Tecido ósseo: o que é, função, células e mais!

Descubra tudo sobre o tecido ósseo! Veja suas funções e importância!

Tecido ósseo: o que é, função, células e mais!

Não podemos negar: saber o que é o tecido ósseo é fundamental para mandar bem nos vestibulares, afinal, quase todas as provas cobram esse assunto em questões de Biologia.

Se você tem domínio sobre o tema, consegue conquistar uma nota muito melhor e, é claro, entrar no curso de graduação escolhido. O que é o tecido ósseo e qual é a sua importância para o organismo humano?

Por carregarem consigo funções essenciais para a nossa sobrevivência, os tecidos ósseos são objetos de pesquisas de diversas áreas científicas.

Para aprofundar os seus conhecimentos nesse assunto, compartilhamos neste artigo as principais informações que você precisa saber sobre o tecido ósseo para mandar bem nas provas. Continue a leitura!

O que é o tecido ósseo

Caracterizado como tecido conjuntivo, o tecido ósseo é o principal componente dos nossos ossos, estando diretamente relacionado à sustentação do corpo humano e, é claro, à proteção de diversos órgãos. Para isso, ele apresenta um elemento fundamental que garante seu funcionamento: o material extracelular calcificado.

Também chamado de matriz óssea, esse material é calcificado e rígido, apresentando muitas fibras de colágeno. Essas, por sua vez, são equilibradas pelo fosfato, pelo cálcio e pelo magnésio presente no tecido.

É por isso que crianças e idosos, por exemplo, precisam garantir uma boa ingestão de cálcio e colágeno, buscando o bom desenvolvimento e o fortalecimento dessa região.

Funções do tecido ósseo

Com o conceito em mente, surge a grande questão: “o que faz o tecido ósseo além de sustentar o nosso corpo?”. Bom, os ossos são ricos em vasos sanguíneos, sendo complementados pelos tecidos reticular, nervoso, adiposo e cartilaginoso, além do ósseo. Isso faz com que ele seja uma estrutura inervada e irrigada.

Consequentemente, os ossos apresentam certa sensibilidade, bem como uma boa capacidade de regeneração e um alto metabolismo. Um exemplo prático para compreender essas características é a dor de crescimento: muitas crianças sentem dores em regiões específicas em função do desenvolvimento ósseo.

Indo além, o tecido ósseo apresenta outras funções essenciais que ultrapassam o desenvolvimento dos nossos ossos, como:

  • proteção de órgãos vitais, como o cérebro, coração e pulmões;
  • abrigo e proteção da medula óssea, órgão que forma nossas células sanguíneas;
  • apoio à musculatura, utilizando as contrações para realizar e potencializar nossos movimentos;
  • excelente depósito de cálcio, fosfato, magnésio e colágeno, liberando esses elementos de forma inteligente e controlada, buscando o equilíbrio desses íons no nosso organismo.

raio X tecido ósseo

Células do tecido ósseo

Você lembra que comentamos sobre a presença de circulação sanguínea no tecido ósseo? Essa característica faz com que ele também apresente uma série de células responsáveis pela síntese e pela manutenção da matriz óssea, assim como a produção de proteínas que deixam nossos ossos mais fortes e resistentes.

Nos tópicos a seguir, explicamos quais são as células do tecido ósseo e para que elas servem. Aproveite para anotar o conteúdo e fazer sua revisão depois, combinado?

Osteoblastos

Ligeiramente alongados, os osteoblastos têm como principal função a síntese da parte orgânica da matriz óssea, isto é, do colágeno. A célula também é responsável pela produção e liberação de osteonectina e osteocalcina, proteínas não colágenas essenciais para o fortalecimento dos ossos e estimulação das atividades da célula-mãe.

Achou que eram só essas as funções dos osteoblastos? Para além dessas duas atividades fundamentais, as células também participam ativamente da mineralização da matriz em função da sua concentração de cálcio.

Consequentemente, são elas as responsáveis por iniciar e manter a regeneração óssea após algum acidente.

Osteócitos

Uma vez que os osteoblastos realizaram a síntese da matriz, eles ficam presos em uma lacuna no interior da matriz, e passam a ser reconhecidos como osteócitos. Essas lacunas apresentam canalículos que trocam diversas substâncias entre os osteócitos e o sangue.

É justamente essa movimentação de substâncias que garante a nutrição das células, visto que a calcificação da matriz não permite sua nutrição. Com isso em mente, não é difícil compreender que sua outra função é realizar a manutenção da matriz, certo? Assim, podemos dizer que a matriz óssea só é fortalecida em função dos osteócitos, que garantem sua integridade.

Osteoclastos

Por fim, outras células indispensáveis no desenvolvimento e fortalecimento do nosso sistema ósseo são os osteoclastos. Elas são grandes e carregam consigo diversos núcleos que, por serem ramificados e móveis, permitem a reabsorção e a remodelação óssea do tecido.

Isso ocorre a partir da liberação de diversas enzimas que realizam a quebra da porção proteica do tecido e dos sais minerais. Dessa maneira, quando falamos de pessoas que apresentam uma matriz óssea escavada, por exemplo, queremos dizer que seus osteoclastos foram dilatados por meio de uma ação enzimática exacerbada.

Tipos de tecido ósseo

Agora que você já sabe o que é o tecido ósseo, quais são suas principais funções e células, chegou a hora de compreender seus diferentes tipos. A nossa dica é prestar bastante atenção neste tópico e anotar todas as informações, ok?

Vamos lá: os tecidos ósseos podem ser analisados a partir de dois focos, considerando os aspectos microscópicos e macroscópicos. Essa primeira diferenciação garante uma análise mais aprofundada sobre o funcionamento do tecido, ajudando pesquisadores e biólogos nos seus trabalhos.

Encontramos dois tipos de tecidos a partir da visão microscópica, como você pode conferir a seguir:

  • primário ou imaturo — é o primeiro que surge no desenvolvimento ósseo dos fetos e bebês. Apresenta fibras de colágeno desorganizadas e pouco mineral;
  • secundário ou maduro — substitui o primário, organizando as fibras de colágeno em lamelas e formando camadas concêntricas para permitir a passagem de vasos e nervos.

É a partir do tecido ósseo secundário que o nosso organismo consegue produzir as células necessárias para o fortalecimento e o desenvolvimento dos ossos. Como vimos no último tópico, permitindo a passagem de sangue é possível realizar a troca de substâncias e fortalecer a matriz que, por sua vez, garante o bom desenvolvimento dos ossos.

Além da visão microscópica, podemos analisar sua estrutura a partir da noção macroscópica, certo? Acompanhe sua classificação:

  • tecido ósseo compacto — localiza-se na região periférica dos ossos, por isso precisa ser forte e denso, sem nenhuma cavidade aparente;
  • tecido ósseo esponjoso — apresenta diversos espaços que se comunicam entre si por meio de canais, trocando substâncias a todo instante. Esses espaços oferecem uma aparência esponjosa, e é daí que vem o seu nome.

Ao longo deste conteúdo você conferiu as principais informações sobre o tecido ósseo, descobrindo o seu conceito, suas funções essenciais, as células indispensáveis e, é claro, os diferentes tipos cobrados no vestibular. Para garantir uma excelente prova, lembre-se de revisar o conteúdo com calma e fazer exercícios para assimilar as informações com mais facilidade.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite para conhecer o nosso plano de estudos para organizar a sua aprendizagem e mandar bem nas provas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *