Profilaxia: entenda o que é e como funciona!

Você sabe o que é profilaxia? Descubra seu significado, os tipos existentes e muito mais!

Profilaxia: entenda o que é e como funciona!

Conjunto de medidas utilizadas com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de transmissão de uma doença, a profilaxia é um conceito muito importante dentro das ciências da saúde, consistindo em uma soma de atividades que visam proteger uma população da ocorrência ou da evolução de um fenômeno que seja desfavorável à saúde desse grupo de indivíduos.

Compreender o que é profilaxia, os principais tipos existentes e a relação entre higiene e profilaxia é fundamental para assimilar esse tema e sua importância para a manutenção da saúde dos seres vivos, em especial os seres humanos, sendo um processo em constante evolução, que visa se adaptar à evolução das doenças e dos fatores necessários para combatê-las.

Explicamos agora o que profilaxia, qual seu conceito, a relação entre higiene e profilaxia e também quais os principais tipos de profilaxia existentes. Confira as informações abaixo e bons estudos!

O que é profilaxia?

É possível conceituar a profilaxia como a área da saúde que atua nos fatores de prevenção de doenças no nível populacional, com foco na proteção e no desenvolvimento das espécies.

Na profilaxia são tomadas ações e medidas para que não exista interação de um agente infeccioso com o organismo, com objetivo de conter a inserção de doenças e, quando isso não é possível, realizar o controle para que as doenças não se disseminem.

Muitas pessoas relacionam a higiene e a profilaxia, já que os hábitos de higiene pessoal se encaixam nos processos de profilaxia existentes a higienização, colaborando para a eliminação de microrganismos nocivos aos seres humanos, sendo uma das maneiras de controle de doenças mais antigas adotada pela humanidade como um todo.

Além da adoção de hábitos sanitários e de higiene com papel profilático, as vacinas também podem ser consideradas técnicas de profilaxia, uma vez que elas são um método eficaz e comprovado de combate à disseminação de doenças contagiosas e não contagiosas, servindo para evitar que a população humana seja acometida por doenças que podem ser evitadas por meio desse tipo de processo.

Higiene e profilaxia

Em um sentido amplo, a higiene pode ser expressada pela limpeza e asseio. No meio hospitalar e clínico, no entanto, a higiene pode ser definida como o conjunto de conhecimentos, técnicas e processos cuja aplicação colabora para a conservação da vida e da saúde, promovendo o bem-estar físico e mental, sendo uma prática de grande importância para a sobrevivência do ser humano.

Tendo isso em vista, é possível associar os hábitos de higiene com a profilaxia, já que os cuidados adotados nas práticas de higienização são importantes para evitar doenças, combater o contágio e evitar sua disseminação, seja ela direta ou indireta.

Além disso, por meio de hábitos simples de higiene, que podem ser adotados no dia a dia, é possível reduzir muito os índices de infecção e disseminação de doenças.

Listamos abaixo alguns exemplos de hábitos de higiene e profilaxia que impactam diretamente na transmissão de doenças e na manutenção da saúde dos seres humanos. Confira:

  • lavar e enxaguar as mãos sempre após utilizar o banheiro;
  • evitar levar as mãos à boca ou roer e mastigar unhas;
  • não mastigar lápis, caneta ou outros objetos;
  • não coçar os olhos, mesmo depois de lavar as mãos;
  • sempre lavar e higienizar as mãos após espirrar ou tossir;
  • lavar bem as frutas, legumes e verduras antes de consumi-los;
  • tomar banho todos os dias e lavar os cabelos sempre que necessário;
  • evitar andar descalço, protegendo-se de sujeiras e objetos cortantes;

Por meio destes e de outros hábitos simples de higiene, que têm papel de profilaxia no dia a dia, é possível evitar uma grande quantidade de doenças que, em caso contrário, podem causar problemas sérios à saúde e acarretar complicações maiores.

Tipos de profilaxia

Também é interessante compreender quais são os tipos mais comuns de profilaxia, como é o caso da profilaxia dentária, da profilaxia pós-exposição, da quimioprofilaxia, da profilaxia da malária e da dengue. Confira agora os detalhes de alguns desses processos profiláticos e seus objetivos.

cirurgia profilaxia

Profilaxia dentária

A profilaxia dentária, também conhecida por profilaxia dental, é o processo de limpeza profissional, realizado por especialista (no caso, o dentista ou ortodontista), que deve ser realizada ao menos uma vez por ano, sendo que os especialistas recomendam que sua realização seja feita em uma periodicidade semestral, tendo como objetivo garantir a saúde bucal e evitar doenças.

Por meio da profilaxia dental, é possível evitar problemas como:

  • sangramentos bucais;
  • inflamações gengivais e dentárias;
  • mau hálito;
  • formação de tártaro e de placas bacterianas;
  • amolecimento dos dentes.

Esses são alguns dos problemas mais comuns que a profilaxia dentária auxilia no combate, sendo que diversos deles podem evoluir para quadros mais sérios e ocasionar doenças que exigem intervenção médica.

PEP ou Profilaxia Pós-Exposição

A chamada profilaxia pós-exposição é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV na sigla em inglês), hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Ela consiste no uso de medicamentos específicos, com intuito de reduzir o risco de contração dessas infecções. Deve ser adotada após quaisquer situações em que exista risco de contágio, como em casos de:

  • violência sexual;
  • relação sexual realizada de forma desprotegida (sem uso de preservativo ou com rompimento do preservativo);
  • acidente ocupacional (em caso de contato direto com material biológico ou com instrumentos perfurocortantes).

Esse tipo de profilaxia deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a ocorrência e, no máximo, em até 72 horas após a exposição, devendo ser acompanhada por equipe de saúde especializada.

Como é possível perceber, a adoção de práticas de profilaxia permite que evite a proliferação de doenças, limita os processos de disseminação delas e se combata o contágio através de técnicas que podem ser adotadas de forma fácil no dia a dia.

O que você achou de entender melhor o que é profilaxia, qual a relação entre higiene e profilaxia e conhecer os principais tipos de profilaxia existentes? Aproveite e conheça a página de matérias do Stoodi e veja tudo que a plataforma tem a oferecer para ajudar nos seus estudos! Cadastre-se grátis:

Veja também:

Sutura: tudo o que um estudante de Medicina precisa saber sobre esse procedimento!

Fonoaudiologia: uma profissão que cuida da sua saúde e da sua comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *