Melanina: o que é, tipos e função!

Sabe o pigmento da pele que nos declara brancos ou negros? Essa é a melanina. Descubra mais sobre!

Melanina: o que é, tipos e função!

A melanina é um pigmento produzido pelo nosso próprio organismo, responsável pela cor dos nossos cabelos, da pele, entre outras coisas. Isso também inclui aquele belo bronzeado que você adquire quando fica horas na praia, tomando um sol!

A quantidade de melanina produzida varia entre os indivíduos e é determinada geneticamente. Observe as pessoas ao seu redor — aquelas mais claras produzem menos melanina.

Nesse post, você vai descobrir como a melanina atua no organismo, sua importância para o vestibular e como ela pode estar presente nas doenças e em seu dia a dia. Vamos à leitura? O conhecimento está aguardando você!

O que é melanina?

Conforme ressaltamos, a melanina é responsável pelos vários tons de pele da raça humana. Hoje, temos conhecimento de como ela é produzida e sua atuação no sistema tegumentar. Porém, no passado, na época em que os europeus invadiram a África, a cor da pele dos habitantes locais gerava preconceito no povo branco europeu. Os brancos viam a cor da pele daquele povo como uma “sujeira biológica”.

Não é por acaso que a Etiópia recebeu esse nome, que vem de origem grega e significa “de rosto queimado”. Por volta do século XX, com o avanço da ciência, houve maior entendimento sobre a melanina. A nova informação ajudou na luta contra o racismo.

A cor da pele fica mais escura à medida que aumentam a quantidade de melanossomos (partículas citoplasmáticas pigmentadas) na região subcutânea. A tonalidade básica de cada ser é produzida pela melanina construtiva que está ligada à genética. No entanto, o tom bronzeado da pele exposta ao sol é resultado da ação da melanina facultativa. Ela é produzida somente após ação dos raios ultravioletas. Nesse caso, a cor da pele é alterada dependendo da exposição.

Como a melanina é produzida?

A melanina é produzida no interior da célula melanócito. Esse tipo de célula dendrítica encontra-se na junção da derme com a epiderme, região dos queratinócitos. Os prolongamentos dos melanócitos entram nas células das regiões basal e espinhosa do tecido epitelial, liberando ali toda a melanina produzida.

A interação dos melanócitos com os queratinócitos recebe o nome de unidade epidérmico-melânica. Um melanócito pode se relacionar com até trinta queratinócitos, e quanto mais melanossomos um indivíduo possui, mais escura será sua pele.

Grânulos de melanina é o nome dado ao melanossomo quando está cheio da substância pigmentosa. A partir daí, a melanina flui para os queratinócitos e se une aos lisossomos nesta célula. O globo com o pigmento fica acima do núcleo celular protegendo o DNA de danos causados pela radiação solar.

Mas, de fato, como a melanina é formada? O nosso corpo gera o aminoácido tirosina que, em contato com a enzima tirosinase (formada no sistema de Golgi — melanossomos — que se encontra no interior dos melanócitos), se transforma em 3,4 diidroxifenilalanina. Essa enzima age mais uma vez sobre o composto resultante da primeira ação e, então, é criada a melanina.

A produção da substância pigmentosa não é tão simples, portanto demora um pouco. Mas, a boa notícia é que existem alimentos que podem estimular a produção da melanina. O consumo de frutas, legumes e verduras ricas em vitaminas A, C e E, além de betacarotenos, acelera a geração de melanina.

Quais são os tipos de melanina?

homem velho melanina

Eumelanina

Lembra que no começo mencionamos que a melanina é responsável pela cor dos cabelos? Então, a eumelanina é a substância que dá a cor preta ou castanha aos fios. Isso acontece porque ela é formada por pigmentos granulosos que têm um alto peso molecular.

Além disso, essa substância apresenta a característica de dispersar a luz ultravioleta, pois, como os pigmentos são mais concentrados e pesados, eles ficam mais unidos. Por isso percebemos que os cabelos escuros são mais brilhantes.

Feomelanina

Já a feomelanina possui pigmentos que vão do vermelho ao amarelo, sendo identificada em abundância em cabelos naturalmente loiros ou ruivos. Encontram-se mais dispersos no meio, dessa forma fica mais difícil refletir a luz.

Qual a função da melanina?

A principal função da melanina é a fotoproteção, ou seja, preservação do DNA celular dos danos causados pela radiação solar. Observe que, quando uma pessoa se expõe à luz do sol, seu corpo reage tornando a pele mais escura. Isso acontece porque a produção da melanina facultativa é estimulada.

Com os grânulos de melanina atuando de forma mais unida, a reflexão da luz ultravioleta é mais efetiva. Mas não devemos nos descuidar do uso do protetor solar, pois nosso escudo natural não é totalmente eficaz. Alguns problemas podem ocorrer na produção de melanina que causam excesso ou deficiência do pigmento.

O vitiligo é um exemplo de doença em que ocorre a perda da pigmentação cutânea. Apesar de não existir uma causa definida, estudos apontam para a relação entre distúrbios emocionais e o aparecimento das manchas. Nesse caso, ocorre uma doença autoimune em que o próprio organismo destrói os melanócitos.

O albinismo também é uma doença ligada à falta de melanina no corpo. O aminoácido tirosina fica inativo nesses indivíduos. Como resultado, não há produção de pigmentos na pele. As pessoas que sofrem com essa condição têm a pele, os olhos e cabelos muito claros e extremamente sensíveis ao sol.

Já no caso do melasma, ocorre o excesso de produção de melanina. As manchas em tons de marrom que geralmente ocorrem nas bochechas, testa e buço são desencadeadas por exposição solar ou desequilíbrio hormonal. A principal atitude para se evitar o melasma é o uso de um bom protetor solar.

Portanto, ter níveis equilibrados de melanina no organismo evitam o melanoma (câncer de pele), que acontece devido ao prejuízo causado ao DNA celular. Com o avanço da medicina, conseguimos mais informações sobre como ter uma vida saudável e balanceada. E não se esqueça: sempre use o protetor solar.

E aí? O texto ajudou a compreender a importância da melanina no organismo? Aproveite o momento e se cadastre gratuitamente no Stoodi. Pratique também os conhecimentos adquiridos resolvendo os exercícios de Biologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *