O que é crossing over?

Você sabe sobre o é o crossing over? Trata-se de um dos assuntos básicos que envolvem as partes de Citologia e Genética. Por conta desse caráter interdisciplinar, esse assunto costuma ser bastante recorrente nas provas de Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste minipost, explicaremos o que é crossing over, quando e onde ocorre esse processo. Veja mais a seguir.

Crossing over: o que é?

Esse termo, de forma inicial, pode parecer complicado para muitas pessoas, pois se trata de um estrangeirismo e uma palavra que não está tão presente no nosso cotidiano. No entanto, neste artigo vamos deixar a definição desse conceito bem clara para facilitar seu entendimento e tirar as suas dúvidas em relação ao assunto.

Trata-se de um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Ocorre a quebra delas em alguns pontos e, na sequência, há uma troca de pedaços correspondentes entre elas. Vale destacar ainda que as trocas provocam o surgimento de outras sequências de genes ao longo dos cromossomos. Dessa forma, se existem vários genes combinados em um cromossomo, após o crossing a combinação pode ser alterada.

Quando e onde ocorre crossing over?

Nesse processo, acontece a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Ele ocorre durante a prófase I da divisão celular meiose. Por conta dessa característica, o crossing aumenta a variabilidade genética.

Curtiu nosso post? Não deixe de conhecer o nosso plano de estudos e fique mais perto da tão sonhada vaga na universidade!

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!