Saber quais são os tópicos mais recorrentes de Biologia no Enem é muito bom para guiar os estudos. Agora, já pensou se você pudesse descobrir como eles são abordados pelo exame? Seria melhor ainda!

Nós revelaremos dicas direcionadas sobre cada assunto mais cobrado no Enem, facilitando sua revisão. Vamos conferir?

O que mais cai de Biologia no Enem?

O caderno de Ciências da Natureza é formado por 45 questões alternativas de Biologia, Física e Química. Podemos considerar que pelo menos 10 questões da prova serão da área de biológicas.

Os principais tópicos abordados pelo exame são:

A seguir abordaremos cada um dos tópicos e como eles podem ser cobrados no grande dia. Confira!

1. Ecologia

Ecologia é realmente um dos temas que mais aparece no exame. Raramente vai cair uma questão falando que está tudo bem. Na verdade, é comum o Enem apresentar um problema ligado à ecologia.

Prepare-se para encontrar perguntas sobre poluição — principalmente a poluição do ar e a das águas. A dica, neste caso, é você não só conhecer o problema ambiental, mas também saber quais são os possíveis tratamentos.

Outro tópico bastante recorrente são os ciclos biogeoquímicos. Dê uma olhada no ciclo do carbono e ciclo de nitrogênio. Por fim, temos as relações ecológicas, como o caso das abelhas vivendo em sociedade.

“O Enem costuma apresentar exemplos que não são muito conhecidos. O enunciado da pergunta pode pedir para você interpretar o contexto e fazer a relação ecológica”, afirma o professor.

Desta forma, para ter um bom desempenho nessa área, o ponto inicial dos estudos é conhecer as teorias – entendendo os conceitos de predação e mutualismo, por exemplo, você tem mais embasamento para interpretar as questões.

2. Genética

No Enem, esse tópico está mais relacionado aos exercícios de prática da genética. Você deve saber interpretar um heredograma, saber como uma doença é passada de gerações, entre outros.

Pode acontecer também da questão ser sobre engenharia genética — é bastante comum o Enem falar de biotecnologia.

Veja um exemplo de enunciado: “foi visto um novo estudo que trata o gene de determinada forma…”. A partir dessas informações, você deve saber relacionar os conceitos para responder o exercício prático.

Por isso, revise as técnicas da engenharia genética. Saiba como fazer um transgênico e um indivíduo híbrido. Pesquise o que é célula tronco e veja mais a fundo sobre tecnologias que envolvem o genes.

Em relação ao tópico grupos sanguíneos e imunização, você tem que saber o que são anticorpos e como eles reagem. Nesse caso, sugerimos que você foque na propriedade de ação contra um sangue que está entrando.

glóbulos vermelhos

3. Evolução

Evolução é um tema para toda a Biologia enquanto interpretação de texto. Esse tópico pode ser o plano de fundo da pergunta, relacionado a algum ponto específico da matéria.

Sabendo os conteúdos de evolução, você consegue destrinchar uma série de outras questões. Por isso, a dica é lembrar do conceito base de Darwin para não cair nos mitos da evolução.

O aluno deve conhecer bem as teorias de Darwin e saber diferenciar os pensamentos de Darwin e Lamarck, para não cair no erro de falar que o indivíduo evoluiu para se adaptar.

4. Fisiologia

Para mandar bem na Fisiologia, é importante que você comece a sua revisão pelo sistema digestório. Esse é o sistema que mais cai no vestibular de uma forma geral, não só no Enem.

Relembre as questões das enzimas, preste atenção no PH em que elas estão agindo, relacione o nutriente que você ingeriu e veja onde ele será digerido no trato digestório. Se você comeu proteína, por exemplo, vai sofrer ação no estômago e no intestino.

Em relação ao sistema respiratório, é interessante você saber do processo de troca de gases no pulmão. Você deve dominar o conceito de hematose, saber qual é o processo da entrada do O2 e relacionar com a parte da bioquímica.

Por fim, o sistema circulatório é um tema importante, porque existem muitos problemas de saúde relacionados à circulação, como infarto, AVC e doenças que envolvem vaso sanguíneo e entupimento.

5. Parasitologia e programas de saúde

Lembre-se: tudo o que dá problema relacionado ao ser humano cairá no Enem. Por isso, muita atenção tanto nos conceitos de parasitologia e nos programas de saúde.

Parasitologia é o estudo dos parasitas — indivíduos que causam complicações nos homens, como vírus, vermes e bactérias. A dica é prestar muita atenção nos verminoses, como esquistossomose, ascaridíase e ancilostomose.

Já os programas de saúde são problemas no estado de completo bem-estar físico, mental e social do corpo, como as doenças, por exemplo.

Podem cair principalmente doenças relacionadas ao sistema digestório, circulatório e respiratório, como infarto, asma e gastrite. Não se esqueça da dengue que só este ano bateu recordes de infecções por todo o Brasil!

6. Citologia

A citologia é o estudo da célula. Para mandar bem nas questões sobre esse assunto, é preciso saber quais são as organelas e suas principais funções. Por exemplo, a mitocôndria faz a respiração e o núcleo tem a organização celular.

Essa é a primeira matéria que estudamos de Biologia na escola. Ela é a base de tudo. No Enem, a citologia está relacionada à bioquímica. Por isso, é importante revisar respiração celular e saber qual é o processo para gerar ATP (adenosina trifosfato) ou não.

Com todos esse assuntos na ponta da língua fica mais fácil mandar bem nas questões, não é verdade? Por isso, estude e dedique-se bastante para chegar lá!

Para mandar muito bem no Enem e principais vestibulares, cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os conteúdo feito pelos nossos professores!

0 Shares:
Você pode gostar também