Fator RH: o que é, positivo e negativo!

Veja o que é o Fator RH!

Fator RH: o que é, positivo e negativo!

Além do Sistema ABO — essencial para nossos estudos e para salvar vidas no dia a dia da prática médica e veterinária —, precisamos falar sobre o Fator RH. A seguir, tiramos as principais dúvidas sobre esse tema. Acompanhe!

O que é fator RH

Os tipos sanguíneos dos seres humanos são definidos por meio da polialelia (ou alelos múltiplos). O mais conhecido por nós é o Sistema ABO, que define se teremos um sangue do tipo A, B, AB ou O. Você também já deve ter reparado que há um sinal de positivo ou negativo logo após essa denominação, certo? Esse sinalzinho é o chamado Fator RH.

No vestibular, esse conceito é normalmente cobrado em relação à eritroblastose fetal, ou doença hemolítica do recém-nascido. Esse problema causa a destruição das hemácias do bebê devido a uma incompatibilidade entre o seu sangue e o de sua mamãe.

Fator RH positivo

O fator RH positivo é o gene dominante nesse caso. Falando sobre a eritroblastose fetal, ele é um perigo nas gestações.

Exemplo: Se a mãe é RH negativo e o pai é positivo e homozigoto, a criança vai nascer também com RH+. No caso de uma primeira gestação, isso não representa um problema, mas se a mãe voltar a engravidar de um bebê com fator positivo, seu corpo vai atacar as hemácias do feto devido à produção de anticorpos.

Fator RH negativo

O fator RH negativo, portanto, é o recessivo. Para evitar problemas com a eritroblastose fetal, as mães que têm essa discrepância na genética sanguínea com os seus bebês fazem uso de uma “vacina” aplicada ainda durante a gestação.

Tabela fator RH

Para compreender o assunto de Genética, nada melhor do que uma boa e velha tabelinha, certo? Confira a seguir um bom exemplo que vai ajudar você a gravar melhor as informações aqui passadas:

Gostou de saber mais sobre o Fator RH? Lembre-se de sempre revisar esse conteúdo para não esquecê-lo na hora das provas! Para organizar suas revisões e horários, que tal contar com a ajuda do Plano de Estudos Stoodi?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *