Hormônios vegetais: o que são, tipos e exercícios!

Tire suas dúvidas sobre hormônios vegetais, seus tipos e teste seus conhecimentos com exercícios.

Hormônios vegetais: o que são, tipos e exercícios!

Para o vestibular, a Biologia é dividida em alguns grandes campos: a Genética, a Zoofisiologia e a Botânica são alguns dos principais. Este último, por sua vez, é um dos mais temidos pelos vestibulandos, especialmente quando falamos sobre conteúdos como o de hormônios vegetais.

Respire bem fundo, lembre-se de que você é completamente capaz e de que o preparo para o vestibular é cheio de altos e baixos, mas que a sua vaga está guardadinha, ok?

Dito isso, aprenderemos mais sobre os hormônios vegetais e a função de cada um deles. Ao fim do texto, faremos alguns exercícios para que você veja como esse tipo de assunto é cobrado no vestibular e se sinta mais seguro com essas questões nas provas. Beleza? Então, vamos lá!

O que são hormônios vegetais?

O sistema endócrino dos seres vivos é um dos mais importantes (embora não se possa, é claro, quantificar a relevância de um sistema específico dentro de um organismo). Ele é responsável direto pela regulação do metabolismo e pelo desenvolvimento desses animais.

No entanto, o reino animal não é o único a apresentar algo desse tipo. O reino vegetal também tem hormônios especiais, que regulam o desenvolvimento das plantas e fazem com que elas cresçam, amadureçam seus frutos e reduzam a atividade metabólica, entre outras funções.

Eles são conhecidos, também, como fitormônios. A seguir, veremos mais sobre cada um deles e suas funções no desenvolvimento desses seres. Vamos lá?

Tipos de hormônios vegetais

Agora, vamos descobrir quais são os hormônios vegetais e a função principal de cada um, identificando sua importância no desenvolvimento das plantas.

Auxinas

Auxinas (ácido indolacético), também conhecidas pela sigla AIA (que aparece em muitas provas, como veremos nas questões de hormônios vegetais), são as responsáveis por estimular o crescimento da raiz e do caule das plantas, além de terem propriedades herbicidas.

Esse hormônio é produzida nos embriões (logo após a fecundação e a germinação) e na gema apical. Seu transporte é feito pelo parênquima e ocorre de cima para baixo, com a diminuição da concentração da AIA ao longo do percurso. O processo de podaserve para mudar sua área de concentração.

Giberelina

A giberelina é o hormônio encarregado pelo estímulo à germinação de sementes. Ela é, portanto, essencial para o desenvolvimento da planta desde o início. Pode ser utilizada na indústria para ativar a germinação.

É produzida em vários pontos da planta, entre eles a raiz, as sementes e os brotos. Também estimula a distensão celular e o desenvolvimento dos ovários (frutos) nas plantas.

Citocinina

A citocinina é um hormônio responsável pelo estímulo de divisões celulares (que, no caso, são mitoses) nas plantas, promovendo o crescimento longitudinal do caule, ramos e raízes. Nas folhas, ela retarda a senescência (envelhecimento e queda das estruturas).

Ela é produzida no meristema da raiz e distribuída pelo xilema.

Etileno

A principal função do etileno, no reino vegetal, é a de estimular o amadurecimento dos frutos. É por conta da ação desse hormônio que uma fruta amadurece muito mais rápido quando a cobrimos com um jornal, por exemplo, já que esse hormônio se dispersa no ar facilmente.

Esse processo ocorre graças ao aumento da respiração nos tecidos, o que favorece a degradação da clorofila e do amido, iniciando o processo de decomposição daquele fruto. Por isso, temperaturas mais frias fazem com que o processo de amadurecimento seja mais lento.

hormonios vegetais girassol

Ácido abscísico

O ácido abscísico (também conhecido pela sigla ABA) é responsável direto pela inibição do crescimento das gemas apicais e pela redução da atividade metabólica, especialmente durante o inverno. O ABA também ajuda no impedimento da germinação de sementes em frutos.

Outra função importância é o controle do fechamento de estômatos. Sua produção ocorre no parênquima, especialmente em estruturas como as folhas, a coifa e o caule. O transporte ocorre de modo generalizado, tanto pelo floema quanto pelo xilema.

Questões sobre hormônios vegetais

Agora, chegou a hora de fazer duas questões de hormônios vegetais. Elas apareceram em vestibulares tradicionais do Brasil em outros anos e servirão não só para você treinar o que aprendeu hoje, mas também para entender como esse tipo de assunto é cobrado nas provas.

1. (UFU) Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O AIA (ácido indolilacético) nem sempre estimula o crescimento vegetal, podendo também inibi-lo, dependendo de sua concentração e do órgão onde atua.

II. Citocinina é um nome geralmente dado a certas substâncias naturais ou sintéticas que nos vegetais estimulam divisões celulares.

III. Os efeitos mais marcantes da ação do etileno nos vegetais referem-se à quebra de dormência de sementes e à formação de frutos partenocárpicos.

a)     I e III estão corretas;

b)     Apenas I está correta;

c)      II e III estão corretas;

d)     I e II estão corretas.

Resposta: D

2. (UFMS) Atualmente, são conhecidas cinco categorias de hormônios vegetais que atuam sobre o desenvolvimento das plantas. Sabendo-se que esses hormônios têm formas de atuação e funções distintas, identifique, entre as alternativas abaixo, aquela que está correta:

a)     As giberelinas são produzidas no meristema apical do caule e inibem as gemas laterais, impedindo o surgimento de ramos na planta;

b)     As auxinas são produzidas principalmente nas raízes e estimulam o crescimento de caules e folhas;

c)      Etileno é uma substância líquida, produzida pelas folhas, e desempenha um importante papel no crescimento das raízes;

d)     O ácido abscísico atua no crescimento das diferentes partes da planta, bem como exerce um importante papel como estimulador na germinação das sementes;

e)     As citocininas, produzidas nas raízes e transportadas pelo xilema para as demais partes da planta, estimulam a divisão celular.

Resposta: E

Ufa! Terminamos a nossa conversa. E aí, gostou de aprender mais sobre os hormônios vegetais? É importante não parar nunca de revisar esse assunto e de fazer exercícios sobre ele. Por isso, que tal contar com a ajuda do Plano de Estudos Stoodi e aprender sobre outros temas com a ajuda dos melhores professores? Acesse o link e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *