Fases da Lua: quais são, ciclos e mais!

Conheça cada uma das fases da Lua e o que são elas!

Fases da Lua: quais são, ciclos e mais!

Os vestibulares, principalmente o Enem, adoram contextualizar suas questões. Não é difícil encontrar perguntas com extensas introduções para criar um cenário perfeito e, então, testar seus conhecimentos sobre determinado assunto.

Você sabia que um dos contextos mais utilizados é referente às fases da lua? Afinal, ela é fundamental para regular nossa vida na Terra.

Isso porque esse corpo iluminado pelo sol participa dos movimentos de translação e rotação, girando em torno do sol e do próprio eixo. Assim, ela influencia as marés quando está mais próxima do nosso planeta e também pode realizar o eclipse lunar, dependendo da sua fase e posição.

Pensando em ajudar você a compreender profundamente como funcionam as fases da lua e suas diferentes características, compartilhamos neste conteúdo as principais informações sobre o tema para você estar preparado quando ele aparecer no vestibular.

Confira!

O que são as fases da Lua?

Você já deve ter percebido que a lua nem sempre aparece da mesma forma no céu. Na verdade, ela pode ser vista a partir de quatro modelos distintos: nova, crescente, cheia e minguante.

Cada um deles representa uma fase da lua, estando diretamente relacionada com o seu grau de iluminação.

Por não apresentar luminosidade própria, a lua só aparece quando está sendo iluminada pelo sol. Acontece que a lua, assim como os planetas do nosso sistema solar, se movimenta em processos de rotação e translação. Isso faz com que, dependendo da sua posição, ela seja mais ou menos iluminada pela grande estrela do sistema.

Indo mais além, o astro também realiza o movimento de translação junto à Terra. É por isso que muitas vezes conseguimos visualizar eclipses lunares e solares, isto é, quando o nosso planeta se posiciona à frente da lua, bloqueando toda a luminosidade que ela poderia receber do sol, ou atrás, projetando a sombra contra a Terra.

Com essa grande movimentação, podemos visualizar a lua de diferentes formas, caracterizando o que chamamos de as quatro fases da lua.

Cada uma delas representa uma posição diferente do astro e dura entre sete e oito dias, sendo que todo o ciclo dura 29 dias, tempo chamado de lunação.

Quais as fases da Lua?

fases da lua

Para compreender o funcionamento do ciclo lunar, precisamos entender quais são as fases da lua e como elas aparecem no céu. Esse conhecimento garante uma leitura mais rápida das provas e o entendimento eficaz dos enunciados contextualizados.

Portanto, nos próximos tópicos, explicamos as quatro fases para você aprimorar sua aprendizagem. Confira!

Lua nova

Uma lunação sempre é iniciada pela lua nova. É nesse momento que a lua está posicionada entre o sol e a Terra, sendo impossível visualizá-la no céu. Normalmente, ela nasce a partir das 6 horas e se põe às 18 horas.

Além disso, é importante ter em mente que o calendário com fases da lua nem sempre estará harmonizado com o início e fim do mês.

É por isso que falamos que a lua nova pode aparecer em qualquer momento do mês, porque o seu tempo de translação e rotação não acompanha o calendário gregoriano. Ou seja, o marcador de dia e tempo que utilizamos no nosso dia a dia não contabiliza o movimento dos astros.

Lua crescente

Após o momento de escuridão, surge a lua crescente. Ela é caracterizada pela fácil observação de ¼ da sua totalidade, e é dividida em crescente côncavo e convexo. Assim, quando está saindo da lua nova até atingir o quarto crescente, chamamos o período de crescente côncavo.

Em seguida, a partir do momento que ela enche um pouco mais do que o quarto crescente, a chamamos de crescente convexo, estando cada vez mais próxima da lua cheia. Isso faz com que essa fase de transição receba somente uma iluminação parcial, isto é, recebendo luminosidade em apenas uma face.

, fonte: https://unsplash.com/photos/uIf6H1or1nE

Lua cheia

A lua cheia é, sem dúvidas, a mais conhecida de todas. Nesse momento, a encontramos cheia no céu e podemos visualizá-la em sua totalidade.

Isso ocorre porque a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua, facilitando a chegada dos raios solares para iluminar o astro. Aqui, ela aparece por volta das 18 horas e se põe a partir das 6 horas do outro dia, horário contrário da lua nova.

Como você deve imaginar, o movimento de rotação faz com que o planeta Terra se mantenha voltado à lua em função da força gravitacional. Por isso, durante a lua cheia, é esperado encontrar marés mais fortes e intensas, já que os três astros estão alinhados.

Lua minguante

A última fase da lua é conhecida como minguante. Aqui, percebemos o esvaziamento do astro no céu, como se, aos poucos, sua luminosidade fosse se perdendo até sumir para entrar na lua nova.

Assim como a fase crescente, esse momento também é dividido em dois períodos: minguante convexo e minguante côncavo.

Chamamos o início da sua fase, quando ela acabou de deixar o momento cheio até chegar no quarto minguante, de minguante convexo. A partir do momento em que ela deixa o quarto e se aproxima da lua nova, chamamos de minguante côncavo, em função do formato que ela aparece no céu.

Ciclo da Lua

No início deste artigo explicamos que as fases da lua compõem um grande ciclo, chamado de lunação. A partir do momento em que a lua deixa de ser minguante e passa a ser nova, temos o encerramento de um ciclo e o início de outro, o que pode ou não corroborar com o início de um mês do calendário gregoriano.

No entanto, muitas culturas e religiões utilizam o ciclo da lua para guiar suas ações, tendo em vista o impacto que o astro pode causar no nosso dia a dia, como nas marés.

Temas como sagrado feminino e religiões indianas usufruem das fases da lua para tomarem diferentes decisões e guiarem suas atitudes de curto, médio e longo prazo.

Você percebe como conhecer as fases da lua é importante para aprimorar sua aprendizagem? A partir desse conhecimento, você pode aprofundar seus estudos na área de Física e Geografia, por exemplo, revisando temas como rotação e translação, influencia da lua nas marés e comportamento dos astros no sistema solar.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite para estudar cada vez mais e conheça o nosso cronograma de estudos! Assim, você monta um excelente planejamento para mandar bem nas provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *