Terapia gênica: o que é, resumo e mais!

Descubra o que é a terapia gênica!

Terapia gênica: o que é, resumo e mais!

O avanço tecnológico na ciência é algo muito interessante de se observar. Com as inovações, os cientistas desenvolvem métodos e pesquisas que apresentam grandes possibilidades para a cura de doenças. Uma delas é a terapia gênica, assunto da conversa que vamos ter ao longo deste texto. Boa leitura!

O que terapia gênica

A terapia gênica é uma área muito jovem da Genética, mas que tem mostrado resultados bastante promissores nas últimas décadas. Ela consiste no isolamento de certos genes e na sua posterior transferência a uma célula hospedeira.

O objetivo dessa terapia é prevenir ou curar doenças que tenham alguma relação com o DNA ou questões como a recombinação ou a interação gênica. A terapia pode ser realizada em células germinativas ou nas somáticas.

Para a sua realização, é feita a transferência do DNA “alterado” em outra célula por meio de vetores, sobre os quais vamos falar mais à frente. Algumas das doenças possivelmente tratadas são o câncer, o diabetes e as doenças degenerativas e autoimunes no geral.

Terapia gênica: resumo

Para fixar melhor tudo o que vimos, que tal um breve resumo sobre esse assunto tão importante?

Terapia gênica, o que é?

Uma abordagem médica que utiliza a engenharia genética para inserir DNAs alterados nas células de um paciente e tratar doenças.

Como é feita?

Por meio da inserção de DNA nas células, com o uso de vetores.

Que doenças trata?

Câncer, diabetes e outras doenças autoimunes e degenerativas.

Vetores para terapia gênica

Para fechar a nossa conversa, vamos falar sobre os principais vetores que podem ser utilizados nesse tipo de tratamento. Eles são:

• vírus;
  • lipossomos.

Os vírus são mais comumente utilizados por conta da sua alta capacidade de invadir e hospedar células. Entre os mais utilizados, podemos citar os retrovírus e os adenovírus.

Interessante, não é mesmo? A terapia gênica parece algo saído da ficção científica, mas hoje, é uma realidade em constante aprimoramento. Quer saber mais sobre Biotecnologia e outros assuntos? Então confira o Plano de Estudos Stoodi e fique por dentro de tudo o que é necessário para mandar bem nas provas de vestibular!