Vasectomia: o que é, vantagens, desvantagens e pós-operatório!

O que é Vasectomia? Entenda como é feita, seus impactos e como ocorre no Brasil!

Vasectomia: o que é, vantagens, desvantagens e pós-operatório!

Entender o que é a vasectomia pode ser muito útil para os estudantes. Além de compreender mais sobre seus próprios direitos, prepara-os para resolver questões de Biologia, além de contribuir para a reflexão de temas importantes na vida da população brasileira, como é o caso do planejamento familiar e do crescimento populacional.

Caso a proposta de redação do Enem esteja conectada com esse tema, você estará bem preparado para desenvolver sua argumentação.

Neste post, você vai entender o que é o procedimento de vasectomia e quais são as vantagens, desvantagens e os cuidados que devem ser tomados no pós-operatório. Quer ficar bem informado sobre o assunto? Então, boa leitura!

O que é vasectomia?

Também chamado de deferentectomia, esse procedimento cirúrgico consiste no corte dos dois canais deferentes, que são os ductos que levam os espermatozoides à vesícula seminal. De lá, eles seguiriam para a uretra e, depois, ao exterior do corpo masculino.

Com a interrupção desse trajeto, impede-se que os espermatozoides cheguem ao encontro do óvulo após a ejaculação. Por isso, a vasectomia é considerada uma das formas mais eficazes de esterilização, pois apresenta baixo risco à saúde do paciente, além de ser reversível.

Como é feita a vasectomia?

Essa é uma cirurgia bem menos invasiva se comparada à ligadura de trompas, que é feita em mulheres que não desejam ter mais filhos.

Na cirurgia de vasectomia, o médico faz dois cortes de 1 cm cada no saco escrotal: no lado esquerdo e no lado direito. Depois, é feita a separação (isolamento) dos ductos deferentes e o corte (secção) que vai interromper a passagem dos espermatozoides. O cirurgião, então, faz a sutura dos canais e dos cortes. Todo esse processo é bem rápido: demora cerca de 30 minutos.

O procedimento é simples: não há necessidade de internação hospitalar. Além disso, a anestesia é local. Desse modo, o paciente pode sair da clínica ou hospital ao término da cirurgia.

Vasectomia é reversível?

Muitos homens temem fazer a vasectomia por vários motivos. Na verdade, são mitos que envolvem o tema, como medo de impotência, de sentir dor no pênis durante a relação sexual e de não saber se vasectomia tem reversão.

A vasectomia é reversível sim, embora esse procedimento seja um pouco mais complicado e não esteja contemplado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

consulta médica vasectomia

Reversão de vasectomia

Para reverter vasectomia, é necessário que as duas partes do canal deferente que foram separadas anteriormente sejam reconectadas. Isso só é possível quando o corte realizado não for muito grande. É nesse momento que entra a microcirurgia. Deve-se fazer uma incisão na região do saco escrotal com tamanho de 3 a 5 centímetros.

O primeiro passo é localizar as pontas e prepará-las para o procedimento que consistirá na costura que vai religar as partes com fios finos. Ao final, o saco escrotal deve ser novamente costurado.

O procedimento normalmente é realizado com anestesia geral, sem necessidade de intubação, mas com o uso de máscara laríngea. Caso a cirurgia aconteça pela manhã, o homem já pode receber alta até o fim do dia, dependendo da condição clínica.

Depois de 45 dias, o paciente realiza um espermograma para verificar a quantidade de espermatozoides presentes no sêmen, além da sua morfologia, isto é, seu formato.

Tem vasectomia pelo SUS?

Esse procedimento cirúrgico está previsto na Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, também conhecida como Lei do Planejamento Familiar. Ela estabelece parâmetros para a realização da vasectomia, como:

  • idade mínima de 25 anos;
  • ter tido 2 filhos nascidos vivos;
  • ter consentimento expresso de ambos os cônjuges.

Para que a cirurgia de secção dos canais deferentes seja realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente deve ser submetido à avaliação de uma equipe composta por médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde com objetivo de esclarecer todas as dúvidas do paciente em relação à esterilização e confirmar seu desejo.

Essa avaliação dura no mínimo 60 dias, pois, mesmo havendo possibilidade de reversão, é preciso garantir que o homem esteja convicto de seu desejo de se tornar estéril e esteja consciente dos riscos e dos efeitos colaterais que possam surgir.

Caso a vasectomia seja realizada em clínicas particulares autorizadas, ainda assim o SUS deve ser notificado, já que se trata de uma questão que envolve a saúde pública e interessa a toda a sociedade.

Vasectomia: preço

Enfim, quanto custa uma vasectomia? Fazer a vasectomia pelo SUS não requer que o paciente disponha de nenhum valor, pois o procedimento é oferecido gratuitamente. Porém, pode demorar até 2 anos, dependendo da cidade.

Caso opte por um hospital ou uma clínica particular, vai precisar desembolsar em torno de R$ 3.000 ou recorrer ao plano de saúde, que também cobre as despesas.

Vasectomia: vantagens e desvantagens

Você viu que apenas homens com mais de 25 anos ou que já tenham tido dois filhos podem se submeter à vasectomia. Essa é uma decisão séria e as vantagens e desvantagens da vasectomia devem ser analisadas.

Um dos pontos positivos, segundo informações do SUS, é que a vasectomia garante sucesso em 99,86% dos casos, ou seja, os riscos de o procedimento não funcionar são quase inexistentes e a cirurgia é bastante eficaz como método contraceptivo masculino.

Se compararmos ao que ocorre no corpo feminino durante e após a laqueadura das trompas, as vantagens são maiores, pois a esterilização feminina garante 95% de eficácia.

Outro ponto a se comparar é a permanência dos efeitos: enquanto, no homem, o processo pode ser revertido caso ele mude de ideia, na mulher isso não é possível: a esterilização por ligação das tubas uterinas é irreversível.

Um dado interessante é que, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3% dos homens se submetem à vasectomia, enquanto 21% das mulheres recorrem à laqueadura, o que nos leva a pensar que ainda há muito desconhecimento e as vantagens desse método estão permeadas pelos fantasmas que assombram os homens.

Vasectomia: pós-operatório

Muitos pacientes que passam pela cirurgia acreditam que a vasectomia pode falhar. Como apontamos, a eficácia é de quase 100%, isto é, é quase impossível dar errado. O que ocorre, geralmente, é que o paciente retoma suas atividades rotineiras imediatamente e não mantém o período exigido de resguardo.

Até 3 meses após o procedimento, ainda pode haver espermatozoides vivos. O ideal é fazer um espermograma para verificar a presença de espermatozoides no sêmen: só então o paciente estará liberado para retomar as atividades sexuais sem chance de engravidar a parceira.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o procedimento de vasectomia, reflita se a posição atual do SUS é a mais adequada para garantir o direito de planejamento familiar aos casais. Ter leitura crítica do conteúdo estudado preparará você para argumentar em qualquer proposta de dissertação.

Além disso, relacione esse conteúdo com seus conhecimentos sobre reprodução e faça exercícios sobre o tema para conseguir uma boa nota no vestibular!

Conheça o Plano de Estudos do Stoodi e tenha à mão as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *