Tireoide: o que é, problemas, sintomas e mais!

Descubra o que é a tireoide, principais funções e problemas que podem ser causados.

Tireoide: o que é, problemas, sintomas e mais!

O corpo humano é mesmo um universo inteiro a ser estudado. São vários sistemas, órgãos e detalhes que ajudam a compor essa máquina poderosa. Não por acaso, médicos e profissionais da saúde em geral precisam estudar tanto. No post de hoje, vamos falar sobre o que é tireoide.

Essa é uma palavra que você provavelmente já ouviu alguma vez na vida. Mas será que sabe o que ela significa? Aproveite para aprender agora e melhorar seu desempenho nas provas de Biologia do vestibular!

O que é tireoide?

Vamos começar pelo principal conceito sobre o assunto. A tireoide é uma glândula presente no corpo humano e responsável por regular funções de órgãos como cérebro, coração, fígado e rins.

Ela também é conhecida pelo seu formato, que é semelhante ao de uma borboleta (com dois lobos), e está localizada na região anterior do pescoço. Apesar de o animal ser a figura mais relacionada com a sua forma, a origem do nome segue outra ideia. Na língua grega, thyreós significa escudo e oidés quer dizer formato.

Podemos dizer que o papel da tireoide no equilíbrio do organismo se dá pela produção de hormônios, que são T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Por isso, temos duas situações possíveis quando seu funcionamento é desregulado:

  • hipertireoidismo;
  • hipotireoidismo.

Ambas as situações precisam ser avaliadas por um especialista, visto que a tireoide influencia o crescimento de crianças e adolescentes, a capacidade de concentração, os ciclos menstruais femininos, o sono e o peso das pessoas, entre outros.

Para evitar que qualquer disfunção prejudique a saúde, os problemas na tireoide precisam ser conhecidos e tratados.

Problemas na tireoide

Os distúrbios acontecem quando a glândula começa a não funcionar da forma esperada, sendo que o resultado disso é produzir mais ou menos hormônios do que é considerado como normal ou correto para o funcionamento natural do organismo.

A seguir, vamos conhecer melhor como cada um desses problemas acontecem.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é causado pelo excesso da produção dos hormônios da tireoide. Quando esse aumento acontece e o T3 e o T4 são liberados na corrente sanguínea, a reação inicial é desencadear uma aceleração de todo o organismo.

O coração fica acelerado com os batimentos cardíacos mais frequentes, a pressão arterial é elevada e outros sintomas comuns são ansiedade, insônia, cansaço e transpiração excessiva.

Nas mulheres, os efeitos são associados à irregularidade da menstruação e casos de infertilidade ou dificuldade para engravidar.

A digestão também pode ser afetada por esse aumento geral do metabolismo, tanto que é possível que a pessoa tenha diarreia. Como o consumo de energia se torna maior, o corpo começa a entender que é preciso utilizar os estoques de gordura para continuar funcionando. Então, a pessoa começa a emagrecer, muitas vezes de forma rápida e preocupante.

Outra causa recorrente do hipertireoidismo é a doença de Graves, que é um tipo de enfermidade crônica capaz de provocar o aumento da glândula da tireoide e estimular a produção dos hormônios.

Uma das suas características é a protuberância dos olhos devido ao inchaço da região.

Entre as outras possíveis motivações da doença, estão:

  • inflamação da tireoide;
  • presença de tumores;
  • ingestão excedente de iodo (mineral utilizado para sintetizar os hormônios).

Tratamento

O tratamento adequado para cada caso vai depender da avaliação do médico, sendo a Endocrinologia a especialidade médica mais indicada para doenças da tireoide. Os exames de sangue vão ajudar a medir os níveis hormonais e pode ser necessário fazer uma radiografia da região do pescoço para analisar a forma da glândula.

Dependendo da causa e das condições de cada paciente, o profissional vai prescrever a melhor solução. A produção dos hormônios pode ser regulada com medicamentos, mas vale lembrar que existem casos cirúrgicos.

médico apalpando tireoide

Hipotireoidismo

Como o próprio nome indica, o hipotireoidismo é o contrário do hipertireoidismo e está ligado à baixa produção dos hormônios da tireoide. As reações no corpo humano também são semelhantes, é claro que seguindo a ideia inversa.

Se o hiper aumenta o metabolismo, o hipo reduz. Enquanto o hiper tende a causar emagrecimento, no hipotireoidismo a pessoa costuma ter um aumento do seu peso corporal — por isso falam que “tireoide engorda”.

Ao invés do coração ficar acelerado, os batimentos são enfraquecidos e há casos de insuficiência cardíaca. O intestino fica mais lento, a pele pode ressacar e uma sensação constante de cansaço e de frio (com extremidades geladas, por exemplo) são outros sintomas recorrentes.

Tratamento

Mais uma vez, o exame de sangue deve apontar se a produção dos hormônios está baixa. Nas crianças, o teste do pezinho é capaz de denunciar quando o problema é congênito, fato que precisa ser acompanhado para evitar riscos ao desenvolvimento intelectual.

Como é uma doença mais comum em mulheres, especialmente a partir dos 40 anos, o check up periódico deve ser um compromisso fiel desse grupo. O tratamento pode incluir uso de medicação para repor o hormônio em falta, entre outras medidas prescritas pelo médico.

Muito se fala na prevenção do hipotireoidismo. Nesse sentido, uma dica é ficar de olho no iodo presente na alimentação. O recomendável é ingerir cerca de 150 microgramas por dia para pessoas acima de 12 anos. Portanto, um acompanhamento nutricional pode contribuir bastante.

Câncer na tireoide

O câncer é um mal que pode afetar várias partes do corpo, inclusive a tireoide. As pessoas acometidas pela doença normalmente não apresentam sintomas, o que é perigoso para a evolução silenciosa do quadro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, as causas do câncer na tireoide ainda não são conhecidas. Porém, existem fatores de riscos que são associados a uma maior vulnerabilidade de determinados pacientes, como:

  • histórico familiar;
  • presença de nódulo com rápido crescimento;
  • ter realizado tratamentos radioativos;
  • ter mais de 40 anos.

Outra coisa que vale dizer é que nem todo nódulo na tireoide é canceroso. Um exame de aspiração das células deve ser feito para avaliar cada caso. Se o resultado for positivo, o médico pode indicar tratamentos como quimioterapia, radiação e até cirurgia para remoção da glândula inteira ou de parte dela.

E aí, conseguiu entender o que é tireoide e a importância dessa glândula? O nosso organismo é realmente muito interesse e seu bom funcionamento depende do equilíbrio de muitos fatores.

Se você tem interesse em aprender mais sobre o assunto e ir bem nas provas do Enem, confira o nosso artigo que revela os principais conceitos do sistema endócrino como um todo. Aproveite também para conferir os nossos plano de estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *