Qual a diferença entre dengue, zika e chikungunya?

Os três vírus possuem o mesmo agente transmissor: o mosquito Aedes Aegypti. Mas como identificar cada doença?

Foto: reprodução/Divulgação

Os sintomas da dengue, zika e chikungunya são um pouco diferentes. Confira:

Dengue – é caracterizado por febres altas de 39º e 40º C. Tem duração média de 7 dias, com dores de cabeça, dores nas articulações, muita fraqueza, dor atrás dos olhos, algumas manchas avermelhadas e coceira no corpo.

No caso da dengue pode haver náuseas e vômitos, causando perda de peso. O principal problema é a desidratação que acontece silenciosamente. A dengue tipo hemorrágica, por exemplo, pode causar a morte.

Existe uma vacina contra a doença que se chama Dengvaxia, produzida pela Sanofi Pasteur. Ela é indicada para pessoas ente 9 e 45 anos, e protege os 4 sorotipos de vírus (todas as mutações). Ao total, são 3 doses que devem ser tomadas a cada 6 meses.

Vale lembrar que ela não protege a pessoa contra o vírus da zika e do chikungunya. O Instituto Butantan está desenvolvendo outra vacina, já em fase final.

Chikungunya – também é marcada por febre altas. Já nesse caso, os sintomas podem durar cerca de 10 dias. As dores musculares e nas articulações, inchaço, dores de cabeça são os que mais incomodam. Além disso, a pessoa que contrair o vírus da chikungunya pode ficar com algumas erupções pelo corpo.

É importante destacar que os sintomas são muito parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. O principal problema é a permanência dessas dores por muito tempo.

Não existem vacinas para tratar a infecção e ela também pode levar à morte.

Zika – se a chikungunya é a mais pesada, o vírus da zika possui é um pouco mais leve. A sua principal evidencia são as exantemas – erupções na pele que causam coceiras. Fora isso, o vírus causa febre baixa, dor nas articulações, dor nos músculos, olhos vermelhos sem secreção e dores de cabeça.

No caso do zika, a duração pode ser até 7 dias. Esse vírus está ligado a formação de outras doenças como a microcefalia e a Síndrome de Guillain-Barré. Dessa forma, uma das principais complicações é a dormência pelo corpo e as manifestações neurológicas como paralisias faciais.

As gravidas são consideradas as pessoas com maior risco, por conta da microcefalia. Ainda não existem vacinas para combater as doenças e elas podem levar à morte.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

O portal Bolsa de Mulher disponibilizou uma tabela com a intensidade de cada sintoma, separados pelos vírus.
Intensidade de sintomas zika, dengue e chikungunya
Foto: reprodução portal Bolsa de Mulher

Para prevenir as doenças relacionadas aos três tipos de vírus, é necessário se mobilizar contra o mosquito. O combate ao Aedes Aegypti é feito acabando com os focos de água parada para evitar a reprodução.
Se você quer praticar e por em prova seus conhecimentos sobre o tema, faça uma redação de acordo com essa proposta específica sobre o vírus da zika. Simule e descubra como melhorar a sua redação para o ENEM.