Estações do ano: quais são e muito mais!

Conheça mais a fundo como funciona a formação das estações do ano!

Estações do ano: quais são e muito mais!

As estações do ano são períodos que dividem o ano de acordo com a variação de temperatura e outras peculiaridades. Que no verão faz calor e no inverno faz frio, a gente percebe, mas você sabe exatamente como tudo isso acontece? Já adiantamos que tem a ver com os movimentos que o Planeta Terra faz.

Entender como se divide o ano em verão, outono, inverno e primavera é fundamental para quem vai prestar o Enem e outros vestibulares. Afinal, esse é um tema muito cobrado nos exames.

Pensando nisso, trouxemos este post, que explica tudo o que precisa saber sobre as quatro estações do ano. Vamos lá?

O que são estações do ano?

As estações do ano são as subdivisões do ano conforme as características climáticas. Mas você sabia que nem sempre foram 4? Antigamente, o ano era dividido em 2: o período quente e o período frio.

O primeiro era subdividido em 3 fases: Prima Vera (temperatura e umidade moderadas); Tempus veranus (temperatura e umidade elevadas) e Estivum (temperatura alta e umidade baixa).

O segundo também tinha subdivisões: Tempus Autumnus (temperatura com declínio gradual) e Tempus Hibernus (frio intenso, com geadas e até neve em algumas regiões do mundo).

Entretanto, depois de algum tempo, o ocidente resolveu instaurar o esquema das quatro estações para se ajustar melhor à posição dos equinócios e solstícios, que falamos logo mais.

A título de curiosidade, em algumas culturas, o ano é dividido de outras maneiras. A China ainda tem cinco estações, já a Índia apresenta 3. No continente Africano, Angola só tem duas estações: a das Chuvas e o Cacimbo. Nos polos sul e norte existem também apenas duas estações, o inverno e o verão.

Como ocorrem as quatro estações do ano?

estações do ano

Por que será que ao longo do ano a gente tem climas com temperaturas e características tão diferentes? Isso se deve à inclinação do Planeta Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação da Terra (giro no próprio eixo) permite a existência do dia e da noite.

Já a translação (giro em torno do Sol) possibilita a diferenciação das estações. Isso acontece porque a forma da órbita da Terra ao redor do Sol é uma elipse. Dessa maneira, em certos períodos ela fica mais perto do Sol (quente), em outros mais longe (frio).

Por conta da inclinação da Terra, as estações do ano não ocorrem ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto no hemisfério sul é verão, no hemisfério norte é inverno.

Depois de 6 meses, essas estações se invertem. É por isso também que as regiões localizadas na faixa tropical do planeta não apresentam as quatro estações do ano bem definidas, tendo o verão e o inverno predominantes.

Solstício

É um fenômeno astronômico que significa o início do verão e do inverno. Nessa época, o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios. Quando isso acontece é chamado de solstício de verão. Consequentemente o outro hemisfério estará no solstício de inverno.

Equinócio

O equinócio também é um fenômeno astronômico. Ele acontece duas vezes por ano (primavera e outono) e é quando os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz, pois a incidência solar se torna perpendicular à linha do Equador. Nesse caso, os dias e as noites têm durações iguais.

Quais são as estações do ano?

Se você já ouviu a música “As Quatro Estações“, de Sandy e Júnior, percebeu que eles falam de uma forma poética sobre algumas características das estações do ano.

Está certo que não temos tanta inspiração assim, mas, a seguir, a gente fala sobre as particularidades de cada uma das estações.

Verão

O verão acontece depois da primavera e é a estação com as maiores temperaturas do ano e com maior período de luz do dia. Isso significa que, além de muito calor, os dias são mais longos, clareando mais cedo e escurecendo mais tarde. Outra característica é o aumento das chuvas.

Outono

O outono é uma estação transitória que ocorre após o verão. Nele, há uma diminuição gradual da luz solar até o inverno. Uma característica bem marcante é o amarelamento e a queda das folhas das árvores.

Inverno

Depois do outono vem o inverno, com as temperaturas mais baixas e o menor tempo de luz do dia de todo o ano. Ou seja, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas.

Algumas regiões do mundo, as que ficam mais próximas aos polos, são marcadas pelas nevascas.

Primavera

A primavera vem logo após o inverno e é quando as temperaturas começam a subir, mas ainda se mantêm amenas e agradáveis. É considerada uma estação muito bonita, pois as árvores e flores costumam florescer. Nela, também, há o aumento gradual das chuvas.

Estações do ano no Brasil

Como vimos, as estações do ano não ocorrem nem ao mesmo tempo e nem da mesma maneira em todo o mundo. As características principais são as que definem as estações, porém, cada região do planeta tem suas peculiaridades. Aqui no Brasil não é diferente.

As regiões sul e sudeste do país apresentam estações mais bem definidas. Já nas outras, existe o período quente e o período úmido, além do período quente e do período seco. Você sabe as datas de início das estações do ano no Brasil e no hemisfério sul? Olha só:

  • verão: 21 de dezembro de 2020;
  • outono: 20 de março de 2020;
  • inverno: 20 de junho de 2020;
  • primavera: 22 de setembro de 2020.

Estações do ano no hemisfério norte

Agora que você já sabe quando começa e quando termina as estações do ano no hemisfério sul, deve ter batido a curiosidade de saber como funciona no hemisfério norte, não é mesmo? Não se preocupe, a gente conta agora! Observe!

  • verão: de 21 de junho a 23 de setembro;
  • outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro;
  • inverno: de 22 de dezembro a 20 de março;
  • primavera: de 20 de março a 21 de junho.

Como vimos, as estações do ano são períodos que dividem o ano de acordo com as características climáticas.Elas são definidas conforme a posição da Terra em relação ao Sol durante a translação.

Verão, outono, inverno e primavera são as 4 estações do ano no ocidente, adotadas por diversos países, mas também há outras divisões pelo mundo.

Está estudando para o Enem e para os vestibulares? Então é preciso estar por dentro também do que são os biomas. Aliás, você sabia que o Stoodi pode ajudar a montar um Cronograma de Estudos personalizado para você não perder matérias? Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *