Zika vírus: o que é, sintomas e tratamento!

Saiba agora tudo sobre o Zika Vírus. Veja os sintomas o que é o vírus e formas de tratamento!

Zika vírus: o que é, sintomas e tratamento!

A palavra Biologia vem do grego e significa “estudo da vida”. Por isso, ao estudarmos essa disciplina, entramos em contato com todos os aspectos e etapas do processo vital — incluindo, é claro, as doenças e suas consequências para a saúde.

O estudo das enfermidades, por sinal, é um dos principais temas vistos no Enem e em vestibulares. É muito importante, então, entender como funcionam as doenças mais comuns no território brasileiro para arrasarmos na prova de Ciências da Natureza!

Pensando nisso, preparamos um conteúdo sobre o zika vírus, um problema relativamente comum no Brasil e que deu o que falar há alguns anos. Conheceremos suas causas, sintomas e, claro, os conceitos de profilaxia envolvidos nesse processo. Boa leitura!

O que é zika vírus? 

O zika é um vírus do gênero Flavirirus, semelhante aos que causam doenças como encefalite viral, dengue e febre amarela.

Esse problema foi identificado pela primeira vez em primatas na floresta Zika, localizada na Uganda. Isso aconteceu em 1947 e, por muitos anos, o vírus se manteve restrito a apenas alguns locais do mundo.

Tudo isso mudou em 2015, quando um surto da doença foi observado em toda a América Latina. No Brasil, não foi diferente. No entanto, por essa virose apresentar sintomas um pouco mais sutis de doenças já conhecidas pela população, como é o caso da dengue, ela foi inicialmente levada pouco a sério pelas autoridades de saúde.

O que poucos sabiam, no entanto, é que a infecção pelo zika vírus pode gerar problemas graves, como a Síndrome de Guillain-Barré — que ataca o sistema imune e nervoso dos pacientes acometidos — e a microcefalia em bebês, caracterizada pela má-formação do cérebro nos fetos.

Como essa doença é transmitida para os seres humanos?

A principal forma de transmissão do zika vírus é a partir da picada de mosquitos. O transmissor mais comum é o Aedes Aegypti, que também faz parte do ciclo de problemas de outras doenças.

Por isso, é muito importante sabermos também a diferença entre dengue, zika e chikungunya a fim de não fazer confusão durante as provas!

Apesar disso, essa não é a única forma de transmissão. Outras possiblidades são:

  • da mãe para o bebê, durante a gestação ou no momento do parto;
  • a partir de transfusões sanguíneas;
  • a partir de relações sexuais.

Contatos com saliva e outros fluidos (incluindo o leite materno) não transmitem zika de uma pessoa para outra.

Quais são os sintomas da zika?

Os sintomas da zika costumam ser brandos. Estima-se, inclusive, que a grande maioria das pessoas contaminadas não desenvolve qualquer sinal clínico da doença.

Os sintomas mais comuns entre os pacientes são:

  • dores de garganta;
  • dores de cabeça;
  • dores nas articulações e músculos;
  • dores atrás dos olhos;
  • dores ao olhar para luz;
  • febre leve;
  • coceira nos olhos e no corpo;
  • vermelhidão na região ocular e conjuntivite;
  • manchas vermelhas pelo corpo;
  • tosse;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • dores na barriga;
  • mal-estar generalizado.

A febre por zika vírus é branda e esses sintomas duram cerca de uma semana e normalmente desaparecem após esse período, exceto as dores articulares e musculares, que podem persistir por um tempo maior em boa parte dos casos.

A evolução para óbitos é muito rara e quase não é notificada. O problema, no entanto, está no desenvolvimento de questões mais complexas, como a microcefalia em recém-nascidos.

Como essa doença é diagnosticada?

Por ser uma doença com sinais inespecíficos — ou seja, que podem estar relacionados a uma série de problemas diferentes —, a zika normalmente requer o apoio de exames laboratoriais para ser diagnosticada.

Eles consistem em testes de sangue como o PCR e a sorologia, que costumam também ser muito utilizados em outros tipos de exames para diagnosticar viroses (como as infecções de coronavírus, outro tema quentíssimo para os vestibulares).

No entanto, o médico responsável também pode diagnosticar o problema apenas com base nos sinais clínicos do paciente. Isso é mais comum em regiões nas quais o zika vírus esteja mais ativo naquele momento.

Como é feito o tratamento da zika?

Por se tratar de uma virose — tipo de problemas para o qual não há medicamentos específicos —, o tratamento da zika é baseado na resolução de sintomas.

Ou seja, aqui, o objetivo é cuidar do paciente e deixá-lo confortável até que o vírus termine o seu ciclo e seja naturalmente eliminado pelo organismo.

Alguns remédios que são utilizados nesse caso são:

  • antitérmicos, para a febre;
  • analgésicos, para a dor.

Remédios para a tosse e conjuntivite, além de outros sintomas, também podem ser prescritos de acordo com a necessidade do paciente.

Vale a pena lembrar que é sempre importante evitar a automedicação. Remédios à base de ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e outros compostos devem ser evitados para prevenir o agravamento dos sintomas.

Como podemos prevenir esse problema? 

A prevenção da zika é feita principalmente a partir do controle do vetor de transmissão, ou seja, o mosquito.

Por isso, é muito importante tomar cuidados como:

  • evitar deixar água parada em qualquer tipo de lugar;
  • colocar areia nos vasos de plantas;
  • utilizar mosquiteiros ao redor das camas ou telas nas janelas.

Outros cuidados, como a utilização de preservativos, também são uma boa maneira de evitar a contaminação.

Zika vírus: exercícios

Agora, veremos um exemplo de como o zika vírus pode ser cobrado nos vestibulares. Vamos lá?

(Vunesp) “Primeira grande epidemia de zika vírus acontece no Brasil”, diz infectologista.

(iG, 13 jan.16. Disponível em: <https://goo.gl/yQ2rNr>. Adaptado)

Entre as doenças possivelmente causadas pelo zika vírus, encontra-se:

a)      anencefalia;

b)     paralisia infantil;

c)      síndrome de Guillain-Barré;

d)     malária;

e)     febre amarela.

Resposta: C

E aí, gostou do artigo? Agora, não pare por aqui! Aprofunde seus conhecimentos sobre as viroses com o nosso Plano de Estudos personalizado — com ele, você aprende todas as matérias necessárias para o vestibular e chega muito mais perto de conquistar sua sonhada e merecida vaga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *