Método científico

Descubra quais são as etapas de um método científico!

Método científico

O método científico é um processo fundamental para a constatação de hipóteses na Ciência. Sem ele, não poderíamos garantir o padrão de pesquisas e descobertas nesse campo. Você sabe como ele funciona? A seguir, confira informações importantes sobre esse tema!

O que é método científico

Você conhece o conceito de regras de etiqueta, certo? Elas são um conjunto de normas que nos mostram um comportamento padrão que deve ser reproduzido em determinados ambientes.

O método científico funciona, de certa forma, como essas regras. Ele é um conjunto de normas que devem ser seguidas quando vamos notificar uma descoberta científica. Essas regras fazem com que a hipótese possa ser aceita devido ao padrão seguido.

Etapas do método científico

Confira as etapas desse processo tão importante:

  • observação (uma situação é observada pelo cientista);
  • questionamento (o que leva essa situação a acontecer?);
  • hipótese (é levantada uma hipótese dos motivos que levam a situação a ocorrer);
  • experimento (são feitos testes da hipótese, sempre com uma situação controle e outra alterada de acordo com as hipóteses);
  • conclusão (resultados são obtidos e interpretados).

Método científico: exemplos

Vamos utilizar um experimento muito famoso para exemplificar essa questão: o do pescoço de cisne, feito por Pasteur.

Aqui, Pasteur precisava observar uma situação — no caso, o surgimento de larvas de moscas em determinado ambiente. Depois, ele levantou o questionamento: as larvas surgem espontaneamente ou não?

Em seguida, levantou a hipótese de que esse aparecimento ocorria devido à presença de organismos não visíveis a olho nu. Posteriormente ele testou sua hipótese, tendo um objeto de controle (o frasco aberto). Por fim, publicou suas descobertas em uma revista científica.

Gostou de conhecer mais sobre o método científico? Além de importante para a vida (e, quem sabe, para o seu futuro acadêmico), esse assunto costuma cair nas provas de maneira bem objetiva, como o Enem. Agora, conheça o Plano de Estudos Stoodi e confira outras dicas importantes para o vestibular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *