que a do dióxido de carbono.

Gases fluoretados

São aqueles produzidos pelo homem com o propósito de atender às demandas industriais.

Como exemplos desses poluentes, podemos citar: os hidrofluorocarbonetos, utilizados em mecanismos de arrefecimento e refrigeração; os hexafluoretos de enxofre, utilizados na fabricação de produtos eletrônicos; os perfluorocarbonos, emitidos por meio da fabricação de alumínio; clorofluorcarbono (CFC), principal responsável pela destruição da camada de ozônio.

Além dos exemplos citados, o vapor d’água também é um dos grandes responsáveis pelo efeito estufa. Ele retém o calor irradiado pela Terra, distribuindo-o para várias direções. Dessa maneira, ele mantém aquecida a superfície geral do planeta.

Consequências do efeito estufa

De acordo com órgãos internacionais responsáveis por analisar o quadro das mudanças climáticas, os danos irreversíveis gerados pela deturpação do efeito estufa são:

 

urso polar efeito estufa

Efeito estufa e aquecimento global

A consequência direta da intensificação do efeito estufa é o aquecimento global. Ele é caracterizado pelo aumento da temperatura média terrestre em um período considerado curto para a história humana.

Pesquisadores responsáveis por estudar o clima mundial constataram que, desde a Primeira Revolução Industrial (meados do século XIX), a média de calor no planeta aumentou cerca de 0,6ºC.

Pelo motivo de a atmosfera ser dinâmica, esse calor é irradiado em toda a biosfera, independentemente de onde ocorre a maior concentração dos gases de efeito estufa.

É estimado que, no decorrer dos anos entre 2025 e 2050, a temperatura aumente em até 2ºC, caso o nível atual de poluição atmosférica permaneça na mesma proporção,

Foi ótimo aprender sobre efeito estufa. Dessa maneira, conseguimos compreender esse fenômeno tão importante para a manutenção da vida terrestre. Ao mesmo tempo que ele é essencial para seres vivos, sua intensificação é responsável pelo aquecimento global.

Assim, necessitamos levar em consideração a preservação do meio ambiente e incentivar a colaboração de todos nesse ideal. Optar por fontes de energia renováveis, evitar o descarte inadequado do lixo e preservar a cobertura vegetal são atitudes que evitam o aumento da temperatura do planeta.

Aproveite o fim de semana para estudar e continue seu aprendizado com exercícios sobre a atmosfera terrestre. A equipe do Stoodi tem os melhores materiais online para você mandar bem no Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *