Endocitose e exocitose: o que são, diferenças e tipos!

Descubra tudo sobre a endocitose e a exocitose e suas principais diferenças!

Endocitose e exocitose: o que são, diferenças e tipos!

Para que um estudante consiga entender bem grande parte das matérias relacionadas com as Ciências da Natureza, é fundamental que ele saiba como funcionam os processos biológicos a nível celular. Deste modo, é interessante destacar dois processos de transporte de substâncias essenciais para a vida de uma célula: endocitose e exocitose.

Matéria recorrente no Enem, o estudo do mecanismo que possibilita uma célula a movimentar partículas ao seu redor é de extrema importância para quem vai fazer vestibular, até porque o entendimento de outras matérias da Biologia depende da compreensão desse assunto.

Mas você realmente sabe o que é endocitose e exocitose? Descubra agora!

Termos da citologia

Para compreender melhor esses dois processos de transporte de partículas, é importante conceituar primeiramente alguns termos essenciais da citologia.

Organela

Organela é o nome dado para as partículas que compõem uma célula (mitocôndrias, ribossomo, lisossomo, complexo de Golgi etc.), que são limitadas pela membrana plasmática.

Membrana plasmática

É uma espécie de barreira plasmática que protege a célula do meio externo, impedindo a entrada de organismos nocivos e a saída de importantes organelas.

Citoplasma

Já o citoplasma é um tipo de fluido que se encontra no interior das células, isto é, ele é limitado pela membrana plasmática e envolve todas as organelas.

O que é endocitose?

A endocitose nada mais é do que um recurso utilizado pela célula para ingerir substâncias/partículas que estão livres no meio externo (líquido extracelular). Sendo assim, há duas formas de uma célula realizar a endocitose: pinocitose e fagocitose.

Pinocitose

O processo de ingerir partículas é classificado como pinocitose quando essas partículas já se encontram dissolvidas. Em outras palavras, é quando a célula ingere substâncias no estado líquido por meio da invaginação de sua membrana.

Fagocitose

Já a fagocitose ocorre quando a célula utiliza pseudópodes (falsos pés) para envolver (formando uma espécie de cerco) as partículas e posteriormente ingeri-las.

Vale destacar que é a partir da fagocitose que as células conseguem englobar substâncias (classificadas como grandes) no estado sólido, principalmente bactérias e até mesmos outros tipos de células.

O que é exocitose?

Como o próprio nome sugere (o prefixo “exo” remete a algo externo), a exocitose é o processo utilizado pela célula para eliminar/expelir partículas de seu interior. É a partir desse recurso que uma célula consegue remover resíduos intracelulares (os quais entraram na célula por meio da fagocitose ou pinocitose) que não serão mais aproveitados.

Cabe ressaltar ainda que a exocitose não se limita a expulsar da célula agentes que entraram por meio da endocitose, isso porque ela também é capaz de eliminar partículas geradas pela própria célula (secreções).

Qual a diferença entre endocitose e exocitose?

A principal diferença que o estudante precisa saber entre a endocitose e a exocitose é que um processo se relaciona com a entrada de partículas (tanto no estado sólido quanto no estado líquido), enquanto o outro é um recurso utilizado pela célula para expulsar partículas (seja elas que foram capturadas pela endocitose, seja apenas resíduos produzidos pela célula).

estudos sobre endocitose e exocitose

Endocitose e exocitose: exercícios

Agora que você já sabe o conceito desses dois processos, bem como a diferença entre endocitose e exocitose, veja abaixo como essa matéria pode ser explorada no vestibular.

1. (UFSM 2012) Os transportes através da membrana plasmática podem ser feitos a favor do gradiente de concentração ou contra ele. No entanto, quando as moléculas são grandes demais, as células recorrem a outros mecanismos, como a endocitose e exocitose. É, então, correto afirmar:

a) A exocitose é denominada clasmocitose, quando libera exclusivamente resíduos grandes durante a digestão celular.

b) No conjunto de processos da exocitose, não está incluída a liberação de hormônios para o metabolismo celular.

c) A pinocitose é o processo usado pelas células para englobar partículas pequenas e sólidas.

d) Na fagocitose, a célula emite pseudópodes que envolvem a partícula a ser englobada.

e) As bolsas citoplasmáticas que contêm o material englobado por pinocitose são chamadas fagossomas.

Resolução

Alternativa correta letra “d”.

2. (UFU MG 2008) São poucas as células que realizam o transporte de substâncias por meio da fagocitose. As amebas (protozoários), por exemplo, utilizam esse processo em sua alimentação.

Considerando esse tipo de transporte, analise as afirmativas abaixo.

I. Pela emissão de pseudópodes, a ameba captura o alimento, que é digerido no seu interior por meio de enzimas específicas.

II. A fagocitose é um transporte ativo, pois o alimento atravessa a membrana com a ajuda de proteínas que carregam o alimento para o interior da ameba.

III. Nos vertebrados, o processo de fagocitose é utilizado por algumas células de defesa, como por exemplo, alguns glóbulos brancos.

Marque a alternativa correta.

a) apenas I e III são corretas.

b) apenas I e II são corretas.

c) apenas II e III são corretas.

d) I, II e III são corretas.

Resolução

Alternativa correta letra “a”.

3. (ESCS DF 2009) Alguns organismos unicelulares, como as amebas e alguns invertebrados, capturam seres microscópicos e, depois, fazem a digestão das moléculas orgânicas complexas que formam esses seres.

No processo da digestão heterofágica, pode-se destacar:

a) fenômenos semelhantes aos peroxissomos, mas atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares.

b) estruturas membranosas de contorno arredondado e com função principal de decompor o peróxido de hidrogênio.

c) transformações de um tipo celular em outro — é o que ocorre no processo de formação das hemácias.

d) efeitos que envolvem uma série de alterações e provocam a morte das células.

e) partículas alimentares que penetram na célula e ficam no interior de bolsas alimentares, formando o vacúolo digestivo.

Resolução

Alternativa correta letra “e”.

Portanto, após ler este post, deve ter ficado mais simples de entender o quão importante é a endocitose e exocitose para a vida das células. Vale destacar que, por se tratar de uma matéria que contém vários termos biológicos parecidos, é importante que o estudante leia com cuidado os textos para que não cometa erros na hora de fazer os exercícios.

O post sobre endocitose e exocitose foi válido para você? Então conheça nosso plano de estudos e leia também sobre outras matérias que vão cair no vestibular. Com ele, você pode refazer as provas antigas do Enem e ainda planejar os estudos no seu ritmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *