O assunto pode parecer um pouco desagradável, mas uma coisa é fato: precisamos falar sobre os nematelmintos. O filo Nematoda, grupo dos vermes cilíndricos, é um tema que sempre dá as caras nas principais provas de Biologia nos vestibulares mais concorridos do Brasil.

Por isso, é muito importante identificar suas características e, claro, diferenciá-los dos outros vermes que conhecemos, os platelmintos. Afinal, muitas questões sobram justamente isso: informações sobre a identificação desse grupo que pode ser muito prejudicial para os seres humanos.

Por isso, preparamos um post com um resumo bem bacana para que você possa dar o pontapé inicial em seus estudos sobre esse tema. Preparado? Então, vem com a gente e foco nos estudos!

O que são nematelmintos?

Os nematelmintos são, por definição, vermes de corpo em formato cilíndrico. Esse nome vem, como de costume, do grego. Seu significado é verme (helmin) com filamentos (nematos). Eles fazem parte dos animais invertebrados.

As principais características gerais são:

  • simetria: bilateral;
  • modo de vida: livre ou como parasitas;
  • ambiente em que vivem: tanto na terra quanto na água, além, é claro, do organismo de outros seres;
  • revestimento: por uma cutícula protetora resistente;
  • tipo de célula: eucarionte;
  • embriologia: pseudocelomados.

Características dos nematelmintos

Agora que já conhecemos um pouquinho mais sobre a “cara” dos nematelmintos, é hora de discutir suas características de forma mais aprofundada. Novamente, identificar esses pontos é de extrema importância para as provas do vestibular.

A seguir, veremos alguns dados importantes sobre a reprodução, digestão e respiração desses seres. Assim, identificaremos melhor o seu modo de vida. Vamos lá!

Reprodução

Têm dimorfismo sexual, ou seja, apresentam características diferentes de acordo com o sexo. Boa parte das espécies realiza fecundação interna, que acontece no interior do organismo da fêmea e termina na eliminação de ovos pelo ambiente.

Sistema digestório

Têm sistema digestório completo, composto por ânus e boca. Além disso, têm estruturas particulares semelhantes aos dentes humanos, que servem para perfurar e até mesmo se fixar como parasitas em outros organismos. A digestão é bem particular, com enzimas que potencializam a absorção de nutrientes.

Sistema respiratório

Esses seres não têm qualquer tipo de órgão responsável pela respiração. Por isso, a oxigenação do organismo e as trocas gasosas são feitas por difusão. Já no caso dos parasitas, a respiração é, muitas vezes, feita por meio da fermentação láctica.

Doenças causadas por nematelmintos

dor de barriga nematelminto

Gostou de aprender mais sobre as particularidades dos vermes cilíndricos? Bom, agora é hora de conferir como eles se relacionam com os seres humanos e quais são as doenças originadas por esses seres.

Ascaridíase

Essa é, provavelmente, a doença mais famosa entre as que vamos citar. Ela é causa pelo verme popularmente conhecido como lombriga. Aqui, a contaminação ocorre pelo meio oral, com a ingestão de ovos do parasita que eclodem no organismo do hospedeiro.

Enterobiose

Conhecida como oxiuríase, apresenta sintomas como vômitos, dores de barriga, sangue nas vezes e uma intensa coceira na região anal. A contaminação também ocorre por meio da ingestão dos ovos.

Elefantíase

A elefantíase, ou filariose, é um problema mais sério. Aqui, a ocorrência atinge o sistema linfático, o que faz com que o paciente afetado demonstre um inchaço muito acentuado em diversas partes do corpo.

Ancilostomose

Por fim, podemos citar o amarelão como outra doença causada por nematelmintos. A transmissão acontece devido ao contato da pele com as larvas desse ser.

Os principais sintomas são a diarreia, a perda de peso e a anemia, que deixa a pessoa com um aspecto “amarelado”.

Nematelmintos e platelmintos

Ufa! Estamos quase acabando. Antes, no entanto, é importante que façamos uma comparação entre os vermes cilíndricos e os achatados. Esse é um tipo de assunto que costuma cair bastante nas provas.

Agora, veremos algumas das semelhanças e diferenças entre esses dois grupos de seres vivos. A mais marcante de todas é a presença de tubo digestório completo, com ânus e boca. Essa é uma característica presente nos nematelmintos e ausente nos platelmintos, que possuem apenas a boca.

Além disso, a embriologia também é diferente. Enquanto os nematelmintos são pseudocelomados, os platelmintos são acelomados. Por fim, o formato do corpo desses seres é bem diferente. Enquanto uns são cilíndricos (nematelmintos), os outros são achatados (platelmintos).

Ambos são triblásticos, têm habitats e modos de vida semelhantes e são não-segmentados.

Nematelmintos: exercícios

Para fechar o bate-papo, é hora de conferir algumas questões cobradas em vestibulares sobre esse tema. Não se esqueça de que esse tipo de tarefa é absolutamente importante para a sua caminhada rumo à tão sonhada vaga na faculdade! Vamos lá?

1. (Fuvest) No nematoide ‘Ascaris’, a pressão interna no repouso é de 70 cm de água e chega a 400 cm de água quando o animal se locomove. Essas pressões elevadas são mantidas, com economia de energia, pela existência ao longo do corpo do animal de uma:

a)     musculatura circular;

b)     musculatura longitudinal;

c)      musculatura circular e uma longitudinal;

d)     cutícula extremamente inelástica;

e)     exoesqueleto.

Resposta: D

2. (Fuvest) Procurando bem

Todo mundo tem pereba

Marca de bexiga ou vacina

E tem piriri, tem lombriga, tem ameba

Só a bailarina que não tem

Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da bailarina.

A bailarina dos versos não contrai as doenças causadas por dois parasitas de importância para a saúde pública: a lombriga (Ascaris lumbricoides) e a ameba (Entamoeba histolytica). Todo mundo, porém, pode-se prevenir contra essas parasitoses, quando:

a)     não nada em lagos em que haja caramujos e possibilidade de contaminação com esgoto;

b)     lava muito bem vegetais e frutas antes de ingeri-los crus;

c)      utiliza calçados ao andar sobre solos em que haja possibilidade de contaminação com esgoto;

d)     evita picada de artrópodes que transmitem esses parasitas;

e)     não ingere carne bovina ou suína contaminada pelos ovos da lombriga e da ameba.

Resposta: B

Aprender sobre os nematelmintos e outros representantes desse grupo é algo que não pode ser deixado de lado por quem quer arrasar nas provas de Biologia e Ciências da Natureza. Confira outros temas frequentemente cobrados e um imenso banco de questões acessando o Plano de Estudos Stoodi!

0 Shares:
Você pode gostar também