Glicólise: o que é, etapas e tipos!

Saiba o que é glicólise e quais suas etapas.

Glicólise: o que é, etapas e tipos!

Existem muitas substâncias químicas que, para serem utilizadas da melhor forma por um determinado organismo, precisam passar por processos de quebra de moléculas. Desta maneira, vale destacarmos o papel fundamental que a glicólise realiza dentro do conjunto de reações químicas celulares. Acompanhe!

O que é glicólise?

A glicólise é caracterizada por ser um processo metabólico que quebra uma molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico.

Onde ocorre a glicólise?

Esse processo acontece sempre no citoplasma celular dos organismos, não sendo assim um mecanismo metabólico exclusivo dos vírus.

Etapas da glicólise

A glicólise soma ao todo 11 reações químicas divididas em duas fases. A primeira fase é classificada como sendo uma fase que demanda energeticamente 2 ATPs, e, é delimitada até a formação de duas moléculas de gliceraldeído-3-fosfato.

Já a segunda fase é conhecida pela geração energética de 4 ATPs a partir de reações oxidativas enzimáticas.

Glicólise: exercício

Veja agora um exemplo de exercício sobre glicólise.

(UFAM 2010) A respiração, que se processa em três etapas distintas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória, é um processo de liberação de energia através de complexas moléculas orgânicas. Indique a alternativa correta relacionada a este processo:

a) Os processos de glicólise e de fermentação são idênticos, com exceção da etapa inicial, dependendo apenas da presença de oxigênio.

b) No ciclo de Krebs ocorre a formação de ácido pirúvico em compostos intermediários por várias reações químicas, resultando como produto final o ácido oxalacético e a liberação de CO2 para a cadeia respiratória.

c) Na glicólise ocorre a quebra da molécula de glicose e a formação de duas moléculas de ácido pirúvico, com lucro de dois ATPs para a célula.

d) Na cadeia respiratória ocorre o transporte de hidrogênio, consumo de oxigênio molecular e produção de CO2.

e) No ciclo de Krebs ocorre a transformação de glicose em ácido pirúvico e H2.

Resolução

Alternativa correta letra “c”.

Sendo assim, podemos concluir que a glicólise é um mecanismo essencial para a sobrevivência de uma célula, até porque ela está ligada diretamente com a respiração celular. É relevante ressaltar ainda que esse processo ao todo representa um saldo energético positivo de 2 ATPs (2 gastos na primeira fase e 4 gerados na segunda fase).

O post foi interessante para você? Você pode explorar muitos conteúdos de Química fazendo seu cadastro no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *