Hospedeiro: o que é, tipos e mais!

Hospedeiro: o que é, tipos e mais!

Você sabe o que é um hospedeiro? Para muitos, esse tema pertence à ficção científica; para nós, que estamos lidando com o vestibular, esse é um assunto indispensável da área da Biologia. Que tal, então, aprender um pouco mais sobre esse conteúdo tão importante?

O que é hospedeiro

Hospedeiro é o nome dado a um organismo, independentemente de seu grupo, que atua como “moradia temporária” para outro organismo.

Aqui, podemos relacionar esse conceito a vários outros temas da ecologia e das interações entre os seres vivos: mutualismo, comensalismo e parasitismo!

Tipos de hospedeiro

Agora, veja quais são os tipos e as diferenciações entre os hospedeiros.

Definitivo

O hospedeiro definitivo é aquele que abriga, em seu organismo, o parasita em sua fase madura. Um exemplo possível é o próprio homem no caso de várias doenças, como a esquistossomose.

Intermediário

Aqui, ao contrário do caso visto acima, o hospedeiro abriga o parasita quando ele se encontra na sua fase de larva. Utilizando o mesmo exemplo anterior (a esquistossomose), o hospedeiro intermediário seria o caramujo.

Paratênico

Por fim, temos o hospedeiro paratênico, que é aquele que serve apenas como uma espécie de veículo para o parasita. Aqui, temos organismos que transportam o parasita de um local para o outro, não sendo relevantes ou fundamentais para o ciclo transmissivo de uma doença.

Exemplos desse tipo de hospedeiro são alguns peixes grandes, que ingerem peixes menores contaminados com larvas de Diphyllobothrium. O processo termina quando o ser humano ingere o peixe maior, geralmente cru.

Doenças que têm hospedeiros

Agora, veja alguns exemplos de patologias, além da esquistossomose, que têm hospedeiros no seu ciclo de ocorrência:

  • Doença de Chagas;
  • Dengue;
  • Leishmaniose;
  • Malária;
  • Febre amarela.

Já deu para perceber que conhecer o conceito de hospedeiro e os seus principais tipos é muito importante para entender diversas patologias, certo? Para saber ainda mais sobre esse e outros assuntos, dê uma olhadinha no Plano de Estudos do Stoodi!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *