Precipitação: o que é, como ocorre e tipos!

Você sabe o que é precipitação? Descubra agora as características e muito mais!

Precipitação: o que é, como ocorre e tipos!

Ao estudar Geografia física, um dos pontos mais importantes é a compreensão dos fenômenos meteorológicos. Estes apresentam os eventos relacionados ao clima e ao tempo, como a formação das chuvas, ciclones, raios, nuvens, direção dos ventos, mudanças de temperatura, os famosos El Niño e La Niña, e suas consequências para a vida na Terra.

Aprender esses temas ajuda bastante a entender as condições climáticas do planeta, seu impacto na vida das populações e, principalmente, como a ação do homem está gerando transformações perigosas, por exemplo, o aquecimento global.

Então, para ajudar você a compreender melhor a Geografia física, selecionamos um tópico para este post: precipitação. Fique conosco nesta leitura e descubra o que é e quais os tipos existentes!

O que é precipitação?

Chamamos de precipitação quando qualquer líquido ou água congelada se forma na atmosfera e cai de volta na Terra. A precipitação ocorre de várias formas, como chuva, granizo e neve. Em conjunto com a evaporação e condensação, a precipitação é uma das três partes principais do ciclo da água no planeta.

As pessoas dependem da precipitação para obter água doce para beber, tomar banho e irrigar as plantações para se alimentar. Afinal, é a água da chuva que alimenta as cabeceiras dos rios e enche os reservatórios de água.

Como a precipitação se forma?

A precipitação se forma nas nuvens quando o vapor d’água se condensa em gotas cada vez maiores. Quando as gotas ficam pesadas demais, elas caem na Terra. Se uma nuvem estiver mais fria, como ocorre em altitudes mais elevadas, as gotículas de água podem congelar e formar gelo. Esses cristais de gelo, então, caem na Terra como neve, granizo ou chuva, dependendo da temperatura na nuvem e na superfície da Terra.

Partículas de poeira ou fumaça na atmosfera são essenciais para a precipitação. Essas partículas, chamadas de núcleos de condensação, fornecem uma superfície sobre a qual o vapor de água pode se condensar. Isso ajuda as gotas de água a se juntarem e se tornarem grandes o suficiente para cair na Terra.

Aproveitando que comentamos sobre a formação da precipitação, dê uma olhadinha neste outro post para saber a diferença entre atmosfera e hidrosfera e entender a relação entre ambas!

Forma das gotas

Um equívoco comum é achar que, quando as gotas de chuva caem, elas têm a forma de lágrima. Na verdade, gotas de chuva menores (aquelas com aproximadamente 1 milímetro de diâmetro) são quase perfeitamente esféricas.

As gotas de chuva maiores (2-3 milímetros) também são redondas, mas com uma pequena reentrância na parte inferior. Eles se parecem mais com feijão quando caem na Terra. Gotas de chuva muito grandes (maiores que 4,5 milímetros) têm um grande recuo e se parecem mais com um paraquedas. Essas gotas extra-grandes geralmente acabam se dividindo em duas gotas menores. Os recuos nas gotas de chuva são causados ​​pela resistência do ar.

Característica da água de precipitação

A precipitação é sempre água doce, mesmo quando a água é proveniente do oceano. Isso ocorre porque o sal marinho não evapora com a água. No entanto, em alguns casos, os poluentes na atmosfera podem contaminar as gotículas de água antes que caiam na Terra.

A precipitação resultante é chamada de chuva ácida. A chuva ácida não prejudica diretamente os humanos, mas pode tornar os lagos e riachos mais ácidos. Isso prejudica os ecossistemas aquáticos porque as plantas e animais muitas vezes não conseguem se adaptar à acidez.

chuva precipitação

Quais são os tipos de precipitação?

Agora, explicaremos a você os tipos de precipitação e as características de cada um. Acompanhe!

Chuva

Sem dúvida, é a mais conhecida de todas, também chamada de Precipitação Pluviométrica. A chuva é a precipitação que cai na superfície da Terra como gotas de água. Gotas de chuva se formam em torno de núcleos de condensação de nuvens microscópicas, como uma partícula de poeira ou uma molécula de poluição.

As chuvas são classificadas da seguinte maneira:

  • chuvas orográficas: também chamadas de chuva de relevo, ocorrem quando algum impedimento (escarpas, montanhas, serras) barra a massa de ar úmida;
  • chuvas convectivas: muito comuns no sudeste brasileiro, são conhecidas como chuvas de verão. São chuvas ou temporais rápidos que ocorrem durante a tarde, normalmente após um dia de calor intenso;
  • chuvas frontais: são as chuvas que resultam do choque frontal entre massas de ar quente e frio.

Granizo

O granizo forma-se quando gotículas de água muito fria congelam assim que tocam coisas como poeira ou sujeira. A tempestade sopra o granizo na parte superior da nuvem. Mais gotas de água congelada são adicionadas à pedra de granizo antes que ela caia.

Neve

A neve é ​​a precipitação que cai na forma de cristais de gelo. Granizo também é gelo, mas apenas gotículas de água congelada. A neve tem uma estrutura complexa. Os cristais de gelo são formados individualmente nas nuvens, mas quando caem, eles se unem em aglomerados de flocos de neve.

A neve acontece quando muitos flocos individuais caem das nuvens. Ao contrário de uma tempestade de granizo, a neve geralmente é calma. As pedras de granizo são duras, enquanto os flocos de neve são macios. Eles desenvolvem padrões diferentes, dependendo da temperatura e da umidade do ar.

Como é possível medir eventos climáticos?

Uma das atividades da Meteorologia é colher informações acerca do clima em tempo real. Para isso, utiliza uma série de instrumentos. Veja alguns deles, que têm a ver com a análise de possibilidades de chuva ou registro das precipitações:

  • anemômetro: mede a velocidade do vento;
  • climograma: ferramenta que possibilita verificar as variações de temperatura e precipitação durante um período;
  • evaporímetro: mede o volume evaporado em um espelho d’água;
  • microbarógrafo: registra a pressão atmosférica;
  • pluviômetro: aparelho que coleta e mede a quantidade de chuvas. A chuva é medida em milímetros, e cada milímetro equivale a 1 litro de chuva por metro quadrado;
  • pluviógrafo: registra a quantidade de chuva medida, também em milímetros;
  • psicrômetro: mede a umidade relativa do ar;
  • radar pluviométrico: mede a precipitação por radar em longas distâncias, o que permite fazer uma previsão mais acertada, especialmente no caso de locais que sofrem com inundações.

Mostrar a você o que é precipitação é mais uma dica para você guardar no bolso e se dar bem no Enem e demais vestibulares. Por falar nisso, você já está se preparando para os exames? Então, corra aqui e confira os nossos planos de estudo exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *