Fecundação: o que é, como funciona o processo e mais!

Saiba agora tudo sobre fecundação, o processo e muito mais!

Fecundação: o que é, como funciona o processo e mais!

De onde viemos? Para onde vamos? Qual é o sentido da vida? Essas perguntas permeiam a humanidade há milhares de anos. Algumas delas ainda não foram respondidas e são objeto de estudo de áreas como a Filosofia. Outras, por sua vez, têm evidências científicas e soluções já estabelecidas a partir da Biologia.

A origem da vida ainda é, de certa forma, um mistério. Mas os processos que nos levam a nascer fazem parte de uma disciplina conhecida como fecundação, que estuda os fenômenos da formação de zigotos e do estabelecimento de embriões nas mais diferentes espécies de seres vivos.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue a leitura e aprenda os principais conceitos sobre fecundação, a fim de guiar o começo de seus estudos e ajudá-lo na compreensão de uma das matérias essenciais para o vestibular. Vamos lá!

O que é fecundação? 

É uma palavra utilizada para designar o processo de união entre os gametas (feminino e masculino), em uma reprodução sexuada, e a consequente formação do embrião.

Nessa matéria, estudamos o comecinho da formação da vida, ou seja:

  • como se dá a união entre os gametas;
  • o que acontece após eles se encontrarem;
  • quais são as condições necessárias para que isso ocorra;
  • os tipos de fecundação existentes e os grupos de seres vivos em que cada um deles ocorre;
  • o início da formação do embrião.

O processo de desenvolvimento do embrião, por sua vez, é objeto de estudo da embriologia. Por isso, compreenda primeiro os tópicos mencionados acima e apenas depois passe para a próxima fase de seus estudos, ok?

Fecundação interna

Nesse tipo de fecundação, a união entre os gametas feminino e masculino acontece no interior do organismo da fêmea daquela espécie.

Essa é uma fecundação com uma série de vantagens. A mais importante é a proteção do embrião, que ficará “escondido” durante todo o seu desenvolvimento no organismo de sua mãe. No caso dos ovíparos, o embrião ficará dentro de um ovo fora do corpo da mãe, mas que também garantirá a sua segurança.

Outro destaque se dá na nutrição do embrião, já que ele se alimentará a partir dos nutrientes maternos ao longo de todo o seu processo de crescimento. São vantagens evolutivas que garantem o sucesso das espécies envolvidas.

Alguns exemplos de seres que fazem fecundação interna são as aves e os mamíferos, além de alguns tipos de répteis.

Fecundação externa 

A fecundação externa, por sua vez, acontece fora do organismo da fêmea. Os gametas femininos e masculinos se encontram no ambiente externo. Para que esse tipo de fecundação ocorra, é fundamental a presença da água.

Essa fecundação é comum em plantas, insetos, anfíbios e alguns peixes.

Fecundação cruzada 

O evento conhecido como fecundação cruzada envolve a fecundação simultânea de dois seres vivos. Essa é uma estratégia muito importante para a manutenção da vida e a diversificação das espécies, já que acontece uma grande recombinação genética no processo.

A fecundação cruzada é comum em vegetais, a partir da troca de pólen, e em seres do filo annelida. Esses realizam também a autofecundação, processo em que o próprio animal — que é hermafrodita — se fecunda.

Fecundação in vitro

A fecundação in vitro é um tipo de fecundação realizado em laboratório. Aqui, as condições laboratoriais imitam o que acontece dentro do organismo das fêmeas da espécie, garantindo que o embrião se desenvolva e possa ser, posteriormente, implantado em um organismo adulto e reprodutivamente viável.

Outra técnica parecida é a inseminação artificial, que permite que o embrião se desenvolva. A diferença é que, neste caso, a fecundação acontece no corpo da mãe, e não em um ambiente criado no laboratório.

fecundação

Fases da fecundação

As fases da fecundação humana são:

  • primeira fase: penetração do espermatozoide na chamada corona radiata, estrutura mais externa do ovócito;
  • segunda fase: continuação do avanço do espermatozoide, que dessa vez passa pela camada conhecida como zona pelúcida;
  • terceira fase: mistura das estruturas do espermatozoide com as do ovócito, gerando o que é conhecido como zigoto.

As próximas fases são estudadas na embriologia. A partir daqui, o zigoto começa a se desenvolver em repetidas meioses, gerando o que virá a ser o embrião.

O processo de fecundação varia de acordo com as diferentes espécies. Por isso, é interessante que você aprofunde os seus estudos nas seguintes espécies:

Não deixe, também, de estudar mais sobre o processo de fecundação em mamíferos. Esse é o tipo mais cobrado em todos os vestibulares!

Onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto? 

A fecundação, nos humanos, acontece em um lugar conhecido como trompas de Falópio ou tubas uterinas. Nelas, o ovócito se encontrará com o espermatozoide. Após esse encontro, o zigoto vai se dirigir ao útero da mulher, onde se fixará e começará a se desenvolver.

Para entender melhor esses termos e conceitos, sugerimos que você dê uma olhada nos artigos sobre o sistema genital feminino e, claro, sobre o sistema reprodutor dos seres humanos. A partir daí, você conseguirá visualizar melhor as estruturas e poderá compreender toda a matéria!

Fecundação: exercícios

Você já está familiarizado com alguns dos principais conceitos que envolvem a fecundação. Agora é hora de conferir como esse tipo de assunto é cobrado nos vestibulares. Vamos lá?

(Fuvest 2003) Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?

a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.

b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.

c) Formação de testículos e de ovários.

d) Fusão de núcleos celulares haploides.

e) Cópula entre macho e fêmea.

Resposta: D

Lembrando que, caso você não tenha conseguido responder, não se preocupe. O aprendizado se dá a partir dos erros, e você está começando a sua caminhada nesse conteúdo. Ainda há muito o que aprender!

Gostou de entender mais sobre o conceito de fecundação? Esse é um assunto indispensável para os vestibulares, por isso é chegada a hora de aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema! Dê uma olhadinha no Plano de Estudos do Stoodi e veja como os nossos professores podem ajudá-lo nesse processo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *